Caixa 'Mozart 225' reúne toda a obra do compositor em 200 CDs

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Caixa 'Mozart 225' reúne toda a obra do compositor em 200 CDs

Coleção traz até mesmo fragmentos e músicas de autoria questionada

Uma nova caixa com 200 CDs contendo cada nota composta por Wolfgang Amadeus Mozart em seus curtos 35 anos de vida será lançada a tempo do 225º aniversário de morte do compositor, em 5 de dezembro. A Decca e a Deutsche Grammophon combinaram forças para preparar essa compilação, quase absurda de tão meticulosa e admirável em sua profundidade acadêmica. Existem outras caixas de "Mozart Completo" no mercado, mas esta pode tranquilamente se vangloriar de ser "mais completa" que todas as outras.



Cronologicamente, a compilação começa com as primeiras composições conhecidas de Mozart, dois fragmentos em dó maior para cravo, com duração de 17 e 14 segundos respectivamente. Ambos foram escritos em 1761, quando ele tinha apenas 5 anos de idade. A última música da coleção é o “Requiem”, deixado inacabado após sua morte, em 1791. No meio estão só todos os 27 concertos para piano, 41 sinfonias, cada ópera e sonata, mas muitas versões alternativas, fragmentos, arranjos de músicas de Haendel e Bach e até mesmo trabalhos cuja autoria está em disputa.

De particular interesse histórico é a gravação da estreia mundial de uma "música perdida" recentemente descoberta que Mozart teria composto em colaboração com Antonio Salieri. Escrita em 1785, a contribuição de Mozart para "Per la ricuperata salute di Ofelia" ("Para a saúde recuperada de Ofélia") consiste em apenas duas estrofes durando menos de um minuto e meio. Mas a melodia elegantemente simples é instantaneamente reconhecível como o trabalho do compositor.

Entre os extras embalados na robusta caixa, estão cinco cópias de partituras do compositor, o último retrato conhecido e uma carta para seu pai. Há também dois livros de capa dura — uma nova biografia e uma análise música-a-música.
O material é tão extenso que exigiria semanas para ser avaliado em profundidade. E o preço sugerido de US$ 479,98 significa um compromisso financeiro relevante. Definitivamente não é um produto para ouvintes casuais, mas para os admiradores mais dedicados de Mozart trata-se de uma baú de tesouros.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/musica/caixa-mozart-225-reune-toda-obra-do-compositor-em-200-cds-20430209#ixzz4PQIDNABP
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!