Curso livre de cinema com inscrições abertas

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Curso livre de cinema com inscrições abertas

Cícero Filho comandará a disciplina de Direção para cinema
Cícero Filho comandará a disciplina de Direção para cinema 
Curso de Cinema Anual – ano 2, promovido pela Escola Lume de Cinema, abrirá turmas a partir do dia 19 com aulas vespertinas e noturnas.
Com disciplinas que abordam diferentes formas do fazer cinematográfico, a Escola Lume de Cinema recomeça as atividades com aulas a partir do dia 19, com o Curso de Cinema Anual – ano 2, a escola funcionará em dois turnos - vespertino e noturno -, com aulas de segunda a sexta-feira.

Diferente do ano passado, quando os alunos podiam se inscrever por módulo, desta vez o curso será intensivo. Serão quatro horas de aulas em cada turno, das 13h30 às 17h10 e das 18h30 às 22h10. “Desta vez ofertamos um curso intensivo, com aulas práticas e teóricas, com mais de 10 professores fixos na escola e mais de 20 convidados”, adianta o cineasta e diretor da escola, Frederico Machado.
Ele explica que a cada dia serão quatro aulas diferentes por dia, ministradas por professores de São Luís e outros convidados, a exemplo de Fernando Oriente (cinema documentário), Milena Evangelista (formatação de projeto) e cineastas como Taciano Valério, Cavi Borges, Cristiano Burlan, entre outros.
As turmas serão reduzidas, com apenas oito alunos, para que os alunos possam ter mais contato com os professores. “Desta forma o contato dos professores com alunos será intensivo. A ideia é fazer o aluno entender todo o processo de cinema, tanto na parte teórica como prática, além de todas as etapas do filme”, observa Frederico.
Cronograma
O curso terá duração total de 30 semanas, divididas em três partes. A primeira (10 semanas), terá início no dia 19 deste mês e se estende até 25 de novembro. “Alguns módulos serão mais práticos, outros mais teóricos. Será um curso livre, mas desta vez mais voltado para parte acadêmica, teremos professores e não apenas realizadores. Teremos um conceito, ementas, os cursos dialogaram entre si”, ressalta Frederico Machado.
Ele destaca que a diferença principal com relação à primeira turma é que agora a experiência é maior. “Hoje sabemos de fato o que desperta mais interesse nos alunos e também mais dificuldades no que diz respeito ao aprendizado”.
Como no primeiro, o curso será voltado para o cinema autoral e independente. “O que é bacana na nossa escola é que não temos ligações políticas com instituições ou estado, fazendo de fato uma escola independente e abrangente. Com foco em cinema”, pontua. A Escola Lume de Cinema tem sede própria e 10 salas, ilha de edição e estúdio de som.
Produção
Em um ano de funcionamento, a escola contabiliza ganhos. Um deles foi o filme “Angústia”, feito com alunos do ano passado. “O filme foi uma bela surpresa, os alunos deram muito de si e o resultado é esse sucesso, um filme coletivo, que teve a participação direta dos alunos e premiado e selecionado para quase 20 festivais até o momento”, festeja o cineasta.
“E agora, a escola está fazendo 10 curtas metragens neste mês, ou seja, uma produção significativa neste primeiro ano e eles (os alunos) que estão fazendo tudo. É um filme deles, não da escola, são alunos da escola que, através do aprendizado nesse primeiro ano, estão acreditando nos seus sonhos e realizando os filmes”.
Serviço                                                                                               
O quê
Inscrições abertas para o Curso de Cinema Anual – ano 2, da Escola Lume de Cinema
Onde
Pelo site www.escolalumedecinema.com ou no escritório da escola, Renascença
Preço
R$ 2.380,00 (10 semanas de curso)
Disciplinas
História do cinema mundial e brasileiro - Frederico Machado
Linguagem e critica - Davi Coelho
Cinema etnográfico - Rose Panet
Formatação para projetos de editais para cinema - Milena Evangelista (PE)
Cinema e experiência estética - Poliana Sales
Cinema e filosofia: tempo, narrativa e imagem - Alexandre Bruno
Cinema e sociedade - João Paulo Furtado
Direção para cinema - Cícero Filho
Montagem para cinema - André Garros
Desenvolvendo um personagem - Guilbert Macedo
O olhar do cinema - visões do fotógrafo e da imagem - Frederico Machado
*Aulas especiais com Murilo Santos, Taciano Valério (PE), Cavi Borges (RJ), Cristiano Burlan (SP), Bertrand Lira (PB), Mônica Mello (PI), entre outros técnicos e cineastas do Brasil


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!