Pedro Lucas solicita agendamento do Hemomar para campanha de doação de sangue na Câmara Municipal

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Pedro Lucas solicita agendamento do Hemomar para campanha de doação de sangue na Câmara Municipal



Por unanimidade o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) aprovou uma indicação fazendo solicitação de agendamento junto ao Hemomar para um dia de coleta de sangue na Câmara Municipal de São Luís.

“É preciso que estejamos atentos para a necessidade do Hemomar de manter o estoque de sangue para atender a quem precisa de doação de sangue. Por isso, solicitamos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, o agendamento da unidade móvel do Hemonúcleo, para que sejamos solidários com a nossa população”, afirmou o vereador.


Ainda segundo a indicação, a data para a coleta será previamente agendada para que a maioria da população e os próprios parlamentares possam comparecer para um volume maior de doações.

“Isso vai facilitar o trabalho constante do Hemomar, que é a necessidade de aumentar a quantidade de parceiros que possibilitem a manutenção do estoque de sangue. Com certeza, faremos uma grande mobilização para colaborar com o aumento das doações”, garantiu o parlamentar.
Texto: Igor Almeida
_______________________________________________________________
Vereador faz indicação para criação
de creches nas universidades
Com objetivo de prestar serviço de assistência a filhos menores de mães acadêmicas das universidades Federal e Estadual do Maranhão, respectivamente UFMA e UEMA, o vereador Ricardo Diniz (PHS) está solicitando a estas instituições de ensino providências no sentido de criação de creches nos espaços acadêmicos.
A proposta foi apresentada por meio de uma indicação aprovada pela Câmara Municipal de São Luís.

Tal solicitação pauta-se na importância de ter um espaço que atendam as dificuldades das jovens universitárias que são mães e necessitam de apoio para que possam dar continuidade aos estudos e, desse modo, garantir um futuro melhor aos próprios filhos.
“Acredito que é fundamental que as universidades estejam atentas a essa demanda, pois são inúmeros relatos de jovens que acabam desistindo dos estudos por não terem condições adequadas para educar os filhos”, destacou Ricardo Diniz.

Essa é uma indicação que possui sua relevância nacionalmente, pois diversas outras universidades do país sofrem essa carência, tendo os universitários como principais prejudicados. 
Um exemplo das dificuldades enfrentadas que ganhou destaque nacional, ocorreu em fevereiro de 2015, em que a situação das alunas da USP virou manchete: mães de filhos pequenos, a estudante de física Ione Messias, 28, e a aluna de filosofia Daniele Santana, 27, levaram os filhos de sete meses e de dois anos para a sala de aula, pois não tem com quem deixá-los. Situação bastante cansativa, mas que conta com esforço e compreensão dos demais alunos e dos professores.

Além desse exemplo, muitos são os casos de universitários que estão na luta por essa conquista, como na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul que os acadêmicos criaram um Comitê pelas Creches nas Universidades, um espaço de debate e ação das lutas em prol da criação da Creche Universitária.
“Entendo a importância de obter esse espaço destinado à assistência principalmente das estudantes que não tem com quem deixar seus filhos, e garantir a eles atenção, cuidado e educação ao qual tem direito”, disse o vereador.

A criação das creches visa atender gratuitamente filhos (as) de funcionários, docentes e discentes da Universidade, contemplando as necessidades de desenvolvimento intelectual e o acesso ao saber, bem como o direito à socialização, às vivências infantis e aos cuidados assistenciais específicos e necessários.
Vale ressaltar ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 1990), destaca, em seu artigo 54, o dever do Estado de oferecer creche e pré-escola às crianças, mas apenas após a edição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n° 9.394, de 1996), a oferta de creches e pré-escolas deixou de ter vínculo exclusivo com o mundo do trabalho para se constituir como a primeira etapa da educação básica.

Texto: Denise Araújo
Josué Pinheiro solicita tampa no
bueiro do elevado da Cohama
O vereador Josué Pinheiro (PSDC) pediu à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís que encaminhe Ofício ao diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi de Araújo Telles, solicitando a reposição para a tampa do bueiro instalado na rotatória do elevado da Cohama.

“Após ouvir várias solicitações e com o intuito de atender à demanda, tomei as devidas providências, visto que, a nossa ideia da reposição para a tampa do bueiro instalado na rotatória do elevado da Cohama é de evitar acidentes em um dos pontos mais movimentados da cidade de São Luís”, disse o parlamentar.

Texto: Cláudia Soares
_______________________________________________________________
Basileu Barros enaltece o trabalho de
farmacêutico  e  líder do Bairro de Fátima 
A Câmara Municipal de São Luís aprovou, por unanimidade, moção de autoria do vereador Basileu Barros (PSDC), pedindo que sejam enviadas congratulações e aplausos a Wilson do Livramento Souza, pelo seu trabalho como farmacêutico e proprietário da Farmácia Livramento, localizada no Bairro de Fátima.

Na moção, que já foi envida pela Câmara, Basileu Barros informa que a Farmácia Livramento foi uma das primeiras instaladas no Bairro de Fátima e tem sido referência no atendimento da saúde da comunidade. 
Segundo o vereador, Wilson Livramento se destaca como uma grande liderança comunitária do Bairro de Fátima. 

Texto: Suêlda Cordeiro

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!