Fim de semana de folia no pré-Carnaval de São Luís
A animação começou no sábado, com a Bandida, que subiu e desceu ladeiras do Centro Histórico com muita animação
Gisele Carvalho
Da equipe de O Estado
Da equipe de O Estado
21/01/2013

Por mais um fim de semana, os blocos de rua fizeram a festa de pré-Carnaval no Centro Histórico de São Luís. Com muita animação, os foliões saíram pelos circuitos cantando e dançando ao som de marchinhas e tradicionais músicas do Carnaval maranhense. No sábado, dia19, nem a forte chuva que caiu à tarde atrapalhou a festa dos foliões ainda na concentração dos blocos.
Retornando ao seu local de origem este ano, o Centro Histórico de São Luís, a Banda Bandida arrastou centenas de pessoas pelo seu tradicional circuito. Puxados pela boneca gigante e 32 músicos, os foliões chamaram a atenção dos moradores dos casarões coloniais ao tomar as ruas estreitas do Centro.
Segundo o jornalista Raimundo Garrone, um dos organizadores da Bandida, a volta do grupo ao local de origem é uma forma de preservar o patrimônio histórico da capital. "Queremos que todos brinquem com alegria no local certo para o Carnaval de rua da Bandida, que é o Centro Histórico", afirmou.
Quem acompanhou o bloco aprovou o primeiro cortejo oficial de 2013 da Bandida. A técnica em enfermagem Fernanda Lopes disse que segue o arrastão do bloco há pelo menos cinco anos. "É muito animado. Todo mundo brinca em paz e o pessoal que mora no Centro brinca, das janelas, junto com a gente", afirmou.
A Banda Bandida ainda animará a capital maranhense no período pré-carnavalesco nos próximos sábados, segundo Milton Gadelha, um dos organizadores do bloco. Nos dias 26 deste mês e 2 de fevereiro, a brincadeira volta ao circuito, que vai da Rua do Egito até a Casa do Maranhão, na Praia Grande.
Bicicletinha - Com a proposta de reavivar o Centro Histórico com blocos de rua, a Bicicleta do Samba tem reunido centenas de pessoas desde o dia 5, em sua concentração, que começa às 17h, na Praça Pedro II, no Largo da Igreja da Sé, em frente ao antigo Hotel Central.
Pelo quarto ano, o bloco está se concentrando no local e fazendo a festa também com a chegada de noivas à igreja nas noites de sábado. Segundo os organizadores, o sucesso da saudação às noivas já é tão grande que os organizadores dos casamentos pedem os "Vivas" dos foliões.
No sábado, a Bicicletinha fez uma passagem pelo Bloco da Imprensa, que também contou a participação das atrações Jegue Folia e o Bloco Pierrot. À noite, o bloco seguiu em cortejo até a casa de eventos Patrimônio Show, onde aconteceu o Baile dos Artistas, promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func).
Brincadeiras - No domingo, o pré-Carnaval foi marcado por brincadeiras com fantasias e de jogar amido de milho e espuma nas pessoas. Os foliões começaram a animação no início da tarde, no Baile do Erê, e na concentração da Madre Deus.
Na casa de eventos Patrimônio Show dos Acadêmicos do Samba - Descobrindo o Saber -, a festa foi voltada para o público infantil, animando pais e filhos com muito samba. A festa teve show Cantiga de Roda, com Rosa Reis.
Em um ambiente decorado especialmente para os pequenos, as crianças brincaram com confetes e serpentinas. Muitas estavam fantasiadas de fofão, princesas e piratas. Alguns pais entraram na brincadeira usando máscaras, como aconteceu com Josilene Marques, de 32 anos, mãe de Juliana, de 6 anos. "Tem de trazer mesmo para a brincadeira, para ensinar nossa cultura bem cedo", disse.
Na Madre Deus, muitas pessoas se reuniram no início da tarde para fazer mais uma vez o tradicional pré-Carnaval do bairro. A brincadeira com amido de milho e espuma marcou a passagem do Bloco C. Asa pelas ruas da Madre Deus. "A gente veio foi para bagunçar hoje no pré-Carnaval", afirmou Maria dos Remédios Ferreira.
Durante a passagem de blocos, pessoas acompanhavam a batucada, sentadas nas calçadas. Os Fuzileiros da Fuzarca também saíram em cortejo pelo bairro ontem, reunindo avôs e netos e com a companhia dos brincantes do C. de Asa, que logo subiram a avenida para continuar a folia.
0 comentários:
Postar um comentário