Já é carnaval em São Luís
São Luís em ritmo de pré-Carnaval
Janeiro começou com a alegria de blocos e charangas; hoje tem programação no Trapiche, na Ponta d´Areia e na Madre Deus.
06/01/2013
As prévias carnavalescas começarão a movimentar São Luís a partir deste fim de semana. Como a programação do Carnaval deste ano terá início mais cedo, os produtores de eventos já estão no ponto de agitar maranhenses e turistas que se deslocam para a cidade nesta época do ano. O primeiro anúncio foi feito pelo produtor Ricardo Fernandes, que gerencia a casa de eventos Trapiche (Ponta d’Areia), cujas prévias terão início hoje, mas em novo formato.
Fernandes abrirá as portas da casa às 16h, para começar a festa no embalo do reggae, e a partir das 19h terá início a programação de pré-Carnaval. Os escalados deste ano são as duplas sertanejas Jonathan & Jardel e Stanley & Cristian, que comandarão a noite com o sertanejo elétrico, a nova tendência musical e que é sucesso entre a ala jovem de São Luís. De acordo com Ricardo Fernandes, nesta edição não haverá cortejo pelas ruas. “Ao contrário, toda a programação será realizada no formato indoor”, disse.
No entanto, além das duplas sertanejas e da programação normal da casa, como é o caso da vesperal com o reggae, haverá convidados especiais, como as bandas do Jegue Folia e do Bicho Terra, por exemplo. A programação será prolongada até o dia 2 de fevereiro, ou seja, um fim de semana antes do Carnaval.
Ontem, quem saiu às ruas foi o bloco As Britney’s, criado por um grupo de amigos no bairro Cohatrac V, liderados pelo estudante Max Moura desde 2009. O bloco desfilará em cortejo todos os sábados e a concentração acontece no Campo do Cohatrac V, por volta das 15h. No bloco, os homens se travestem de mulher.
“Nós fazemos a convocação geral para que todos os homens se vistam de mulher, pois aí está a graça do bloco. Os jovens comparecem em peso e fazemos a nossa festa de pré-Carnaval”, disse Max Moura, que fundou As Britney’s em parceria com os amigos Bruno Araújo, William Mano e Wellington Dias.
No Cohatrac, um dos mais famosos blocos chama-se Los Periquitos, principalmente por reunir uma multidão quando sai às ruas. Há dois anos, a brincadeira não dá as caras e tudo indica que não sairá novamente. Pelo grande número de pessoas que adere ao bloco, os organizadores temem a violência e se recusam a participar das prévias carnavalescas. Um dos projetos para o Carnaval do Los Periquitos é sair às ruas durante o dia e resgatar as vesperais de Carnaval.
No Centro, a Bandida, charanga que ano passado realizou cortejos na Península da Ponta d’Areia, finalizando sua apresentação no Trapiche. Este ano, no entanto, os organizadores ainda não confirmaram sua participação no pré-Carnaval, pois pleiteiam recursos junto aos órgãos competentes. Apesar da indecisão, um dos organizadores, Milton Guedelha, informou que, caso o bloco saia este ano, os cortejos retornarão ao Centro Histórico e a concentração para a Beira-Mar, como tudo começou. “Nós pretendemos voltar às origens, com o cortejo saindo da Beira-Mar em direção ao Centro Histórico”, confirmou Guedelha.
Madre Deus - Hoje, no entanto, quem promoverá batucada será a charanga C de Asa, fundada na Madre Deus. A concentração será às 14h, no Largo do Caroçudo, segundo informou Silvério Costa Júnior, o Boscotô, um dos fundadores da charanga. O cortejo será pelas ruas do Norte, São Pantaleão, Passeio e Praça da Saudade, retornando ao Largo do Caroçudo.
De acordo com Boscotô, além da charanga C de Asa, sairá também o bloco Máquina de Descascar’ Alho. Os dois se revezarão nos fins de semana que antecedem ao Carnaval. A Máquina está completando 27 anos de fundação e para tal está sendo preparado um CD, conforme adiantou Boscotô. Tanto a Mákina quanto o C de Asa desfilam pelas ruas ao som da banda Regional 310, fundada naquele bairro.
“Este ano é ainda mais especial para todos nós, afinal, a Madre Deus está completando 300 anos de história e, por essa razão, temos um motivo a mais para festejar nas ruas”, declarou Boscotô, que comanda as duas manifestações ao lado de representantes da Madre Deus, como Baiaco, Amaury, Alan, Madson, Wellington Xororó, Porquinho, Jorge Luís, Cauê Veloso, Tião Porta Estandarte, Alvinho, Biné Boca Lisa, Josemar e Peixinho.
Serviço
• O quê
Pré-Carnaval em São Luís
• Quando
Hoje, em diferentes horários
• Onde
Madre Deus (Charanga C de Asa) e Trapiche (sertanejo elétrico)
• Ingressos para o Trapiche:
R$ 15,00 e R$ 25,00 (setor vip). A entrada para
o ambiente especializado em reggae é liberada
0 comentários:
Postar um comentário