Festejos de São Pedro e São Marçal devem contar com grande público

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Festejos de São Pedro e São Marçal devem contar com grande público


·THIAGO BASTOS / O ESTADO
·          
Para as homenagens ao santo padroeiro dos pescadores, estão previstas missas e procissões marítima e terrestre; apesar da polêmica, encontro de bois no João Paulo está confirmado para esta sexta-feira
Os festejos em homenagem a São Pedro e São Marçal estão confirmados e deverão contar com grande público. As referências ao santo padroeiro dos pescadores deverão acontecer amanhã, com missas e procissões. Na sexta-feira, 30, será a vez de São Marçal, com a promoção da 90ª edição do tradicional encontro de grupos de bumba-boi de matraca no bairro do João Paulo.


Segundo a programação oficial, as atividades alusivas a São Pedro começarão às 8h de amanhã, 29, com procissão marítima pela Baía de São Marcos. A concentração do ato ocorrerá às 8h, na Rampa Campos Melo, na Praia Grande. No mesmo dia, às 17h, está prevista a procissão terrestre com saída prevista da Igreja de São Pedro, situada na Madre Deus.
Procissão
Ainda de acordo com os organizadores, a procissão vespertina terá como percurso a Rua de São Pantaleão, Rua do Passeio, Largo do Cemitério, Avenida Ribamar Pinheiro e retorno ao Largo de São Pedro. Após as celebrações, haverá - no Largo de São Pedro - missa campal e apresentações juninas.

No espaço do Largo de São Pedro, ontem foram finalizados os últimos detalhes para a montagem das barracas que deverão comercializar bebidas e comidas típicas durante o evento. As homenagens a São Pedro começaram no dia 20 deste mês, com missas a toda a comunidade católica. No dia 26, como referência ao santo, ocorreu o Terço dos Homens, com a participação da Comunidade de São Roque.

SAIBA MAIS

São Marçal
Um dia depois de os grupos de bumba-boi receberem as bênçãos de São Pedro, eles vão à Avenida São Marçal, local do tradicional encontro de grupos folclóricos e que marca o término da programação junina na capital maranhense. O início da mobilização no local deverá acontecer a partir das 8h. Equipes da Polícia Militar do Maranhão e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) deverão fazer a segurança e orientar motoristas. A promoção do Festejo de São Marçal, este ano, ocorreu em meio à polêmica com a organização oficial e o Governo do Estado. Enquanto o Instituto São Marçal, que promove o encontro anualmente, alegou falta de recursos para a promoção do evento, o Governo garantiu que cuidará da festa.
Programação
Festejo de São Pedro
8h – Procissão Marítima (com concentração na rampa Campos Melo, na Praia Grande);
17h – Procissão Terrestre pelas ruas e avenidas do Centro;
19h – Missa Campal e apresentações juninas.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!