UFMA avança em projetos e programas de assistência estudantil

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

UFMA avança em projetos e programas de assistência estudantil

Em seis meses, atual gestão zerou déficit de vagas na Casa do Estudante e garantiu funcionamento do RU em Pinheiro e Imperatriz
Criada em fevereiro de 2014, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), vem intensificando suas ações para melhorar as condições de permanência dos jovens na educação superior; minimizar os efeitos das desigualdades sociais garantindo a permanência e consequentemente a conclusão dos cursos de graduação, reduzindo as taxas de evasão e retenção dos alunos da Universidade Federal do Maranhão. 

Sob o comando do pró-reitor Prof. Dr. João de Deus Mendes da Silva, a PROAES executa suas atividades embasadas no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES, decreto 7234/2010), do Ministério da Educação, que tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Para aderir aos auxílios é necessário se inscrever em editais publicados pela Pró-reitoria. < /span>
Mesmo sendo recente, a PROAES já pode se orgulhar de alguns resultados. O pró-reitor João de Deus Mendes da Silva, seis meses à frente da pró-reitoria, conseguiu diminuir a fila de espera nas residências universitárias de São Luis. “Até pouco tempo tínhamos uma demanda de quarenta estudantes na lista de espera da residência universitária. Depois de um levantamento que identificou quem não pode mais usufruir desse direito, a fila de espera caiu para cinco pessoas e,  no caso da residência feminina, não existe mais fila”, declarou.
Outras ações, como a mudança no esquema de pagamento das bolsas, para evitar atraso, e o funcionamento dos restaurantes universitários de Pinheiro e Imperatriz, também estão entre as conquistas alcançadas. As medidas são compromissos da reitoria com a política de assistência estudantil apresentadas no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. 
A PROAES lançou o edital de Auxílio Permanência 2016.1 e lançará em breve o projeto “Foco na Assistência Estudantil”, para o apoio acadêmico dos discentes em condição de vulnerabilidade socioeconômica da UFMA.  
A inscrição para Auxílio Permanência, neste semestre, conta com uma novidade. Os interessados em concorrer a uma bolsa deverão manifestar seu interesse através do SIGAA, pela aba “Bolsas”. Lá, clicar em “solicitação de bolsas” e em seguida escolher o tipo de bolsa que deseja concorrer. O novo procedimento tornará o resultado do edital mais ágil. As inscrições já podem ser feitas pelo SIGAA. 
“O processo de inscrição e seleção do auxílio permanência será todo digitalizado. Após o lançamento do edital, os alunos entrarão no SIGAA, preencherão um questionário e o próprio sistema gerará um ranking, com pontuação de 0 a 2000, levando em consideração a vulnerabilidade socioeconômica de cada inscrito. A partir desse resultado é que serão distribuídas as bolsas”, explicou. 
Já o programa Foco na Assistência Estudantil pretende reunir professores de graduação e pós-graduação para oferecer oficinais sobre diversos temas que irão ajudar a fortalecer as produções cientificas dos alunos e esclarecer dúvidas de cunho acadêmico que surgem no transcorrer da graduação. Além de incluir alunos em vulnerabilidade socioeconômica em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
“A PROAES pretende mostrar que a pró-reitoria não existe só para suprir uma necessidade econômica dos alunos. Esse projeto visa justamente valorizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, que são o mote da Universidade, entre os alunos que atestam vulnerabilidade socioeconômica”,reforça João de Deus. 
A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis lançará, também os editais de auxílio moradia, auxílio alimentação, moradia pecuniária, auxílio eventos, entre outros. Os interessados podem acompanhar o lançamento dos editais pela página da PROAES

Câmara – A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis realizou a primeira reunião da Câmara de Assuntos Estudantis, criada com o objetivo de descentralizar as ações da PROAES e democratizar as decisões que envolve os alunos assistidos pela Pró- reitoria. A Câmara de Assuntos Estudantis é composta por professores e alunos da UFMA, são eles: professora Lindalva Maciel; professor Alex; o pró-reitor João de Deus  e os alunos Wanderlan Sousa (campus São Luís) e Ulisses Campos (campus São Bernardo).    


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!