Herói do Maracanazo, Ghiggia morre no dia em que título completa 65 anos

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Herói do Maracanazo, Ghiggia morre no dia em que título completa 65 anos

Ghiggia – Pablo La Rosa - 14.jun.08/Reuters

Nesta quinta-feira (16), data em que o Uruguai comemora 65 anos da vitória sobre o Brasil na final da Copa de 1950, morreu Alcides Ghiggia, 88, autor do gol que garantiu o triunfo que passaria a ser conhecido daí em diante como o Maracanazo. Ele era o último dos uruguaios que participaram da partida que estava vivo.

Ex-ponta direita, Ghiggia morreu após sofrer um ataque cardíaco. Ele vivia na cidade de Las Piedras, no sul do Uruguai. A informação foi confirmada por seu filho, Arcadio, para o jornal uruguaio "El Observador".


Na Copa de 1950, Ghiggia fez gols em todas as partidas da competição, feito que só seria repetido por Jairzinho na Copa de 1970.

O gol que marcaria definitivamente sua carreira foi marcado aos 34 minutos do segundo tempo, quando a partida estava empata por 1 a 1. Ghiggia conduziu a bola pela direita e, diante da marcação de Juvenal que se aproximava, chutou para o gol. O goleiro Barbosa, que seria criticado pelo resto de sua vida pelo lance, viu a bola passar ao seu lado, rente à trave esquerda.

Cerca de 200 mil torcedores presenciaram a derrota brasileira no Maracanã.
"Apenas o papa, Sinatra e eu calamos o Maracanã", foi sua frase mais conhecida sobre a final, repetida diversas vezes ao longo dos anos.

O Maracanazo foi tido por décadas como a pior derrota da história da seleção brasileira. Contudo, isso passou a ser colocado em questão após a goleada sofrida por 7 a 1 para os alemães na Copa de 2014.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!