São Luís recebe II Mostra Internacional de Cinema

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

São Luís recebe II Mostra Internacional de Cinema



Resultado de imagem para Matheus Nachtergaele


SÃO LUÍS- Será aberta hoje (26), às 19h, no Cine Praia Grande – Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande), a II Mostra Internacional de Cinema de São Luís que terá como homenageado o ator e diretor Matheus Nachtergaele, que confirmou presença na mostra. O evento prossegue até o dia 3 de outubro e terá sessões competitivas de curtas e longas-metragens e de filmes considerados inovadores, além de sessões paralelas e especiais. A programação é inteiramente gratuita e ocorre no Cine Praia Grande e no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM).


Na primeira noite serão exibidos os curtas “O Órfão”, de Carolina Markowicz (selecionado na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes); e “Guaxuma”, de Nara Normande (melhor curta-metragem brasileiro no Festival de Gramado); e ainda o longa “A Festa da Menina Morta”, primeiro longa-metragem dirigido por Matheus Nachtergaele e lançado em 2008. As filmagens aconteceram no município de Barcelos, no estado do Amazonas. O filme ganhou dois Prêmios APCA: um na categoria melhor filme de ficção e o outro pela melhor direção de fotografia de Lula Carvalho.

Nesta segunda edição da Mostra Internacional de Cinema de São Luís serão exibidos mais de 50 filmes. A seleção foi feita a partir dos 3.656 filmes inscritos, sendo 487 longas e 3.193 curtas-metragens. Além de produções brasileiras, as de países como França, Itália, Japão, Reino Unido, Estados Unidos e Colômbia, entre outros, se inscreveram.

Na mostra Competitiva Oficial serão apresentados 12 curtas e seis longas-metragens. Competem os longas “Inferninho”, de Guto Parente e Pedro Diogenes (Brasil); “Les Garçons Sauvages”, de Bertrand Mandico (França); “Los Silencios”, de Beatriz Seigner (Brasil/França/Colômbia); “Matangi/Maya/M.I.A.”, de Stephen Loveridge (EUA/Reino Unido); “Poisonous Roses”, de A Fawzi Saleh (Egito); “The Hungry Lion”, de Takaomi Ogata (Japão). Já os curtas são “Alma Bandida”, de Marco Antônio Pereira (Brasil); “Las Cruces”, de Nicolas Boone (França), “Liberdade”, de Pedro Nishi e Vinícius Silva (Brasil); “Magic Alps”, de Andrea Brusa e Marco Scotuzzi (Itália); “Muil”, Jasper Vrancken (Bélgica); “Night Of Love”, de Omri Loukas (Israel); “Obeso Mórbido”, de Diego Bauer e Ricardo d'Albuquerque (Brasil); “Piano Terra”, de Natalino Zangaro (Itália); “Sweet Heart”, de Amina Jorge (Brasil); “Terremoto Santo”, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca (Brasil); “Un Été Viril”, de Lunetta Laurent (França); e “Tipo Sangue”, de Lucas Fratini (Brasil).

Além destas, também competem na mostra Guesa Errante, dedicada a filmes visualmente inovadores e que criam novas vias de narrativas, os longas “Cam”, de Daniel Goldhaber (EUA); “Luz”, de Tilman Singer (Alemanha); “The Cleaners”, de Hans Block e Moritz Riesewieck (Alemanha / Brasil) e os curtas “2nd Class”, de Jimmy Olsson (Suécia); “Super Estrela Prateada”, de Leonardo Branco (Brasil); “Subcutâneo”, de Carlos Segundo (Brasil); “Satán”, de Carlos Tapia (Suíça/México); “Sr. Raposo”, de Daniel Nolasco (Brasil); e “Retukiri Tukiri”, de Daniel Martin Rodriguez e Germán Tejada (Peru/França).

Os filmes selecionados nas mostras competitivas concorrerão aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Som, Melhor Montagem e Melhor Direção de Arte. O juri também poderá conceder menções honrosas. Em paralelo ocorrem ainda a Mostra Homenagem Matheus Nachtergaele; Inferno (com exibição de filmes de terror e que ocorrerá durante toda a noite de sexta, 28, até a manhã de sábado, 29); e Clássicos.

Homenagem

O ator e diretor Matheus Nachtergaele, além de participar da cerimônia de abertura, terá alguns dos seus filmes exibidos ao longo da programação do evento. Amanhã, no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), às 14h, ele fará master class e, às 16h30, no Cine Praia Grande, terá início a Retrospectiva Homenageado com a exibição de “Big Jato”, de Cláudio Assis. Na sexta-feira (28), também no Cine Praia Grande, às 16h, estará em cartaz “A Serpente”, de Jura Capela; sábado (29), será exibido “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes. Após cada sessão, haverá debate com o ator.
A II Mostra Internacional de Cinema de São Luís terá sessão de encerramento no dia 3 de outubro, às 19h, no Cine Praia Grande. Serão exibidos os curtas maranhenses “Aquarela”, de Thiago Kistenmaker e Al Danuzio (selecionado na Competitiva do Festival de Gramado) e “Farol”, de Arturo Sabóia (pré-estreia mundial do filme). 

Serviço
O quê
II Mostra Internacional de Cinema de São Luís
Quando
De hoje ao dia 3 de outubro
Onde
Cine Praia Grande e Centro Cultural Vale Maranhão – Praia Grande

Programação gratuita

FONTE: Caderno Alternativo - Jornal O Estado do MA


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!