Festival cultural movimenta o Centro Histórico de São Luís a partir desta quinta-feira (24)

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Festival cultural movimenta o Centro Histórico de São Luís a partir desta quinta-feira (24)



O ‘Festival BR135 / Conecta Música’ chegou. As bandas Nação Zumbi, Liniker, os Caramelows e ainda o ‘imorrível’ Di Melo estarão em São Luís a partir desta quinta-feira (24) para três dias de evento na Praça Nauro Machado, Centro Histórico da capital maranhense. O BR135 é uma realização da dupla Criolina e integra o programa Vivo Transforma, com patrocínio da Vivo, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.


O evento segue na estrada de som ocupando o centro histórico como forma de resistência cultural por meio da arte. “Além da música, nesta edição 2016 outras linguagens estarão nos palcos e na rua em um amplo painel das várias linguagens e formas de expressão. Nossa ideia é mostrar que a estrada do festival está aberta para os artistas que resistem fora da indústria cultural”, explica Luciana Simões, realizadora do evento ao lado de Alê Muniz.

Todos os artistas, tantos os convidados quanto os selecionados no site do BR135 serão conhecidos nos próximos dias, bem como os nomes dos participantes do Conecta Musica, a etapa de formação que abrange palestras e encontros entre artistas, produtores e jornalistas de várias cidades brasileiras.

Nação Zumbi em show histórico

A primeira noite do BR135 fecha com show histórico da Nação Zumbi em celebração aos 20 anos do álbum Afrociberdelia e 50 anos de Chico Science. O segundo e último disco que Chico gravou com a banda marcou o encontro definitivo entre a música brasileira e a africana, o rock, o rap e as revoluções digitais que transformaram a música brasileira nos anos 90.

Será um momento especial para reviver, entre outras, Macô, Manguetown e Maracatu Atômico, músicas que nunca saíram do repertório da banda formada por Jorge Du Peixe (voz), Lúcio Maia (guitarra), Dengue (baixo), Pupillo (bateria), Toca Ogan (percussão), Da Lua e Tom Rocha (alfaias). “Modernizar o passado é uma revolução musical”, anunciou Chico Science na época do lançamento do álbum e essa frase continua viva e vibra no som da Nação Zumbi.

Liniker remonta

No dia seguinte será a vez de Liniker e os Caramelows, banda formada em Araraquara (SP) que vem revolucionando a cena independente no país. Eles fazem o show de lançamento do álbum Remonta, que chegou às plataformas de streaming há cerca de um mês. Intérprete e autor de todas as letras, Liniker conta com Marcio Arantes e o grupo Caramelows para as melodias e arranjos.

O grupo é formado por Rafael Barone (baixo), William Zaharanszki (guitarra), Pericles Zuanon (bateria), Márcio Bortoloti (trompete) e Renata Éssis (backing vocal). Nas apresentações do grupo, além da performance musical, destacam-se os figurinos e a cenografia em um show de cores e sons.

O 'imorrível'

Sucesso com um único disco, gravado em 1975, o pernambucano Di Melo voltou às paradas com o lançamento do filme Di Melo – O Imorrível, em 2011, e agora marca presença no palco do BR135 para fechar com chave de ouro o evento, no dia 26 de novembro. Trinta anos depois, o artista misto de violeiro, cancioneiro, verdadeiro nordestino-brasileiro, voltou aos palcos em circuito de apresentações pelo circuito Sesc em São Paulo e nos principais festivais, com o Abril Pro Rock (PE), MADA (RN), Festival Mundo(PB), Vaca Amarela(GO).

Em São Luís ele apresenta o novo álbum, que comemora seu retorno após 40 anos sem lançar novas composições. Sua banda é composta por músicos que tocam com vários artistas e bandas de renome, a exemplo de Maestro Forró na Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Silvério Pessoa, Banda Sinfônica da Cidade do Recife, Elza Soares, A Roda, Desalma, A Rua, Pé-Preto, Beto do Bandolim, Mestre Camarão, Bozó 7 Cordas, Treminhão, Homem do Mato, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!