Composição de César Nascimento e seu violão em CD/DVD
Tecnologia do Blogger.

Composição de César Nascimento e seu violão em CD/DVD


O cantor e compositor César Nascimento virá a São Luís (MA) para fazer lançamento do novo CD/DVD “Violão de Coreiro – A composição de César Nascimento e seu violão”.
O show ocorre dia 04 de maio, sexta-feira, às 21h, no Teatro Arthur Azevedo (rua do Sol, Centro). Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será doada ao Lar Pouso da Esperança.


O trabalho é fruto de projeto via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CEMAR. Além do show, estão previstas ainda oficinas e apresentações nos municípios maranhenses, Caxias e Paço do Lumiar, entre os dias 06 e 12 de maio.
No show do TAA, César Nascimento recebe no palco: Nelson Faria, Paulo Calasans e Manassés de Sousa, expoentes da música instrumental brasileira, reconhecidos e bastante requisitados mercado musical internacional. E também: Renata e Ícaro Gaspar, o cantor e compositor, líder da Banda Tribo de Jah, Fauzi Beyndoun e o baixista Gérson da Conceição. Todos participaram da gravação do CD/DVD, e são especialmente convidados para ocasião de lançamento da obra em São Luís (MA). A banda é formada por Moisés Mota (bateria), Gérson da Conceição (baixo), Rui Mário (piano e acordeon), Edson Bastos (violões aço e nylon), Carlos Pial (percussão), Ícaro Gaspar (vocal), com técnica de sonorização de Gabriel Tauk e coordenação geral de César Nascimento.

VIOLÃO DE COREIRO - Alguns dos convidados, gente graúda, que entende do riscado, apontam o caráter sui generis do violão de César Nascimento, em um dvd (e cd) misto de show (gravado ao vivo em estúdio), documentário, making of e antologia, não por acaso intitulado Violão de Coreiro – A composição de César Nascimento e seu violão.
O dvd/cd passeia pela trajetória artística de César Nascimento, por acaso nascido no Piauí, mas maranhense de alma e música – e título concedido pela Assembleia Legislativa do Estado, bem como à sua música Ilha magnética, espécie de hino paralelo de São Luís (não registrada no dvd/cd), tornada bem cultural do Maranhão por decreto legislativo.
César Nascimento é também Cidadão Maranhense, em título concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Por aqui aprendeu a percussão maranhense como coreiro do Tambor de Crioula de Mestre Felipe, que difunde na oficina “Crivador, matraca e pandeirão – uma viagem pelos ritmos do Maranhão”, que ministra onde quer que seja chamado desde 1996.
Mais que um título do tipo best of, Violão de Coreiro perpassa os mais de 30 anos de carreira de César Nascimento, contados a partir de sua participação no histórico LP do Festival Viva de Música Popular do Maranhão, em 1985. O DVD/CD alterna hits radiofônicos de sua autoria, músicas menos conhecidas e a inédita, antenada e bem-humorada You no tube também (parceria com Almino Henrique), sempre valorizando as nuances de seu violão, longe de didático ou hermético.
Apaixonado pelos ritmos da cultura popular do Maranhão, o artista transpôs para as seis cordas a polirritmia dos diversos sotaques do bumba meu boi, o frenesi contagiante do tambor de crioula e a pulsação do reggae, entre outras levadas.
Gravado entre Rio de Janeiro e São Luís, entre o estúdio Aldeia e as ruas, terreiros e arraiais, há um clima junino, evocado no cenário e nas locações, mas César Nascimento não realiza um projeto datado, “de estação”: é como se espichasse os festejos juninos para o ano inteiro – embora também a “composição” de que fala o subtítulo de Violão de coreiro não se restrinja ao período em que se celebram Antonio, João, Pedro e Marçal.
Por falar em divindades, César Nascimento acerca-se de grandes nomes da música brasileira para revisitar o repertório autoral do dvd/cd. Cacau Amaral, Camaleão, Fauzi Beydoun, Gerson da Conceição, Guilherme Mará, Ícaro Gaspar, Manassés, Nelson Faria, Pandeiro Repique Duo, Paulo Calazans, Renata Gaspar, Santiago Batera, Trio Cazumbá e Zé Américo Bastos (em ordem alfabética) comparecem entre o ofício musical, depoimentos e bastidores, dividindo com o anfitrião o set list de Violão de Coreiro.
Entre as faixas de Violão de Coreiro estão Catirina e o mar, em cujos versos César Nascimento une os universos da cultura popular do Maranhão com outras expressões artísticas como a pintura e o cinema, em citações de Salvador Dali, Caribé e Neville d’Almeida, entre outros, Reggae sanfonado, também pródiga em citações – Bob Marley, Luiz Gonzaga, Paulinho da Viola e o Bloco Tradicional Os Foliões –, Maguinha do Sá Viana (parceria com Alê Muniz), O radinho e Sapato pra todo pé (parceria com Vicente Telles), entre outras.
O verso inicial de Catirina e o mar (que abre o dvd/cd) é um convite: “ê, Catirina, venha ver a pintura que acabei de conceber”. É literalmente uma pintura este mosaico musical de um artista radicado há 18 anos no Rio de Janeiro, que tem dedicado vida e obra a fazer ecoar por onde anda os tambores do Maranhão – e para isso, está mais que provado, precisa apenas de seu violão. De coreiro.
Ficha técnica – Violão de Coreiro tem direção, roteiro e montagem de Felipe Hutter, direção musical e coordenação geral de César Nascimento, gravação e mixagem de Gabriel Tauk, masterização de Alexandre Rabaço, direção de arte de Davi Theo e Raquel Theo (que também assina o cenário), produção de Mariana Musse, imagens de Felipe Hutter, Gregori Bastos e Milosz Wieckowski, produção executiva de Wilson Zara, finalização e autoração de Cartola Studio. Cd, dvd, show de lançamento e oficinas têm patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão.

SERVIÇO PARA AGENDA
SHOW
LANÇAMENTO DO DVD/CD “VIOLÃO DE COREIRO – A COMPOSIÇÃO DE CÉSAR NASCIMENTO E SEU VIOLÃO”.
CÉSAR NASCIMENTO E BANDA.
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: NELSON FARIA, PAULO CALASANS, MANASSÉS DE SOUSA, RENATA E ÍCARO GASPAR, FAUZI BEYNDOUN E GÉRSON DA CONCEIÇÃO.
DIA 04 DE MAIO, SEXTA-FEIRA, ÀS 21H.
TEATRO ARTHUR AZEVEDO (RUA DO SOL, CENTRO)
OS INGRESSOS SERÃO TROCADOS POR UM QUILO DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL.
 ANEXO:
César Nascimento – síntese
Autor e cantor de músicas como “O radinho”, “Ilha magnética”, “Maguinha do Sá Viana” “Serenin”, grandes sucessos do cancioneiro brasileiro.
1982 - Ganha, no Festival da TV BAND, em São Luis (MA), com “Nordeste de fulô”, o prêmio de melhor música pelo Júri Popular. 
1983 e 1984 - Faz seus primeiros shows em bares da cidade.
1985 - Participa do Festival Viva, onde, como um dos premiados, faz sua primeira gravação em disco.
1986 - Realiza, sob a direção de Euclides Moreira Neto, o show “Fluindo”, no teatro Arthur Azevedo.
1987 - Faz o show “Caçador de corações”, com direção de Leda Nascimento e iluminação de Nerine Lobão.
1989 - Grava, no Rio, seu primeiro LP “Ilha Magnética”.
1990 - Grava, em São Luís, seu segundo LP “César Nascimento”.
1992 - Grava seu primeiro cd:" Reggae Sanfonado “
1993 - Vence, em São Luís, o festival Canta Nordeste com a música O Radinho
1994 - Grava o cd “O Radinho”.
1995 - Grava, com mixagem nos EUA, pela gravadora Atração, o cd “Internetion@l”, numa alusão à forte chegada da internet no Brasil.
1996 - Junta-se a Carlinhos Veloz e forma a dupla Baião de Dois, com um CD gravado e uma grande temporada de shows no Brasil e no exterior, tendo como madrinha a Alcione.
1998 - Grava o CD Pescador de Sereia.
2000 - Participa, com a música “Fogueira”, do Festival da Música Brasileira e se muda para o rio de Janeiro com a família.
2001 - Monta, na Lapa, no Rio, sua oficina de percussão com Ritmos do Maranhão.
2002 - Grava o cd Serenin.
2003 - Realiza durante seis meses, no Rio de Janeiro, projeto semanal “César Nascimento – Tambô, forró é convidados” onde recebe Amelinha, Alcione, Nonato Buzar, Mestre Felipe, entre outros.
2004 - Participa do projeto UFF – Interculturalidades, durante dois anos, em Niterói (RJ).
2005 - Muda-se com a família para Petrópolis (RJ), onde faz vários shows e oficinas nos festivais de inverno e teatros da cidade.
2008 - Inicia, sob direção de Natanael Junior, a gravação do projeto dvd e cd Ilha Magnética, a ser lançado nos 400 anos de fundação de São Luis.
2009 - Compartilha, durante três anos seguidos, os seus conhecimentos sobre percussão do Maranhão com músicos profissionais da França.
2012 - Lança, dentro nos 400 anos da cidade de São Luís (MA), o CD e o DVD, Ilha Magnética, com depoimentos, entre outros, de Ferreira Gullar e Alcione.
2014 - Lança o primeiro CD do projeto “Arrasta-pé do César Nascimento”, com uma das músicas em homenagem a João do Vale.
2016 - Grava uma participação especial no DVD “25 anos de Chagas da Maioba”.
2017 - Recebe Título de Cidadão Maranhense, comemorando seus 35 anos de carreira. Lança CD “Arrasta-pé do César Nascimento”.
2018 – Lança CD/DVD Violão de Coreiro - A composição de César Nascimento e seu violão.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!