XIX Festival Maranhense de Teatro Estudantil

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

XIX Festival Maranhense de Teatro Estudantil

Estudantes da rede municipal apresentam produções 

Estudantes da rede municipal apresentam produções no XIX Festival Maranhense de Teatro EstudantilSensibilizar estudantes e professores, dar aos adolescentes a oportunidade de se expressar através das artes cênicas e garantir visibilidade às produções montadas no ambiente escolar. Este é o objetivo da participação das escolas da rede municipal no XIX Festival Maranhense de Teatro Estudantil (Femate), que acontece até esta sexta-feira (27) no Teatro João do Vale. 

O festival é realizado pelo governo do Estado e pelo Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem) em parceria com o teatro. Na rede municipal, as oficinas de teatro para os adolescentes são desenvolvidas a partir do Programa Mais Educação, coordenado pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).


Participam da programação do XIX Femate as Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Maria Rocha (Areinha), Carlos Saads (Vila Mauro Fecury I) e Carlos Madeira (Anjo da Guarda). A iniciativa vai de encontro à política do prefeito Edivaldo e estabelece uma importante conexão entre as áreas da Educação e Cultura.

O secretário municipal de educação, Geraldo Castro Sobrinho, ressaltou a importância da participação dos estudantes. "As oficinas de teatro desenvolvidas nas nossas escolas contribuem para a formação e o desenvolvimento de nossos estudantes, são uma forma de acesso à cultura e também fomentam o tempo integral nas escolas de Ensino Fundamental, uma vez que a atividade é realizada no turno contrário ao da sala de aula. Ao longo dos anos de participação neste evento, as nossas escolas tem aproveitado o festival para apresentar à comunidade em geral as produções desenvolvidas", pontuou o titular da Semed.
ESPETÁCULO
Na manhã desta quinta-feira (26) a U.E.B. Carlos Saads encenou no palco do teatro João do Vale o espetáculo "O Bom Malandro: a lição". O roteiro original é de autoria do Grupo Grita e foi adaptado pelo grupo teatral "Bagunça Organizada", montado pelos alunos da U.E.B. Carlos Saads durante as oficinas do Mais Educação. A história é ambientada nas comunidades da área Itaqui Bacanga. Ao longo do espetáculo, a atmosfera circense e a trilha sonora de músicas maranhenses dosam o tom de comédia e drama para falar do dia-a-dia dos moradores.

O espetáculo é dirigido pelo estudante Paulo Eduardo Maranhão Silva. Ele aproveitou para agradecer aos professores e à escola a oportunidade de participar da peça teatral. "Entrar no grupo de teatro da escola melhorou minha autoestima e me fez ser mais responsável. Estou muito feliz por participar mais uma vez deste festival. Este ano tem um sabor especial para mim porque estou na direção da peça. Só tenho a agradecer ao meu professor pela oportunidade", contou o garoto.

Isabelle Cristina Moreira Farias, de 14 anos, também estudante da U.E.B. Carlos Saads, garante que se apaixonou pelas artes cênicas. "Durante esses anos perdi o medo e a vergonha de falar em público. O teatro ajudou a melhorar meu comportamento e estou muito feliz de poder participar", afirmou.

Na quarta-feira (25) o palco do teatro João do Vale já havia recebido os estudantes da U.E.B. Carlos Madeira. O grupo teatral formado por 43 estudantes apresentou o espetáculo "Os palhaços: o circo é nosso". Ambientada em um picadeiro, a peça teatral conta a história do circo, desde a sua formação até os dias atuais. À tarde, se apresentaram os estudantes da U.E.B. Maria Rocha. O espetáculo "O Nascimento da Vida", produzido e encenado pela unidade de ensino, visa despertar para a preservação do meio ambiente.

A auxiliar de serviços gerais Ana Cláudia Silva, de 48 anos, assistiu as apresentações teatrais e disse que se surpreendeu com a boa desenvoltura das crianças. "É muito importante para a educação desses jovens poder participar de movimentos como este. É um privilégio, pois traz desenvolvimento, ocupa a mente com o que é bom e dá futuro", enumerou.

ARTE E EDUCAÇÃO

Além de São Luís, participam do XIX Femate escolas dos municípios de Alto Alegre do Pindaré, Alcântara, Imperatriz e São José de Ribamar, bem como escolas da rede estadual de ensino. Para o coordenador do XIX Femate, Josimael Pinheiro Caldas, a iniciativa dá visibilidade para as escolas participantes e ajuda no desenvolvimento dos alunos nas disciplinas. "O teatro tem uma função interdisciplinar. Hoje os professores podem dar aula até de matemática utilizando o teatro, por exemplo. É uma arte que fortalece o processo educativo das crianças", concluiu.

3 comentários:

Anônimo disse...

Teatro em si já é maravilhoso, quando contribui com a educação de jovens fica melhor ainda.

Anônimo disse...

Que lindo!

Anônimo disse...

Pelo que tenho visto essa criançada da rede pública de ensino vêm tomando um banho de cultura.

Postar um comentário

visualizações!