Morre Umberto Magnani, o padre Romão de 'Velho Chico', aos 75 anos

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Morre Umberto Magnani, o padre Romão de 'Velho Chico', aos 75 anos

Ator Umberto Magnani em cena da novela 'Velho Chico' (Foto: Reprodução/TV Globo)
O ator Umberto Magnani morreu nesta quarta-feira, dois dias depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) durante as gravações de Velho Chico, novela na qual interpretava o padre Romão. Ele havia completado 75 anos nesta segunda-feira. A informação foi confirmada no programa Encontro, da TV Globo.
Magnani nasceu na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo. Formado na Escola de Arte Dramática (EAD), em São Paulo, o ator acumulou mais de trinta anos de carreira, durante os quais trabalhou em peças de teatro, filmes e de diversas novelas da Record e da Globo, entre elas Páginas da Vida, Alma Gêmea, Cabocla e Mulheres Apaixonadas. A sua estreia na emissora aconteceu em 1973, no papel de Zé Luis na primeira versão de Mulheres de Areia.
Carreira
O ator teve extensa trajetória no teatro, televisão e cinema. Muito premiado, ele marcou a dramaturgia nacional como intérprete e, também, como produtor de espetáculos consagrados.
Ele iniciou sua carreira de ator em 1965, quando ingressou no curso de interpretação da Escola de Arte Dramática (EAD), em São Paulo. No início de sua trajetória profissional, interpretou textos de autores consagrados, como Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Antônio Callado e William Shakespeare.
Seu primeiro destaque foi em 1977 no espetáculo “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes. Em 1981, ele ganhou seus primeiros prêmios de destaque: o Troféu Mambembe e Prêmio Molière de melhor ator pela atuação em "Lua de Cetim", de Alcides Nogueira, com direção de Marcio Aurelio. Na crítica ao espetáculo, recebeu um elogio de Sábato Magaldi: "Umberto Magnani aproveita a melhor oportunidade que teve como ator e vive um Guima comovido, mentindo-se no fracasso e bebida, marcado pela tragédia".
O ator estreou na TV em 1973, interpretando o personagem Zé Luis na primeira versão da novela “Mulheres de Areia”, na extinta TV Tupi.
Na Globo, ele participou de consagradas novelas, como “Felicidade”, “História de Amor”, “Por Amor”, "Cabocla", "Alma Gêmea", “Mulheres Apaixonada” e "Páginas da Vida". Também participou de minisséries como “Presença de Anita” e do seriado “Sandy & Júnior”.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!