Maranhão na Tela, março na Praia Grande

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Maranhão na Tela, março na Praia Grande

 Maranhão na Tela será em março, em São Luís (MA)-  8ª edição do festival de cinema será realizada entre os dias 21 a 26 de março, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho; evento reunirá cerca de 350 filmes, capacitação e debates; toda a programação é gratuita
O cineasta Roberto Farias será homenageado pelo evento
O cineasta Roberto Farias será homenageado pelo evento (Foto: Divulgação)

Exibição de cerca de 350 filmes entre animações, pré-estreias da recente produção brasileira contemporânea, mostra maranhense, capacitação e debates estarão reunidos na programação do 8º Maranhão na Tela, que será realizado entre os dias 21 e 26 de março, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande).

 O evento ainda homenageará o diretor Roberto Farias com a exibição de sete de seus filmes, incluindo o clássico dos anos 1980, “Pra Frente Brasil”, além de uma masterclass especial sobre sua obra. Todas as atividades do festival terão acesso gratuito.
“Roberto Farias é um dos mais importantes diretores brasileiros. É uma honra fazer uma homenagem no Maranhão na Tela. Além do ‘Pra Frente Brasil’, serão apresentados sete filmes seus, entre os quais a trilogia com Roberto Carlos, todos com cópias digitalizadas", afirmou Mavi Simão, realizadora do festival.
O evento chega à sua oitava edição com filmes inéditos e clássicos nacionais, mostra internacional de animação, competitiva local, uma retrospectiva do cinema maranhense e maratona de capacitação, além do Cine Café, a novidade do ano.
Entre os convidados confirmados estão Janaína Guerra, produtora de “Quase Memória”, dirigido pelo pai Ruy Guerra e o ator Fernando Alves Pinto, protagonista de “Para Minha Amada Morta”, longa-metragem dirigido por Aly Muritiba e premiado no festival de Brasília, entre outros.
Programação - A edição deste ano conta com quatro filmes inéditos: “Quase Memória”, de Ruy Guerra, baseado em livro de Carlos Heitor Cony; “Para Minha Amada Morta”, de Aly Muritiba; “Prova de Coragem”, de Roberto Gervitz (com atuação da amazonense radicada em São Luís, Áurea Maranhão) e “Um filme de cinema”, de Walter Carvalho.
A Mostra Maranhão de Cinema está dividida em dois momentos: uma programação competitiva e uma retrospectiva de filmes que marcaram a produção maranhense dos últimos 40 anos. A curadoria é de Mavi Simão, Josh Baconi e Raffaele Petrini, e apoio do Instituto Guarnicê e do Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão (Mavam).
“Nesta mostra temos 12 horas de produções maranhenses. Estamos vivendo um bom momento e precisamos valorizar isso”, declara Rafaelle Petrini, diretor do Cine Praia Grande e integrante da equipe de curadoria da mostra.
Para garantir a boa conversa depois do cinema o 8º Maranhão na Tela apresenta o Cine Café, com uma dupla de profissionais da área e um mediador para debater temas ligados ao cinema. O programa vai ocupar a Galeria Valdelino Cécio (hall do Centro de Criatividade) durante todos os dias do festival, sempre às 18h.
E a Mostra Anim!Arte, programa cativo do evento desde 2008, traz neste ano cerca de 300 curtas, todos inéditos em São Luís. Direcionada especialmente para o público estudantil, numa parceria com a rede pública de ensino, será exibida no Cine Praia Grande e no Teatro Alcione Nazaré. A mostra é coordenada por Alexandre Juruena e terá duas sessões pela manhã e duas à tarde.
A etapa de capacitação – diferencial do Maranhão na Tela – oferece ao público, gratuitamente, 10 cursos e uma oficina. Já estão confirmados, entre outros, o curso Desenvolvimento de série de ficção, com Angélica Coutinho, e a oficina Animação em 2D, com Alexandre Juruena.
O Maranhão na Tela é uma realização da Mil Ciclo Filmes, com patrocínio da Oi e da Rede de Óticas Diniz, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da Oi Futuro. A edição deste ano apresenta seis programas: Festival Anim!Arte, Mostra Panorama Brasil, Mostra Homenagem a Roberto Farias, Cursos e oficinas, Mostra Maranhão de Cinema e o Cine Café.
Serviço
O quê: 8º Maranhão na Tela
Quando: de 21 a 26 de março
Onde: Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande)
Todas as atividades terão acesso gratuito


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!