TV UFMA e Fapema lançam documentário com foco nos pesquisadores

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

TV UFMA e Fapema lançam documentário com foco nos pesquisadores


Olhares da Ciência destaca os desafios da pesquisa e do extensionismo no Maranhão

Fruto da parceria entre TV UFMA e Fapema, o documentário Olhares da Ciência será lançado no dia 15 de maio, às 17h, no Cine Teatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga (DAC). A nova produção, que é resultado do projeto de divulgação científica, pesquisa e inovação, tem foco nos pesquisadores maranhenses e na importância da pesquisa para a sociedade.


Para José de Ribamar Sá, um dos pesquisadores entrevistados, a pesquisa é uma necessidade e só tem sentido se for transformadora. “É preciso buscar respostas para aquilo que não se está satisfeito e assim,  repensar os rumos da ciência”, disse.

A produção do documentário teve início em janeiro,  a equipe começou a planejar o roteiro de gravações para cada pesquisador entrevistado, ao mesmo tempo que se dedicava às reportagens do programa Interação Ciência, outro produto do projeto de divulgação científica.  Nos bastidores, a coordenação do projeto, formada pelos professores do departamento de comunicação social da UFMA, Prof. Dra. Rose Ferreira e Prof. Me. Carlos Benedito Alves, assumiu a direção das gravações, enquanto o grupo de alunos e recém-formados alternava funções técnicas, como câmera, luz e áudio. Ao término das entrevistas, o grupo se concentrou no processo de recorte de cenas para a edição.

Distribuído em 10 episódios, com 15 minutos cada, o documentário Olhares da Ciência aborda diversas temáticas transversais sobre o desenvolvimento da pesquisa no estado, tais como  financiamento, motivação, retorno social, gênero, e inovação. Para o coordenador geral do projeto, o prof. dr. Silvano Bezerra, diretor da TV UFMA, o documentário, que será exibido na grade da emissora, é mais um produto inédito. “Como emissora educativa, temos cumprido nossa função de produzir conteúdo de qualidade e que fale do Maranhão, nesse caso, dos nossos pesquisadores mais renomados”, destacou.

Interação ciência

A cooperação entre TV UFMA e FAPEMA no projeto de divulgação científica, pesquisa e inovação, também resultou na produção de 20 reportagens, pautadas a partir dos editais de fomento da fapema. As reportagens foram exibidas na TV UFMA, quinzenalmente. Além disso, a equipe também produziu conteúdo adicional nas redes sociais. Para a coordenadora de projetos da TV UFMA, Poliana Sales, o acordo entre as instituições foi fundamental para criar uma dinâmica de divulgação das pesquisas. “O projeto se consolidou como espaço para a publicidade da ciência desenvolvida pelas instituições de ensino superior do Maranhão”, explicou.

De acordo com Cecília Perri, graduanda do curso de rádio e tv da UFMA, e bolsista do projeto, “a oportunidade do projeto possibilitou não só inovação para a divulgação científica no Maranhão, mas uma experiência leve durante a formação acadêmica, sem a pressão do mercado”, afirmou.

As reportagens abordaram, de forma simples e com linguagem acessível, produções científicas com aplicabilidade social, a exemplo de: Patrimônio Imaterial; Startups e Empresas Juniores; Igualdade Racial e de Gênero, Desenvolvimento Econômico; Gestão compartilhada para o SUS, Agricultura Familiar; Veterinária e Agropecuária; Economia Criativa; Energias Oceânicas e Fluviais; Cadeia Produtiva e Divulgação Científica.

Serviço
Lançamento do documentário Olhares da Ciência 
Local: Cine Teatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga (DAC)
Data: 15 de maio
Horário: às 17h, 
Núcleo de Imprensa da TV UFMA
Telefone: 55 (98) 3272-9104

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!