Sexta edição da Feira do Livro de São Luís começa nesta sexta-feira (23) às 18h, e se estenderá até o dia 2 de dezembro, das 13h às 22h, no Ceprama.

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Sexta edição da Feira do Livro de São Luís começa nesta sexta-feira (23) às 18h, e se estenderá até o dia 2 de dezembro, das 13h às 22h, no Ceprama.

Dez dias dedicados à leitura

Sexta edição da Feira do Livro de São Luís começa hoje, às 18h, e se estenderá até o dia 2 de dezembro, das 13h às 22h, no Ceprama.


A sexta edição da Feira do Livro de São Luís será aberta hoje, às 18h, no Ceprama (Madre Deus). Este ano, o evento tem como tema São Luís, 400 anos escrevendo nos livros sua história, em homenagem ao quarto centenário da cidade. Durante a abertura, haverá performances do ator Uimar Júnior, sobre o poeta Gonçalves Dias, e do grupo Gamar, formado por artistas da escola Maria Aragão, localizada na Cidade Operária.
A feira será realizada até o dia 2 de dezembro e a iniciativa é da Fundação Municipal de Cultura (Func), com correalização da Secretaria de Estado do Turismo e do Serviço Social do Comércio (Sesc), e patrocínio da Vale. O coordenador geral do evento, José Maria Paixão, destacou a parceria com a Secretaria de Turismo, que cedeu o espaço do Ceprama.
"Nós estamos em novo endereço, mas em termos de ações não houve muitas alterações, apenas redução de estandes institucionais. No entanto, ganhamos em termos de funcionalidade com o espaço do Ceprama, que, aliás, está decorado com temática em homenagem a São Luís", destacou José Maria Paixão.
A programação englobará seminários, palestras, lançamento e relançamentos de livros, teatro, música e bate-papo com escritores nacionais. No total, 70 mil títulos serão expostos para comercialização. Ao todo, serão 65 espaços, entre auditórios, teatros, espaço infantil, Casa do Escritor, Sala de Autógrafo, Arena Jovem, Café Literário, Troca-troca Literário, estandes institucionais, tendas temáticas, Praça de Alimentação e o Espaço dos Livros. O horário de visitação será das 13h às 22h.
A Casa do Escritor será no auditório e no espaço haverá lançamento e relançamento de algumas obras, a exemplo da intitulada Campanário da Padroeira: subsídios para a história de Colinas. O livro, a ser lançado amanhã, às 20h, foi publicado recentemente no município maranhense de Colinas, de autoria do historiador Paulo Eduardo de Souza Pereira, também ilustrador e professor de escola pública.
O livro relembra a história da cidade conhecida como Princesinha do Alto Sertão Maranhense, a 430 Km de São Luís. São mais de 300 páginas, recheadas com fotos antigas, ilustrações e relatos de fatos cronológicos. Fruto de um longo trabalho de oito anos, o pesquisador atribui à obra o caráter de importante fonte de pesquisa para a comunidade colinense.
"A obra mostra uma realidade bem diferente de uma cidade com grande riqueza cultural e que deu grande contribuição à economia do estado, com a força da sua pecuária e agricultura", ressaltou Paulo Eduardo. Os escritores Kelson Moura Costa, Douglas Batista Pereira Ribeiro e Marinete Silva Oliveira também terão obras lançadas amanhã.
Escritores - A feira terá a presença do astrólogo e escritor Francisco Seabra, no dia 31. Ele participará pela primeira vez do evento e falará sobre o livro O Evangelho segundo a Astrologia, que versa sobre a vida de Jesus de Nazaré e apresenta uma audaciosa versão sobre os fatos contidos no Novo Testamento a respeito do nascimento, vida, morte e ressurreição do Messias. A partir de um documento real (o mapa astral de Jesus), calculado por Jean Baptiste Morin de Villefranche, no século XVII, Seabra faz um cotejamento entre os dados encontrados e os fatos narrados pelas escrituras.
O roteirista, poeta, escritor, performer e produtor cultural Ricardo Chacal participará no dia 1º de dezembro e palestrará sobre sua produção artística e literária ao longo de 41 anos de carreira. Com 14 livros publicados, ele trabalhou como roteirista para a TV Globo e a TV Educativa. Como produtor cultural e performer, idealiza, dirige, e se apresenta em diversos eventos no Brasil e em países como Estados Unidos, Argentina e Equador. Além disso, tem parcerias musicais com grandes nomes da MPB e do Rock, como Blitz, Lulu Santos, Barão Vermelho, 14 Bis, Fernanda Abreu, Moraes Moreira, entre outros. Na Feira do Livro de São Luís, versará sobre seu livro de poemas Murundum, lançado este ano.
Além deles, também foram convidados a discutir temas como processo de criação, ideias, livros, personagens e gêneros, em sessões descontraídas, escritores como Affonso Romano de Sant'Anna, Anna Maria Brasil e Alexandre Azevedo. Cerca de 30 escritores locais também integrarão a programação. Entre eles, destaque para professores e estudantes da rede municipal de ensino, que lançarão livros, como Mestre Felipe por ele mesmo, de Sérgio Luís da Costa, e São Luís, 400 anos em cordel, dos alunos da escola São Raimundo.
Mostra - Como atividade integrante da Feira do Livro, estará em andamento, de 25 a 30 de novembro, a sétima edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. As sessões gratuitas acontecerão no Teatro da Cidade de São Luís (Rua do Egito, Centro), com exibição de 37 filmes de curta, média e longa-metragem, com temáticas e nacionalidades variadas. A programação reúne assinaturas como do uruguaio Rodrigo Plá, da venezuelana Marité Ugás, e dos brasileiros Sílvio Tendler, Tata Amaral, Helvécio Ratton e Silvio Da-Rin.
Entre os filmes a serem exibidos, destaque para o longa-metragem Elvis & Madona, dirigido por Marcelo Lattiffe, que traz à tona a discussão da cidadania LGBT e apresenta uma cabeleireira travesti chamada Madona e o entregador de pizza Elvis, que sonha em ser fotógrafo de jornal. Além desse, O Silêncio das Inocentes, com direção de Ique Gazzola, apresentará a realidade de algumas vítimas da violência doméstica e a Lei Maria da Penha, que alterou o Código Penal Brasileiro, permitindo que agressores de mulheres no âmbito doméstico sejam presos em flagrante e obtenham a prisão preventiva decretada.
Os filmes estrangeiros também estarão na programação, com destaque para a película argentina Dez vezes venceremos, com direção de Cristian Jure, que conta a história de Pascual, filho do líder de uma comunidade Mapuche do Sul do Chile. A Mostra homenageará o cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade.
Fomento - A Feira do Livro de São Luís foi criada pela Lei 4.449, de janeiro de 2005, para ser empreendida pela Fundação Municipal de Cultura. O objetivo é promover a democratização do acesso ao livro e à leitura, fomentando os processos de criação e produção literária, assim como estimular a cadeia mediadora da leitura.
Para o presidente da Func, Euclides Moreira Neto, a Feira do Livro de São Luís é muito mais que um espaço de comercialização de títulos. "O evento é uma oportunidade para conhecer tendências, permitir o surgimento de novos talentos e estimular o pensamento crítico e a construção literária, por meio de seminários, palestras, oficinas, performances literárias e discussão de obras", assinalou.

Serviço

• O quê
Feira do Livro de São Luís
• Quando
De hoje até o dia 2 de dezembro, das 13h às 22h
• Onde
Ceprama (Madre Deus)
• Entrada franca

Escritores

1. Affonso Romano de Sant’Anna
Palestra: 27/11 às 20h
2. Anna Maria Brasil
Palestra: 28/11 às 20h
3. Alexandre Azevedo
Palestra: 29/11 às 20h
4. Francisco Seabra
Palestra: 30/11 às 20h
5. Ricardo Chacal
Palestra 01/12 às 20h

Programação

Hoje
Abertura
Apresentações artísticas com Uimar Júnior e grupo Gamar, no palco da área interna
Auditório quarto centenário
14h às 15h - Palestra: O Livro, o Leitor e a sua Dimensão Social e Política - Profa.
Dra. Maria Mary Ferreira
15h às 18h - Oficina de Ilustração -
Rede Leitora Ler Pra valer
18h às 19h - Performance com Uimar Júnior
19h às 20h - Palestra: O Dote é a Moça Educada: mulher, dote e instrução em São Luís na Primeira República - Profa. Dra. Elizabeth
Sousa Abrantes.
20h30 às 21h30 - Lançamento de livro: São Luís do Maranhão: novos olhares sobre a cidade - Profa. Dra. Elizabeth Sousa Abrantes e Profa. Dra. Sandra Regina Rodrigues dos Santos.
Café Literário
17h às 18h - Roda de Conversa com representantes dos segmentos Teatro, Circo e Dança (Plano Municipal de Cultura).
18h30 às 19h30 - Roda de Conversa com representantes dos segmentos Teatro, Circo e Dança (Plano Municipal de Cultura).
20h às 21h - Instalações performáticas
Casa do Escritor
15h30 às 16h30 - Lançamento do livro As Cartas Que Escrevi - Kelson Moura Costa
17h às 18h - Lançamento do livro Sombras da Lei - Douglas Batista Pereira Ribeiro
18h30 às 19h30 - Lançamento do livro Coleção Carrossel do Saber - Marinete Silva Oliveira
20h às 21h - Lançamento do livro
O Campanário Da Padroeira - Paulo
Eduardo De Souza Pereira
Espaço Infantil (Semed e SESC)
14h - Contação de história
Recepção com grupo de animação
Pintura artística
Oficinas de: Ilustração, Conto, Poesia e Tangran

 

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!