Inaugurada a Cinemateca da UFMA,

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Inaugurada a Cinemateca da UFMA,

Memória do cinema
José Guterres, técnico da UFMA, mostra projetor 8mm
Espaço que terá todo o acervo do Festival Guarnicê de Cinema; espaço disponibilizará filmes, livros, periódicos e catálogos para consultas ao público.
Resgatar a história do cinema e a trajetória do Festival Guarnicê de Cinema, considerado um dos festivais mais importantes da Sétima Arte no Norte- Nordeste. É essa a proposta da cinemateca da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que foi inaugurada na manhã de ontem, pela reitora da UFMA, Nair Portela. O equipamento integra o Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da universidade e está instalado na rua Humberto de Campos, 174, no Centro Histórico.

O espaço, considerado um museu do cinema, terá biblioteca especializada no tema, cabines de pesquisa para acesso ao acervo fílmico de mais de três décadas de produção do Festival Guarnicê de Cinema. O coordenador da Cinemateca, Gersino Silva, explicou que todo material entre filmes, livros, periódicos, catálogos, será disponibilizado para consultas e visitas do público em geral. “Temos em nosso acervo duas mil produções digitalizadas e em breve, a cinemateca promoverá ainda cursos e workshops de produção audiovisual e terá programação de exibição dos filmes do acervo, em parceria com outro projeto do DAC, o Cine Guarnicê”.
Para ter acesso ao acervo fílmico, o visitante precisará se cadastrar no sistema da Cinemateca. Após o cadastro, ele poderá assistir aos filmes catalogados, em cabines individuais, mas não poderá fazer download dos arquivos.
Etapa
O diretor da TV UFMA, Silvano Bezerra, falou que a inauguração da cinemateca é a concretização de outro projeto, o Memória Guarnicê, realizado pela TV UFMA. “A cinemateca chegou em um momento específico do DAC, na catalogação, recuperação e digitalização do acervo do Festival Guarnicê de Cinema. Agora, este espaço vai se transformar em um instrumento de pesquisa para todos os interessados em conhecer a história de um dos mais antigos festivais de cinema do Brasil”, afirmou.
A diretora do DAC, Fernanda Pinheiro, destacou o trabalho de inovação realizado pela universidade. “É a concretização de um sonho que começou com o projeto Memória Guarnicê. Perder toda essa relíquia é perder a memória. Sem a TV UFMA não seria possível realizar esse trabalho. Desta forma seguimos com o nosso trabalho de inovar e assim preservar a nossa história”, ressaltou.
O projeto Memória Guarnicê é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema). “Todo este acervo, que agora vai ficar disponível para pesquisadores, estudantes, conta diversas histórias, denuncia situações por olhares diferentes e de forma que só a arte é capaz de contar”, observou o presidente da Fapema, Alex Oliveira. l
Em breve a programação da Cinemateca, horário de funcionamento, agendamento de visitas de escolas, e outras informações poderão ser encontradas no site do projeto: cinematecaguarnice.com.br.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!