Vereador pede limpeza de canais em São Luís
Cobertos por lixo e mato, canais servem como pasto para animais
O vereador Fábio Câmara (PMDB) apresentou requerimento na Câmara Municipal solicitando da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a limpeza no leito do Canal da Macaúba e no canal da Areinha, bairros localizados na área central da capital maranhense.
De acordo com o parlamentar, a última vez que foi realizada uma verdadeira limpeza nos dois canais foi na gestão do prefeito Tadeu Palácio. Desde então, segundo ele, dois prefeitos já assumiram a administração do município e a situação nos locais só tem piorado.
Fábio Câmara conta que o problema é tão grave que os moradores que residem nas proximidades alegam mau cheiro, acúmulo de detritos e infestação de insetos.
"Peço que o Executivo se sensibilize e efetue a limpeza dos canais o mais rápido possível, pois segundo os moradores destas comunidades a situação está muito difícil", disse o parlamentar peemedebista.
CANAL SERVE COMO PASTO
As pessoas que moram na Travessa Nossa Senhora da Guia, no bairro Macaúba, reclamam que o canal que toma a maior parte da rua não passa por uma limpeza há vários anos. Em uma volta pela região percebe-se a enorme quantidade de mato que tomou o canal, o lixo entope as galerias, que servem para escoamento, e quando chove a água preta sobe e vaza do canal, chegando a invadir algumas casas.
A aposentada Maria de Jesus Nunes, que mora no Codozinho, afirma que, quando isso ocorre, o esgoto e o odor fétido chegam até a sua casa. Outro perigo é o estado precário das passarelas e dos guarda corpos do canal. Em vários pontos está tudo quebrado, favorecendo acidentes.
Animais também são vistos no local. A qualquer hora do dia é possível ver cavalos e bois pastando dentro do canal. Eles se alimentam da vegetação abundante que cresceu em meio ao concreto. Cães, ratos e baratas também podem ser avistados.
Alguns moradores relatam que até mesmo uma cobra já está morando na vala. Ela se aproveita do mato, comida farta, já que existem vários ratos, e de um enorme buraco no concreto, que seria a sua toca. O aposentado João de Deus afirma que a "bicha" é enorme e dá medo nas pessoas.
Maria de Jesus e João de Deus, assim como todos os moradores da rua, só querem que o poder público volte suas atenções para o local e que, pelo menos, faça a manutenção correta do canal, com a limpeza e poda do mato.
Maria de Jesus e João de Deus, assim como todos os moradores da rua, só querem que o poder público volte suas atenções para o local e que, pelo menos, faça a manutenção correta do canal, com a limpeza e poda do mato.
Texto - Isaías Rocha
0 comentários:
Postar um comentário