Sebrae e Iphan serão parceiros no Ano do Bumba Meu Boi Costa de Mão

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Sebrae e Iphan serão parceiros no Ano do Bumba Meu Boi Costa de Mão


Participaram da reunião o  O diretor superintendente, João Martins (dir), o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary (centro); a  gerente da Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes (centro), e a pesquisadora do Iphan, Isaurina Nunes 
São Luís - O Sebrae no Maranhão será parceiro do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ano do Bumba Meu Boi Costa de Mão, que está sendo comemorado até março de 2019. O Sebrae participará da iniciativa com ações voltadas para a preservação dessa manifestação cultural maranhense.

A decisão foi tomada durante uma reunião entre o diretor superintendente do Sebrae, João Martins, e o superintende do Iphan-MA, Maurício Itapary, para tratar de ações conjuntas. Hoje foram mapeados sete grupos de Bumba meu Boi Costa de Mão: 1 em Cururupu, 1 em Serrano, 3 em Bacuri e dois em São Luís.
O superintendente do Iphan, Maurício Itapary, afirmou que o Sebrae tem um papel importante por ter expertise na organização associativa e em educação empreendedora. “O objetivo é criar condições para preservação do Bumba Meu Boi Costa de Mão enquanto patrimônio cultural do Maranhão. O Sebrae é um dos parceiros da iniciativa e essa parceria é importante pela expertise que a instituição trás para a o Ano do Bumba Meu Boi Costa de Mão”, comentou.    
Na ocasião, o diretor superintendente do Sebrae, João Martins, comentou que a região onde estas brincadeiras juninas são sediadas, já é alvo de diversas ações do Sebrae em andamento.
“O Bumba Meu Boi Costa de Mão já apareceu em um estudo de potencialidades turísticas do Litoral Ocidental e em outro sobre o impacto econômico das festas religiosas na Baixada e no Litoral Ocidental, o que mostra o potencial desta brincadeira para gerar negócios para as micro e pequenas empresas da região”, comentou Martins.
Durante a reunião, o diretor superintendente ainda apresentou a Gerência Estadual para Turismo, Cultura e Eventos do Sebrae; o Núcleo Estadual de Turismo e Cultura, que reúne o trade turístico e produtores culturais; o projeto Líder e a coordenação de Educação do Sebrae. “Será por meio destas iniciativas e estrutura do Sebrae que iremos participar do Ano do Bumba Meu Boi Costa de Mão”, finalizou Martins.
Também estiveram presentes na reunião a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, que é responsável pela coordenação da atuação do Sebrae em Cururupu, Bacuri e Serrano; e a pesquisadora do Iphan, Isaurina Nunes.  

1 comentários:

Izaurina Nunes disse...

Os grupos de Bumba-meu-boi de Costa de Mão em atividade este ano são 07, sendo 03 em Cururupu (Brilho da Sociedade, Rama Santa e Brilho de Areia Branca); 01 em Serrano do Maranhão (Boi da Soledade); 01 em Bacuri (Brilho da Saudade); e 02 em São Luís (Sociedade de Cururupu e Unidos da Vila Conceição). Em Serrano do Maranhão, o Boi de Antonio de Nhanhá está se preparando, este ano, para retornar em 2019. Então teremos, no próximo ano, 08 bois de Costa de Mão.

Postar um comentário

visualizações!