Festival “Bumba Meu Canto”, na Praça Maria Aragão

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Festival “Bumba Meu Canto”, na Praça Maria Aragão

Bumba-boi em evento competitivo
Manifestação mais popular do Maranhão, bumba meu boi é alvo de concurso que premiará nas categorias toada e dança
Boi da Fé em Deus foi um dos selecionados para o evento
Boi da Fé em Deus foi um dos selecionados para o evento

SÃO LUÍS – Nesta sexta-feira  e sábado, São Luís vai sediar o festival “Bumba Meu Canto”, que ocorre na Praça Maria Aragão (Centro), a partir das 18h. Trata-se de um concurso voltado para grupos de bumba meu boi e que visa escolher os melhores nas categorias toada e dança nos sotaques matraca, zabumba, baixada, costa de mão e orquestra.
Esta será a primeira edição do festival, que premiará com dinheiro as melhores toadas - considerando os cinco sotaques – com primeiro, segundo e terceiro lugares. O vencedor levará R$ 5 mil; o segundo R$ 3 mil; e o terceiro, R$ 1.500,00.

Na categoria dança serão premiados o melhor caboclo de pena, melhor índia, melhor vaqueiro campeador e melhor miolo, também com dinheiro. Nesta categoria, haverá apenas primeiro e segundo lugares, sendo que o vencedor levará R$ 1 mil e o segundo, R$ 500,00.
De acordo com a organização do evento, as avaliações serão feitas por um corpo de jurados composto por cinco pessoas para cada categoria. “Além de inserir este evento no calendário permanente de atividades culturais de nossa cidade, queremos incentivar as associações e grupos de bumba meu boi na busca da melhor performance de suas apresentações, por meio do concurso”, diz a produtora do evento, Camila Carneiro.
Segundo a produtora, além de difundir a riqueza das manifestações culturais maranhenses, o festival tem por objetivo resguardar estas manifestações e passar para as gerações mais jovens a importância de sua preservação, de forma a assegurar a continuidade. “Acreditamos que o festival, além de levar a beleza e a tradição do bumba meu boi ao público presente ao evento, incentivará os grupos a exercerem a criatividade e buscar qualidade em suas apresentações”, completou Camila Carneiro.
O festival foi contemplado no Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, sendo um projeto aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo e patrocinado pela Oi e com o apoio cultural do Oi Futuro.
Serviço
O quê
Festival Bumba meu canto
Quando
Amanhã e sábado, às 18h
Onde
Praça Maria Aragão, Centro
Grupos concorrentes - Toadas
Sotaque de Matraca
Boi Estrela Maior – Donzela Francesa
Boi do Bairro de Fátima – Upaon Açu
Boi da Pindoba – A Fúria
Boi Brilho de São João – Cidade Maravilhosa
Boi de Tajaçuaba – Becos e Ladeiras
Sotaque de Orquestra
Boi Barbosa de Rosário – Recado
Boi Brilho da Ilha – Índia Guerreira Tupinambá
Boi Meu Tamarineiro – Menestrel dos Sotaques
Boi da Lua – Na barra de São José de Ribamar
Boi Mocidade Axixaense – Meu Maranhão
Sotaque da Baixada
Boi Unidos de São Bento – Terra de Gonçalves Dias
Boi de Pindaré – Meu gajeiro
União da Baixada – O homem achou de tomar
Fruto da Raça Show – Eu te amo São Luís
Boi de Penalva do Bairro de Fátima – Estrela na testa
Sotaque de Zabumba
Boi Bacaba – Arraial do Céu
Boi da Liberdade – Mestre é mestre
Unidos Venceremos – Patrimônio Cultural da Humanidade
Boi da Fé em Deus – Grande Clamor
Sotaque de Costa de Mão
Boi Rama Santa – Traz o boi vaqueiro


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!