Boizinho Incantado, o 'Boi de viola', comemora 25 anos com muita festa

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Boizinho Incantado, o 'Boi de viola', comemora 25 anos com muita festa

Boizinho Incantado

A brincadeira foi pioneira no estado a inserir instrumentos de corda, como o violão e o banjo, para enriquecer os sotaques tradicionais


O IMPARCIAL - Fundado em 17 de julho de 1991, o 'Boizinho Incantado', também conhecido como “Boi de viola”, comemora suas bodas de prata, completando 25 anos. A brincadeira que nasceu de uma simples roda de músicas entre amigos, hoje, é conhecida em toda a cidade. O “Boi de viola” foi o pioneiro no Maranhão pela ideia de inserir instrumentos de corda, como o violão e o banjo, com o objetivo de enriquecer os sotaques tradicionais.
Um dos fundadores e amo do Boizinho, Paulinho Junior, contou um pouco da história e o que marcou a brincadeira durante todos esses anos. “Bom, a fundação foi em 1991, durante uma brincadeira entre amigos de tocar nos bares com violão e decidimos fazer um boi de viola. Fizemos várias pesquisas para saber como encaixar a viola nos sotaques tradicionais como matraca, Pindaré, zabumba, entre outros, para assim, enriquecer o sotaque. Fomos nos reunindo, juntando pessoas e em 1992 começamos realmente a ensaiar e colocar o boi nas ruas. O que mais nos marca é o lado da devoção que temos, e não só pela tradição. A gente vem trazendo esses 25 anos com muito amor e harmonia”, diz Paulinho Junior, fundador da brincadeira.
Nas suas apresentações, o Boizinho Incantado exibe três sotaques; o de matraca, o da baixada e de zabumba. Os ritmos colocados nas suas apresentações foram se consolidando com o passar dos anos. O sotaque das matracas acompanha o grupo desde sua formação. O de Pindaré começou a fazer parte sete anos depois e o de zabumba foi inserido no ano de 2004.
Durante cada apresentação do grupo, os personagens de cada sotaque são mostrados ao público, como o rajado de Pindaré e o cazumbá representando o sotaque da baixada, o caboclo de fita e o caboclo de pena representando o sotaque de matraca e o rajado de zabumba representando o boi de zabumba.    
Paulinho Junior comentou um pouco as características mais chamativas do boizinho e como caracteriza cada apresentação. “Nosso grupo tem toda uma harmonia nas apresentações entre nossos músicos e dançarinos, sem ferir nossa cultura, sem estilizar. Apesar de várias culturas que entram em nosso estado, sempre primamos pelo tradicional. Fazendo isso, levantamos a memória dos nossos mestres. Além disso, procuramos sempre passar para nossos jovens o que é a cultura. Todo jovem que entra, aprende o verdadeiro sentido da valorização da nossa tradição.”
O Boizinho Incantado tem seu próprio repertório, mas sempre homenageia os mestres cantadores como Mestre Apolônio, Humberto de Maracanã, entre outros. Entre suas canções autorais, várias são conhecidas e pedidas pelo público e a que mais se destaca é a canção Bailarino das Areias. Este ano, o Boizinho Incantado fará uma viagem pelas músicas mais cantadas ao longo desses anos em comemoração aos 25 anos do grupo. Os ensaios podem ser acompanhados pelo público, na Sede do Boizinho Incantado todas as quartas e sábados, na Rua 01, casa 358, São Francisco, e às sextas-feiras no Clube do Bento, que fica na Rua 05, atrás da Faculdade Laboro, também no São Francisco.
Trabalho Social
O Boizinho Incantado ajuda a despertar nas pessoas o interesse em cultuar sua própria tradição, através da realização de oficinas e de encontros populares em comunidades, escolas e centros culturais, chamando a atenção de jovens para os valores da tradição e conscientizá-los quanto à história. Além disso, realiza trabalho social com pessoas da comunidade do bairro do São Francisco e adjacências, através de oficinas de percussão e dança, com a finalidade principal de fazer com que alguns jovens saiam do mundo da violência e das drogas, por meio da música e da dança.
Tradição
Boizinho Incantado
Todos os anos, o “Couro do Boi” traz uma homenagem a alguém. Neste ano, o boizinho homenageará a sua matriarca Lindoca Moura, que no auge dos seus 90 anos, ainda faz questão de acompanhar a brincadeira da qual fez parte por muito tempo. “Esse ano, o couro do boi fará a homenagem à nossa matriarca Lindoca Moura. É muito emocionante, pois, nessa idade que ela está, faz questão de nos acompanhar e temos muito orgulho disso”, acrescentou Paulinho Junior.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!