Conjunto da Pampulha torna-se Patrimônio da Humanidade

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Conjunto da Pampulha torna-se Patrimônio da Humanidade

Pampulha

Painel de azulejos de Cândido Portinari, na igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha. (Dedoc/VEJA)

Além do complexo criado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, outras obras foram incluídas na lista

O Conjunto Moderno da Pampulha em Belo Horizonte, do arquiteto Oscar Niemeyer, foi adicionado à lista de Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) neste domingo.

O complexo da Pampulha, terminado em 1943 e construído em torno de um lago artificial, contém um cassino, uma sala de baile, um clube de golfe e uma igreja (Francisco de Assis), todos concebidos pelo arquiteto brasileiro, junto com então artistas novatos.
O arquiteto suíço Le Corbusier, que influenciou Niemeyer, também foi agraciado. A maioria dos 17 edifícios recolhidos pela candidatura de Le Corbusier estão na França e Suíça, mas também figuram a casa Curutchet na cidade argentina de La Plata, o Museu Nacional de Tóquio e o complexo do Capitólio em Chandigarh na Índia.
Além disso, a Unesco colocou em sua lista os estaleiros britânicos da ilha caribenha de Antígua, construídos em 1720, e o Parque Nacional de Khangchendzonga no norte de Índia, na encosta do monte Kanchenjunga entre Nepal e Butão.
Hoje ainda está previsto que seja aceita a candidatura do arquipélago de Revillagigedo, ao sul da Califórnia (EUA), apresentada pelo México por seu valor único como ecossistema e respaldada pelos organismos assessores da Unesco.
Na tarde de sexta-feira já tinham sido aceitos os Dólmenes de Antequera na província espanhola de Málaga, o complexo da cidade armênia medieval de Ani no extremo nordeste da Turquia, o conjunto histórico de Filipi no nordeste da Grécia e, de última hora, o complexo das Cavernas de Gorham na colônia de Gibraltar, apresentada pelo Reino Unido.
O Comitê de Patrimônio da Humanidade da Unesco, reunido em Istambul desde o último dia 10, decidiu encurtar em três dias e encerrar o encontro após atentativa golpista da Turquia de sexta-feira.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!