Obra de requalificação da Rua Grande pode começar hoje

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Obra de requalificação da Rua Grande pode começar hoje


A obra será realizada por etapas; a primeira, prevista para ser concluída em até 60 dias, compreende a quadra que vai da esquina com a Rua do Passeio até a Fribal; projeto deve ser totalmente finalizado em março de 2019Está prevista para hoje o início da obra de revitalização da Rua Grande, principal centro comercial de São Luís. Os serviços serão executados por etapa e, neste primeiro momento, a quadra que vai da equina da Rua do Passeio até a Fribal, será contemplada pela intervenção, de acordo com a Câmara de Dirigentes e Lojistas da capital maranhense (CDL).

Durante uma reunião, semana passada na sede da CDL, entre lojistas e representantes do Instituto de Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan) e da empresa responsável pela execução dos serviços para esclarecer e tirar dúvidas dos empresários que atuam na Rua Grande, o superintendente do Iphan, Maurício Itapary garantiu que as obras serão realizadas por quadra para minimizar os impactos que serão causados aos lojistas. “Devemos começar agora em abril, as intervenções na primeira quadra, o que vai atingir em torno de 16 empresas, e somente quando for concluído esse trecho passaremos para a quadra seguinte”, ressaltou Itapary.
Segundo Henry Dualibe, representante da empresa responsável pelos serviços, a previsão é que em 60 dias sejam concluídos os trabalhos na primeira quadra. “Vamos realizar conjuntamente as intervenções elétricas, hidráulicas, fiação e tudo o que for necessário, preservando o direito dos lojistas de trabalharem normalmente, embora com algumas limitações”, explicou Dualibe.
Impasse
Dezenas de ambulantes trabalham nas dependências da primeira quadra da Rua Grande e, devido a obra, terão que sair do espaço. Porém, esses trabalhadores informaram durante reportagem na última quarta-feira que ainda não sabem para qual local serão remanejados. Apesar de se mostrarem contentes com a obra, estão preocupados com a falta de diálogo e aguardam um posicionamento da Prefeitura de São Luís.
“A obra vai atrapalhar o nosso trabalho, mas não somos contra. Porém, queremos nos deslocar para um espaço bom. Pois é como ambulante que consigo o meu sustento. Não podem chegar de um dia para o outro e nos retirar”, afirmou Ivanilde Sores Vieira, de 40 anos. Ela comercializa bolsas femininas no início da Rua Grande.
Procurada pela reportagem de O Estado, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) informou que mantém o diálogo constante com a classe, e que irá definir o dia da reunião com os ambulantes da rua grande ainda essa semana.
Saiba mais:
A requalificação urbanística da Rua Grande e das praças Deodoro e do Pantheon e Alameda Gomes de Castro é realizada com recursos públicos provenientes do Governo Federal, por meio do PAC Cidades Históricas, e foi iniciada em 9 de outubro de 2017. A previsão é de que seja concluída em 8 de março de 2019.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!