Sessão Guarnicê inicia nesta quinta-feira, na UFMA
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce) inicia o Projeto Sessão Guarnicê nesta quinta-feira (28), às 12h30, com entrada gratuita no Auditório Central da Cidade Universitária Dom José Delgado, em São Lu[is (MA). A ação cultural oferecerá exibições gratuitas de cinema ao público..
Na sessão de estreia haverá a exibição do filme "O Último Cine Drive-in", de Iberê Carvalho, com os atores Othon Bastos e Breno Nina, maranhense eleito melhor ator no Festival de Gramado. Segundo a diretora do DAC e coordenadora do projeto, Fernanda Pinheiro, a UFMA criou o projeto pensando em quem estuda ou trabalha na instituição e está sem tempo de ver um bom filme por causa das tarefas diárias.
O projeto estimula a democratização da sétima arte e formação de plateias. "A ideia é se você não pode ir ao cinema, nós trazemos o cinema até você", disse a diretora. "O filme é uma declaração de amor ao cinema. Você vai sorrir e se emocionar", disse Pinheiro. As produções exibidas no referido projeto integram o acervo digital do Festival Guarnicê de Cinema (www.cultura.ufma.br/39guarnice). "O Projeto Sessão Guarnicê faz parte ainda da programação comemorativa dos 50 anos da Universidade Federal do Maranhão", observa Fernanda Pinheiro.
Ficha Técnica: O Último Cine Drive-in
Direção: Iberê Carvalho; Elenco: Othon Bastos, Breno Nina, Rita Assemany e mais; Gênero: Drama, Comédia; Origem: Brasil. Sinopse: O jovem Marlombrando (Breno Nina) se vê obrigado a voltar à Brasília, sua cidade de natal, devido a doença de sua mãe, Fátima (Rita Assemany). Lá, ele vai reencontrar seu pai, Almeida (Othon Bastos), dono do Cine Drive-in, há 37 anos. Ele insiste em manter vivo o cinema, mesmo não atraindo mais espectadores como na década de 70.
Para isso, conta com a ajuda de apenas dois funcionários: Paula (Fernanda Rocha), que cuida da projeção e da lanchonete; e José (Chico Sant'anna), um velho amigo de Almeida, que ajuda a vender ingressos no caixa e da limpeza do local. Com a ameaça de demolição do Cine Drive-in e o agravamento da doença de Fátima, pai e filho vão ter que se unir e tentar reviver o passado.
0 comentários:
Postar um comentário