“Dicionário da obra de Domingos Vieira Filho” será lançado hoje, na Academia Maranhense de Letras;

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

“Dicionário da obra de Domingos Vieira Filho” será lançado hoje, na Academia Maranhense de Letras;

A obra de Domingos Vieira Filho foi pesquisada
Um dos maiores estudiosos da cultura maranhense no século XX e grande estudioso do universo linguístico-cultural local, Domingos Vieira Filho ganha hoje, às 19h, na Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz, Centro), uma homenagem especial com o lançamento do “Dicionário da Obra de Domingos Vieira Filho”, de autoria dos pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão Conceição de Maria de Araujo Ramos, José de Ribamar Mendes Bezerra, Maria de Fátima Sopas Rocha, Luís Henrique Serra e Edson Lemos Pereira. Na oportunidade, haverá a solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao professor Domingos Vieira Filho (in memoriam) pelo reitor Natalino Salgado.


O dicionário tem 368 páginas e reúne 118 verbetes, com sínteses do conteúdo publicado pelo escritor e os respectivos direcionamentos para que o interessado na vasta obra do maranhense possa encontrar o material de maneira mais fácil. “Muita gente que gostaria de pesquisar Domingos Vieira Filho sente dificuldades para tal, já que ele publicou muita coisa em diferentes suportes, como jornais, livros e revistas. Além disso, não foram feitas reedições de seus livros, o que dificulta ainda mais a pesquisa. Neste dicionário, reunimos todas as obras e cada título deu origem a um verbete”, explicou Conceição de Maria de Araújo Ramos, acrescentando que o material pesquisado e que deu origem ao dicionário também ficará disponível na biblioteca da UFMA.
A pesquisa começou em 2009 e o marco temporal relativo ao material é de 1940 a 1980. O autor ainda deixou obras prontas que resultaram em uma publicação póstuma: “O populário maranhense”. Domingos Vieira Filho foi professor, advogado, escritor, jornalista, pesquisador, folclorista e um dos fundadores da Faculdade de Filosofia, tendo sido professor titular no Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão. Foi membro da Comissão Maranhense de Folclore, do Conselho Estadual de Cultura, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e da Academia Maranhense de Letras.
Objetivo
O “Dicionário da Obra de Domingos Vieira Filho” foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e tem como objetivo mostrar material de referência sobre a obra do escritor. Linguagem, literatura, história, geografia, folclore, costumes, crenças, superstições, folguedos, alimentação, brinquedos maranhenses são temas sobre os quais ele se debruçou em vida, deixando um trabalho paciente, minucioso e sério de pesquisa.
A importância das obras de Vieira Filho foi reconhecida por grandes nomes da cultura popular brasileira, como Antenor Nascentes, Luís da Câmara Cascudo, Mário Souto Maior e Veríssimo de Melo. “Chegou o momento desse reconhecimento em São Luís, com a publicação das pesquisas iniciadas há tempos e somente agora publicadas e lançadas”, disse.
Domingos Vieira Filho formou-se pela Escola de Direito de São Luís, lecionou no Liceu Maranhense, na Escola Técnica de Comércio Centro Caixeiral e na Academia do Comércio. Publicou diversos livros, entre os quais destacam-se: “A Linguagem Popular no Maranhão”, “Superstições ligadas ao Parto e à Vida Infantil”, “A Festa do Divino Espírito Santo”, “Folclore Sempre”, “Populário Maranhense” e “Breve História das Ruas e Praças”. É, também, autor de “Os Negros Deformados”, “O Negro na Poesia Brasileira”, “A Síntese Histórica da Polícia Militar do Maranhão” e “Estudos Geográficos do Maranhão”.
Serviço
O que
Lançamento do “Dicionário da Obra de Domingos Vieira Filho” e entrega do “Título de Doutor Honoris Causa” (in memoriam)
Quando
Hoje, às 19h
Onde
Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz)

Preço: R$ 50,00, disponível no local do lançamento e na Livraria Prazer de Ler (UFMA)

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!