Rui Barbosa no Carnaval
Manifestação cultural que representa o Brasil no mundo inteiro. Esse é o Carnaval, que terá a sua história recontada numa exposição na Fundação Casa de Rui Barbosa, como parte das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro.
“É Carnaval na Casa de Rui” estará em cartaz a partir de terça-feira, 3 de fevereiro, e trará vários registros da festividade desde os tempos do entrudo (um jogo em que as pessoas sujavam umas às outras com tinta, farinha, ovos, água e outros líquidos mais…).
A mostra, que vai até 29 de março, reúne 26 documentos desde 1887 até 1999, ano em que Rui Barbosa foi homenageado pela Escola de Samba São Clemente pelos 150 anos de nascimento. “Selecionamos peças que fazem parte de nosso acervo e que retratam as festividades antigas e contemporâneas, pois o Carnaval é uma marca da cidade”, explica Lucia Maria Velloso, chefe do Arquivo Histórico Institucional da fundação.
O público poderá conferir convites para bailes carnavalescos, fotos da folia, exemplares da revista “O Malho” (1935), com reportagens sobre a celebração, manuscritos, letra de samba-enredo e croquis de carros alegóricos e fantasias. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. O ingresso custa R$ 2, mas aos domingos a entrada é gratuita.
Serviço:
‘É carnaval aqui na casa Rui’. Museu Casa de Rui Barbosa, Rua São Clemente, n° 134, Botafogo, RJ. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Entrada R$ 2.
0 comentários:
Postar um comentário