Mais de 9.500 pessoas participaram da programação do 41º Festival Guarnicê de Cinema

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Mais de 9.500 pessoas participaram da programação do 41º Festival Guarnicê de Cinema


SÃO LUÍS – Noite de homenagens e premiações no Teatro Alcione Nazaré, localizado no Centro Histórico, com a cerimônia de encerramento do 41º Festival Guarnicê de Cinema. Nessa edição, 117 filmes produções em longa e curta metragem foram exibidos no período de 9 a 16 de junho, no Centro Histórico de São Luís, com programação gratuita.

Mais de 9.500 pessoas frequentaram as exibições e atividades do Festival Guarnicê. A programação reuniu mostras de filmes, master classes, bate-papos, entre outros. A diretora do Departamento de Assuntos Culturais (DAC-Proexce) e coordenadora geral do festival, Fernanda Santos Pinheiro, agradeceu aos apoiadores e ressaltou a quantidade de filmes inscritos, que dobrou em 2018,  além de haver duas vezes mais produções maranhenses nessa edição.

Ela também informou que houve mais de 700 participantes nas ações formativas e mais de 1.500 alunos de escolas maranhenses  na Mostra Guarnicêzinho e Mostra Jovem. “Este foi um ano significativo, em que homenageamos as mulheres que ocupam posições relevantes no cinema e na produção audiovisual brasileiros. Estamos muito felizes de termos tido todas essas participações dos artistas e do público em toda nossa programação”, exaltou, citando o tema “tElas: protagonismo feminino no audiovisual”.
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Empreendedorismo, Dorlene Aquino, representando a reitora Nair Portela, enfatizou a realização de mais uma edição bem-sucedida do Festival. “A partir de amanhã já estaremos pensando na 42ª edição do Festival Guarnicê. É uma noite de muita emoção. O festival é um espaço para todos que fazem cinema no Brasil. O cinema é mais que uma arte, encanto, transformação; é, acima de tudo, resistência”, proferiu.
Premiações

Uma das artistas celebradas foi Anna Muylaert, que recebeu a homenagem “Personalidade nacional”. A cineasta trabalhou nas produções de Castelo Rá-Tim-Bum, Disney Cruj e Um Menino Muito Maluquinho. Nas suas direções, destacam-se os filmes “Chamada a Cobrar” e “Que Horas Ela Volta”, além de ter sido premiada nos festivais de Sundance e de Berlim.
“Primeira vez que vim foi há 29 anos, e esse festival tem grande significado por ter sido a primeira premiação que obtive na minha vida como cineasta. Lembro que o prêmio na época era de cerâmica e, quando foi enviado, ele se quebrou, então estou muito satisfeita de levar este prêmio hoje, que vou poder levar para casa”, brincou Anna.
Na categoria Melhor Roteiro do Concurso Nacional de Filmes Curta-Metragem, o filme vencedor foi “Apenas o que você precisa saber de mim”, de Maria Augusta Nunes, que ressaltou a relevância da ampliação das discussões de gênero. “Esse é o primeiro curta que dirigi, sobre a vida de uma adolescente transexual. É importante que se coloque isso em diálogo, inclusive no cinema, que é historicamente espaço de resistência. Que ouçamos mais essa voz plural”, comentou.
O grande vencedor de estatuetas da noite foi o filme “A Moça do Calendário”, de Helena Ignez (SP), que também foi escolhido melhor longa-metragem do Concurso Nacional de Filmes do 41º Festival Guarnicê de Cinema. O escolhido como melhor filme no Concurso Nacional de Filmes Curta-Metragem foi Torre, de Nádia Mangolini (SP). O ganhador na Mostra de Filmes Maranhenses foi “Marina”, de Taciano Dourado Brito.


A lista completa dos premiados consta na página do 41º Festival Guarnicê de Cinema.
Saiba mais
A Mostra Competitiva Nacional de Curtas contou dezoito filmes do Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além da produção portuguesa.
A Competitiva Nacional de Longas lista seis produções do Distrito Federal, Maranhão, São Paulo e Pernambuco. Dois curtas e um longa maranhenses foram selecionados para as competitivas nacionais por sua qualidade técnica e artística notável, segundo informaram os curadores.
O festival foi realizado pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC-Proexce), com apoio de organizações públicas e empresariais.
As mostras competitivas
A Mostra Nacional Competitiva Guarnicê de Filmes Curta-metragem teve exibição dos filmes: Nova Iorque, de Leo Tabosa (PE); O Caso J., de José Filipe Costa (Lisboa, Portugal); Vidas Cinzas, de Leonardo Martinelli (RJ); Torre, de Nádia Mangolini (SP); Romana, de Helen Lopes (TO); O Malabarista, de Iuri Moreno (GO); Eu sou o Super-Homem, de Rodrigo Batista (SP); Meninas Formicida, de João Paulo Miranda Maria (SP); Frequências, de Adalberto Oliveira (PE); O mar de Helena, de Lucas Vasconcelos (RJ); Anil – o desejo de ser cor, de Chico Pithon e Marcos Costa (RJ); Tentei, de Laís Melo (PR); Telentrega, de Roberto Burd (RS); Apenas o Que Você Precisa Saber Sobre Mim, de Maria Augusta V. Nunes (SC); Silêncio, de Felipe Ramires Lucena (RJ); Gerônimo, de Anny Stone (PE); Vento Menino, de Edemar Miqueta (MA); e Walter do 402, de Breno Ferreira (MA-RJ).
A Mostra Nacional Competitiva Guarnicê de Filmes Longa-metragem exibiu os filmes Terras Brasileiras, de Dulce Queiroz (DF); Onde Quer Que Você Esteja, dirigido por Bel Bechara e Sandro Serpa (SP); A Moça do Calendário, de Helena Ignez (SP); Organismo, de Jeorge Pereira (PE); Manoel Bernardino: o Lenin da Matta, de Rose Panet (MA) e Ouvidos Calados, de Mauro Baptistella (SP). Vale lembrar que a lista completa dos selecionados e novidades do eventos estão no site www.cultura.ufma.br/41guarnice.
A Mostra Competitiva Guarnicê de Filmes Maranhenses terá os longas Jangada, de Luís Mário Oliveira, e No Palco Com Aldo Leite, de Inaldo Lisboa; e os curtas: Você é Diferente, de George Pedrosa; Um Toque de Aurora, de Aditya J. Patwardhan; José Louzeiro: depois da luta, de Maria Thereza Soares; A Capataz, de Daniel Drummond; Foi-se, de Adriano Pinheiro; Marina, de Taciano Dourado Brito; De Dentro Para Fora, de Manuela Farias; Avesso, de Francisco Colombo; Ao Redor da Música, de Joaquim Haickel e Markim Araújo; Tristura, de Márcio Dantas Alves da Silva; Almir Valente, de Beto Matuck e curta Não é Permitido Sair Com Flores, de Leandro Guterres.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!