39º Festival Guarnicê de Cinema divulga filmes selecionados para competitiva

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

39º Festival Guarnicê de Cinema divulga filmes selecionados para competitiva


O Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Proexce), divulgou nesta sexta-feira (15), a relação dos filmes que integrarão as mostras competitivas do 39º Festival Guarnicê de Cinema. Com patrocínio da Cemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão, o 39º Festival Guarnicê de Cinema é apresentado pela UFMA, por meio do DAC da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce). 20 filmes, sendo 16 curtas e 4 longas, foram escolhidos pelos cinco curadores, que são especialistas em audiovisual.


Segundo a diretora do DAC e coordenadora geral do Festival, Fernanda Pinheiro, após assistirem a todas as obras, no intuito de selecionar o que há de mais significativo na atual produção nacional, a curadoria, para a mostra competitiva, além dos aspectos prioritários técnicos e artísticos como direção, roteiro, fotografia e montagem, observou também a relevância cultural e social e a representatividade maranhense, nuances que se alinham com o perfil do festival.

“Os curadores indicaram ainda filmes que merecem destaque para compor as mostras: Cenário Maranhão e Cenário Brasil, que será divulgada em breve, oferecendo ao público uma programação diversificada e de qualidade, ou seja, filmes para todos os gostos”. Formaram a curadoria a professora doutora da UFMA, Joanita Ataíde; o diretor da Rock Filmes, Alexandre Bruno Costa; o jornalista italiano, criador do Genova Film Festival, Luca Palmieri; a pesquisadora de Cinema, Thais Nunes, e o crítico de cinema Márcio Sallem.

Selecionados - O Guarnicê de Cinema 2016 integra a programação comemorativa dos 50 anos da UFMA. Seguindo a avaliação técnica e artística dos critérios direção, roteiro, fotografia e montagem foram selecionados pela curadoria para as Mostras Competitivas do 39° Festival Guarnicê de Cinema, os longas: “O Signo das Tetas”, de Frederico Machado; “Ralé”, de Helena Ignez; “Travessia”, de João Gabriel e  “Para a Minha Amada Morta”, de Aly Muritiba.

Os curtas selecionados são: “O Assalto”, de Arturo Saboia; “Joca e a Estrela”, de Beto Nicácio; “Cláudio Costa”, de Beto Matuck; “Macapá”, de Marcos Ponts; “Quintal”, de André Novais Oliveira; “Rapsódia para o Homem Negro”, de Gabriel Martins; “Tarantul”, de Aly Muritiba e Marja Calafange; “Ameaçados”, de Julia Mariano; “Tereza”, de Maurício Baggio; “Ainda não lhe fiz uma canção de amor”, de Henrique Arruda; “E o Galo Cantou”, de Daniel Calil; “Encontro dos Rios”, de Renata Spitz; “32 Dentes”, de Davi Kolb; “Tem Alguém Feliz em Algum Lugar”, de Alváro Furloni; “Das Águas que Passam”, de Diego Zon;  “Objetos”, dirigido por Germano de Oliveira.

Sugestão de Pauta
Fernanda Santos Pinheiro - Coordenadora geral do Festival
98 99906 3318 - 3272 8635
www.cultura.ufma.br/39guarnice

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!