Escutec mostra virada de Braide sobre Edivaldo Júnior, mas em situação de empate técnico

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Escutec mostra virada de Braide sobre Edivaldo Júnior, mas em situação de empate técnico


Candidato do PMN tem 44,27% das intenções de voto, segundo a pesquisa; Edivaldo Holanda Júnior aparece com 40,09%

A primeira pesquisa Escutec/O Estado de intenções de voto realizada no 2º turno da eleição em São Luís aponta para uma virada do candidato do PMN, deputado estadual Eduardo Braide, sobre o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), candidato à reeleição pela coligação “Pra seguir em frente”.

Depois de terminar o 1º turno com 21,34% dos votos válidos e surpreender ao ultrapassar apenas na reta final de campanha o candidato do PP, também deputado estadual Wellington do Curso, Braide mantém a curva de crescimento.
Ele já aparece com 44,27% das intenções de voto. Edivaldo Júnior, por outro lado, mantém percentual parecido do recebido no dia 2 de outubro, com 40,09%.
Dos entrevistados, 6,64% declararam não votar em nenhum deles e outros 9% não responderam ou ainda não sabem em quem votar no dia 30.
Se considerados apenas os chamados votos válidos – excluídos os eleitores que dizem não saber, que não responderam ou que não votam em nenhum dos postulantes ao cargo de prefeito –, o candidato do PMN tem crescimento de mais de 30 pontos percentuais e, se a eleição fosse hoje, teria 52,48%. Já o pedetista tem 47,52% - eram 45,66% no 1º turno.
A pesquisa Escutec, contratada pelo jornal O Estado, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-03647/2016 e ouviu 1.100 eleitores ludovicenses, nos dias 10 e 11 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais, ou para menos – o que ainda leva os dois oponentes a uma situação de empate técnico -, e o intervalo de confiança é de 95%.
Rejeição – O instituto Escutec também apurou a rejeição dos dois candidatos na disputa pela Prefeitura de São Luís.
Segundo os dados do levantamento, o mais rejeitado é o prefeito Edivaldo Holanda Júnior: 36,27% dos eleitores entrevistados declararam não votar no candidato pedetista de jeito nenhum – o percentual é parecido com o pico de rejeição do atual prefeito no 1º turno, quando ainda havia nove candidatos na disputa. Já o candidato do PMN é rejeitado por 29,64%.
Eleitores que disseram não rejeitar nenhum deles somaram 4,55% e, ainda, 29,55% não sabem se rejeitam algum deles.
Grande maioria do eleitorado já definiu voto
Um dos aspectos levantados na pesquisa Escutec/O Estado diz respeito ao percentual de eleitores que já definiram seu voto, sem possibilidade de mudança.
Segundo a pesquisa, a grande maioria dos ludovicenses já decidiu em quem votar no 2ºturno da eleição para prefeito da capital, e não admite trocar de candidato.
Os que se consideram “definidos” são nada menos que 83,09% dos 1.100 eleitores entrevistados. De outro lado, 10,09% ainda admitem mudança no voto até o dia 30 de outubro. Outros 6,82% disseram não saber ou não responderam ao questionário.
Nesse caso, admitindo-se os números da consulta, Eduardo Braide e Edivaldo Holanda Júnior teriam apenas 16,91% do eleitorado de São Luís abertos à possibilidade de votar em um candidato diferente do escolhido no momento atual da disputa.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!