A Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2015, competição nacional equivalente à segunda divisão, começa nesta sexta-feira (08) com quatro jogos, além de outros seis no sábado (09). O campeonato será disputado por 20 clubes, dos quais os quatro primeiros colocados terão acesso à Série A de 2016 e os quatro últimos serão rebaixados à Série C de 2016.
O Sampaio estreia sábado contra o Vitória, no Barradão, em Salvador. O Tricolor joga a competição pela 14ª vez, a segunda consecutiva. A participação mais memorável da Bolívia Querida foi em 1972, quando sagrou-se campeão em cima do Campinense, após disputas de pênaltis no Nhozinho Santos, em São Luís. No ano passado o Sampaio terminou a competição em 10º lugar, com 13 vitórias, 14 empates e 11 derrotas.

Regulamento
Pelo décimo ano consecutivo, a Série B será disputada por 20 clubes no sistema de ida e volta por pontos corridos. Em cada turno, os times jogam entre si uma única vez. Os jogos do primeiro turno serão realizados na mesma ordem no segundo turno, apenas com o mando de campo invertido. Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão o time que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas. Ao final, os quatro primeiros times ascenderão para a Série A de 2016, da mesma forma que os quatro últimos cairão para a Série C do ano seguinte.
Guia
No guia a seguir estão listados os 19 rivais do Sampaio Corrêa na luta pelo acesso. Alguns são conhecidos da Série B de 2014, outros são lendas do futebol nacional como Botafogo e Bahia.
Confira abaixo algumas curiosidades, retrospectos e a situação atual dos times.

abcABC Futebol Clube

Cidade: Natal, Rio Grande do Norte
Fundação: 29 de junho de 1915 (99 anos)
Principais títulos: Campeonato Brasileiro – Série C (2010) e Campeonato Potiguar (52 vezes, último em 2011)
Curiosidades: O Alvinegro Potiguar é conhecido por ser o time brasileiro com o maior número de campeonatos estaduais conquistados, são 52 ao todo. O ABC também é, ao lado do América-MG, o recordista de conquistas estaduais consecutivas, sendo dez vezes campeão entre 1932 e 1941. Em pesquisa recente do Datafolha, o ABC aparece com a 27ª torcida do Brasil e conta com mais de 11 mil sócios cadastrados.
Situação: Atual vice-campeão estadual, o ABC viu de perto seu maior rival, o América-RN sagrar-se bicampeão, em pleno Frasqueirão. Detalhe, o gol da vitória foi marcado por Flávio Boaventura, ex-zagueiro alvinegro. O ABC ainda tem esperanças de se classificar na Copa do Brasil contra o atual adversário, o Paysandu.
Retrospecto: Na edição passada da Série B, o ABC venceu o Sampaio em casa por 1 a 0, mas perdeu a partida no Castelão, por 2 a 1.
ABC tenta quebrar incômodo tabu contra Oeste (Foto: Frankie Marcone/Futura Press)ABC tenta quebrar incômodo tabu contra Oeste (Foto: Frankie Marcone/Futura Press)

americamineiroAmérica Futebol Clube

Cidade: Belo Horizonte, Minas Gerais
Fundação: 30 de abril de 1912 (103 anos)
Principais títulos: Campeonato Brasileiro – Série B (1997), Série C (2009), Copa Sul-Minas (2000) e Campeonato Mineiro (15 vezes, último em 2001)
Curiosidades: Junto com o ABC, o América detém o recorde nacional de conquistas estaduais consecutivas, com 10 taças de 1916 a 1925. O Coelho também possui a terceira maior torcida entre os clubes de Minas Gerais.
Situação: Terminando em 5º lugar no Mineiro, o América nem mesmo chegou a se classificar para as semifinais do campeonato. Em entrevista recente, os jogadores do clube listaram os times mais fortes da Série B de 2015. Os escolhidos foram os quatro rebaixados da Série A de 2014, além do Náutico. Há quatro anos longe da elite, o Coelho ainda disputa a Copa do Brasil, o atual adversário da equipe é o Ceará.
Retrospecto: Em 2014, jogando em casa, o América goleou o Sampaio por 4 a 0. Na partida no Castelão, os times empataram sem gols.
Coelho apresenta lateral Walber e atacante Willie para disputa da Série B (Foto: Divulgação)Coelho apresenta lateral Walber e atacante Willie para disputa da Série B (Foto: Divulgação)

atleticogoiAtlético Clube Goianiense

Cidade: Goiânia, Goiás
Fundação: 2 de abril de 1937 (78 anos)
Principais títulos: Campeonato Brasileiro – Série C (1990 e 2008) e Campeonato Goiano (13, último em 2014)
Curiosidades: Apesar de só ter aparecido no cenário nacional recentemente, o Atlético é o pioneiro do futebol goiano e foi o primeiro a conquistar um título estadual, em 1944. Na Copa do Brasil de 2010, o Dragão chegou às semifinais do campeonato, eliminando equipes como Bahia, Santa Cruz e Palmeiras, sendo eliminado pelo Vitória.
Situação: Com seu presidente Maurício Sampaio envolvido na investigação de assassinato do radialista Valério Luiz, o Atlético tenta deixar o futebol à parte do assunto. Classificado para a 2ª fase da Copa do Brasil, o Dragão enfrenta o América de Natal na semana que vem. No Campeonato Goiano, não chegou nem a se classificar para as semifinais, ficando em 3º lugar no seu grupo.
Retrospecto: Na Série B de 2014, o Atlético venceu o Sampaio no Castelão, em São Luís, por 2 a 1, mas perdeu em casa por 4 a 2 para o time maranhense.
Em alta, volante Pedro Bambu destaca importância de vencer o Boa (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Em alta, volante Pedro Bambu destaca importância de vencer o Boa (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

2231_imgbank_medEsporte Clube Bahia

Cidade: Salvador, Bahia
Fundação: 1 de janeiro de 1931 (84 anos)
Principais títulos: Campeonato Brasileiro – Série A (1959 e 1988), Copa do
Nordeste (2001 e 2002) e Campeonato Baiano (46, último em 2015)
Curiosidades: O Bahia foi o primeiro clube a conquista uma competição nacional, a Taça Brasil de 1959, equivalente à Série A de hoje. Também foi o primeiro clube brasileiro a participal de uma edição da Libertadores da América, em 1960.
Situação: Atual campeão baiano, o Tricolor conquistou o título de forma heróica, vencendo o Vitória da Conquista por 6 a 0 na final. Além disso, também bateu o recorde de público desta edição, com 20 mil pessoas na final e quebrou o tabu de 14 anos sem títulos na Fonte Nova.
Retrospecto: Bahia e Sampaio se enfrentaram apenas uma vez em campeonatos brasileiros. Na edição de 1974, o jogo foi disputado no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís, terminando empatado em 2 a 2.
Kieza, artilheiro e craque do Baianão, exibe troféus recebidos (Foto: Divulgação)Kieza, artilheiro e craque do Baianão, exibe troféus recebidos (Foto: Divulgação)

boaBoa Esporte Clube

Cidade: Varginha, Minas Gerais
Fundação: 30 de abril de 1947 (68 anos)
Principais títulos: Campeonato Mineiro Módulo II (2004 e 2011)
Curiosidades: Passando por nomes como Ituiutaba e Boa Vontade, além de outras cidades-sede, o Boa só recentemente passou a figurar na primeira divisão estadual.
Situação: o Boveta vem de uma campanha fraca no estadual, alcançando apenas a 7ª colocação. Também vale lembrar que o time mineiro foi eliminado da Copa do Brasil ainda na 1ª fase pelo Moto Club, maior rival do Sampaio Corrêa.
Retropecto: No ano passado, o Boa perdeu para o Sampaio em São Luís por 3 a 0, mas em casa conseguiu vencer por 1 a 0.
Goleiro Douglas acredita que período sem jogos pode fazer bem ao time. (Foto: Reprodução)Goleiro Douglas acredita que período sem jogos pode fazer bem ao time. (Foto: Reprodução)

2233_imgbank_medBotafogo de Futebol e Regatas

Cidade: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Fundação: 1 de julho de 1894 (120 anos)
Principais títulos: Campeonato Brasileiro (1968 e 1995), Torneio Rio-São Paulo (4 vezes, último em 1998) e Campeonato Carioca (20, último em 2013)
Curiosidades: A maior goleada do futebol brasileiro pertence ao Botafogo. Em 30 de maio de 1909, o time da Estrela Solitária goleou o Mangueira por 24 a 0.
Situação: Disputando a Série B pela segunda vez, o Glorioso é obviamente um dos favoritos ao título, mesmo vindo de um vice-campeonato para o rival Vasco da Gama, no Campeonato Carioca. Além disso, o time conta com o goleiro da Seleção Brasileira, Jefferson, considerado também um dos melhores do Brasil.
Retrospecto: Sampaio e Botafogo se enfrentaram apenas um vez em campeonatos brasileiros, a partida disputada no Nhozinho Santos, em São Luís, terminou empatada por 1 a 1.
Jefferson é o destaque da Estrela Solitária (Foto: Reprodução)Jefferson é o destaque da Estrela Solitária (Foto: Reprodução)

bragantinoClube Atlético Bragantino

Cidade: Bragança Paulista, São Paulo
Fundação: 8 de janeiro de 1928 (87 anos)
Principais títulos: Vice-campeonato brasileiro – Série A (1991), Campeonato Brasileiro – Série B (1989), Campeonato Brasileiro – Série C (2007) e Campeonato Paulista (1990)
Curiosidades: Vice-campeão brasileiro em 1991, o Alvinegro é um dos mais tradicionais times paulistas. Em seus piores anos, chegou a ser rebaixado para a segunda divisão do estadual. O Bragantino joga sua 7ª Série B consecutiva.
Situação: Em 2014, o Bragantino escapou por pouco do rebaixamento para a Série C, terminando a competição em 16º. Neste ano as coisas também não andam bem: o time foi eliminado sem necessidade de jogo de volta pela segunda fase da Copa do Brasil, levando 3 a 0 do Criciúma em pleno estádio Nabi Abi Chedid. No Paulista, o Bragantino terminou em último lugar no seu grupo.
Retrospecto: Na Série B de 2014, o Sampaio venceu os dois jogos contra o Bragantino: 3 a 0 no Castelão, e 1 a 0 em Bragança Paulista.
Artilheiro da Série A2, Jobinho acerta com Bragantino. (Foto: Sanderson Barbarini/Foco no Esporte)Artilheiro da Série A2, Jobinho acerta com Bragantino. (Foto: Sanderson Barbarini/Foco no Esporte)

cearaCeará Sporting Club

Cidade: Fortaleza, Ceará
Fundação: 2 de junho de 1914 (100 anos)
Principais títulos: Copa do Nordeste (1969), Torneio Norte-Nordeste (1964 e 1969), Copa do Nordeste (2015) e Campeonato Cearense (42, último em 2014)
Curiosidades: O Vozão possui a quarta maior torcida do Nordeste e o décimo maior programa de sócio-torcedor do país, sendo o maior do Norte, Nordeste e Centro- Oeste. Um fato interessante em sua história centenária, é que o time cearense recebeu em Fortaleza o Santos, no milésimo jogo de Pelé com a camisa do Peixe. Felizmente para o Vozão, o jogo foi 2 a 1 para o anfitrião.
Situação: Apesar do vice-campeonato cearense para o maior rival, o Ceará sagrou-se campeão da Copa do Nordeste deste ano. Apesar da confiança, o Vozão perdeu um dos destaques do time para a Série B, o veterano Magno Alves.
Retrospecto: Sampaio e Ceará empataram os dois jogos que disputaram no ano passado. 1 a 1 em Fortaleza, e 2 a 2 em São Luís.
Magno Alves se despede, mas promete voltar ao Ceará por 100° gol (Foto: Reprodução)Magno Alves se despede, mas promete voltar ao Ceará por 100° gol (Foto: Reprodução)

3213_logo_crbClube de Regatas Brasil

Cidade: Maceió, Alagoas
Fundação: 20 de setembro de 1912 (102 anos)
Principais títulos: Copa do Nordeste (1975) e Campeonato Alagoano (28, último em 2015)
Curiosidades: O CRB é o segundo time que mais participou da Série B, somando 25 vezes.
Situação: Nesta semana o Galo conquistou seu 28º título alagoano contra o Coruripe.
Retrospecto: Sampaio e CRB já se enfrentaram 8 vezes por campeonatos brasileiros, sendo três vitórias para cada lado e dois empates. O último confronto aconteceu em outubro 2013, pela Série C. O Sampaio venceu por 2 a 1, em São Luís.
CRB bate o Coruripe e conquista seu 28º título alagoano (Foto: Reprodução/Globoesporte.com)CRB bate o Coruripe e conquista seu 28º título alagoano (Foto: Reprodução/Globoesporte.com)

2237_imgbank_medCriciúma Esporte Clube

Cidade: Criciúma, Santa Catarina
Fundação: 13 de maio de 1947 (67 anos)
Principais títulos: Copa do Brasil (1991), Campeonato Brasileiro – Série B (2002), Série C (2006) e Campeonato Catarinense (10 vezes, último em 2013).
Situação: Rebaixado da Série A de 2014 em último lugar, o Tigre tenta se reerguer e conseguir o acesso. Na semana passada conseguiu eliminar o Bragantino da Copa do Brasil sem necessidade de jogo de volta, vencendo por 3 a 0 fora de casa. No Catarinense, o Criciúma amargou a última colocação no hexagonal final.
Retrospecto: Sampaio e Criciúma nunca se enfrentaram antes por campeonatos brasileiros.
Wanderson chega no time elogiando a preparação para a estreia (Foto: Divulgação)Wanderson chega no time elogiando a preparação para a estreia (Foto: Divulgação)

lecLuverdense Esporte Clube

Cidade: Lucas do Rio Verde, Mato Grosso
Fundação: 24 de janeiro de 2004 (11 anos)
Principais títulos: Campeonato Mato-Grossense (2009 e 2012)
Curiosidades: Novamente caçula desta edição do campeonato, o LEC disputa pela segunda vez a Série B da competição nacional.
Situação: Em 2014, o LEC fez uma campanha razoável na Série B, chegando à 12ª posição. No estadual, foi eliminado na fase semifinal da competição. O Luverdense anunciou nesta semana a contratação de Luiz Eduardo, ex-Caldense, finalista e vice-artilheiro do Campeonato Mineiro.
Retrospecto: Na Série B do ano passado, o Sampaio venceu os dois jogos contra o Luverdense por 1 a 0.
Vice-artilheiro do Mineiro é reforço do Luverdense para a Série B (Foto: Reprodução)Vice-artilheiro do Mineiro é reforço do Luverdense para a Série B (Foto: Reprodução)

3331_logo_macaeMacaé Esporte Futebol Clube

Cidade: Macaé, Rio de Janeiro
Fundação: 17 de julho de 1990 (24 anos)
Principais títulos: Campeonato Brasileiro – Série C (2014), Campenato Carioca – Série C (1998)
Curiosidades: Esta é a primeira vez que o Leão disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.
Situação: Atual campeão brasileiro da Série C, o Leão alcançou a honrosa 6ª colocação no Campeonato Carioca deste ano.
Retrospecto: Sampaio e Macaé se enfrentaram em 2013 valendo a classificação para a Série B do Campeonato Brasileiro, o time do Maranhão conseguiu a vaga após duas vitórias.
Técnico Marcelo Cabo acha que a Série B está no melhor nível dos últimos anos (Foto: Divulgação)Técnico Marcelo Cabo acha que a Série B está no melhor nível dos últimos anos (Foto: Divulgação)

3350_logo_mogi_mirimMogi Mirim Esporte Clube

Cidade: Mogi Mirim, São Paulo
Fundação: 1 de fevereiro de 1932 (83 anos)
Principais títulos: 3º lugar no Campeonato Brasileiro – Série B (1995) e Vice- campeão Brasileiro – Série C (2001)
Curiosidades: O Mogi é a casa de Rivaldo, eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, em 1999. Além de ser campeão mundial pela Seleção Brasileira em 2002. Rivaldo é atualmente o presidente do clube.
Situação: Atuais contratações do Mogi Mirim, Edson Ratinho, Franco e Hygor tentam bicampeonato após conquista com o Joinville na temporada passada.
Retrospecto: Sampaio e Mogi Mirim nunca se enfrentaram antes por campeonatos brasileiros.
Rivaldo, ídolo e presidente (Foto: Miguel Schincariol/Gazeta Press)Rivaldo, ídolo e presidente (Foto: Miguel Schincariol/Gazeta Press)

nauticoClube Náutico Capibaribe

Cidade: Recife, Pernambuco
Fundação: 07 de abril de 1901 (114 anos)
Principais títulos: Taça Brasil da Zona Norte/Nordeste (1965, 1966 e 1967) e Campeonato Pernambucano (21, último em 2004)
Curiosidades: Em 2011, o Náutico foi o único mandante invicto das 4 divisões do futebol brasileiro. Jogando em casa, o Timbu teve 13 vitórias e 6 empates em 19 jogos. O atual técnico do Náutico é Lisca, velho conhecido da torcida boliviana.
Situação: Pela Copa do Nordeste, o Náutico nem mesmo chegou a se classificar para as finais, terminando a competição em 2º lugar no seu grupo. No estadual, o Timbu ficou na última colocação no hexagonal final.
Retrospecto: Em 2014, o Náutico venceu o Sampaio por 1 a 0 em casa, e arrancou um empate por 1 a 1 no Castelão, em São Luís.
Regularizado, Fabiano Eller vira ponto de referência para defesa do Náutico (Foto: Daniel Gomes)Regularizado, Fabiano Eller vira ponto de referência para defesa do Náutico (Foto: Daniel Gomes)

oesteOeste Futebol Clube

Cidade: Itápolis, São Paulo
Fundação: 25 de janeiro de 1921 (94 anos)
Principais títulos: Campeonato Brasileiro – Série C (2012) e Campeonato Paulista do Interior – Série A1 (2011)
Curiosidades: O Oeste é uma das equipes de futebol de São Paulo que possui o maior número de títulos das séries de acesso do Campeonato Paulista de Futebol. É uma das poucas equipes a vencer três divisões diferentes em um curto espaço de tempo.
Situação: O Oeste conseguiu no último domingo o acesso à elite do Campeonato Paulista em um empate de 2 a 2 contra o Independente.
Retrospecto: Na Série B do ano passado, Sampaio e Oeste empataram as duas partidas que disputaram, 2 a 2 em São Luís, e 0 a 0 em Itápolis.
Reformulado, Oeste treina para a estreia contra o ABC (Foto: Sérgio Pais)Reformulado, Oeste treina para a estreia contra o ABC (Foto: Sérgio Pais)

paranaParaná Clube

Cidade: Curitiba, Paraná
Fundação: 19 de dezembro de 1989 (24 anos)
Principais títulos: Campeonato Brasileiro – Série B (1992 e 2000) e Campeonato Paranaense (7, último em 2006)
Curiosidades: Em função da escolha do nome “Paraná Clube”, a primeira sugestão era de uma bandeira verde e branca, com as cores do estado, porém foi logo descartada pela semelhança com as cores do Coritiba.
Situação: A exemplo dos rivais Coritiba e Atlético-PR, o Paraná rachou com a federação local e jogou a maior parte dos jogos do estaduais com o time B. Atualmente o time luta para regularizar cinco dos sete jogadores contratados antes da estreia na Série B.
Retrospecto: No ano passado, o Paraná venceu o Sampaio na estreia da Série B por 2 a 0, em São Luís.
Nedo Xavier aguarda regularização de reforços para poder montar o time (Foto: Fernando Freire)Nedo Xavier aguarda regularização de reforços para poder montar o time (Foto: Fernando Freire)

8920_logo_paysanduPaysandu Sport Club

Cidade: Belém, Pará
Fundação: 2 de fevereiro de 1914 (101 anos)
Principais títulos: Copa dos Campeões (2002), Campeonato Brasileiro – Série B (1991 e 2001), Copa Norte (2002) e Campeonato Paraense (45, último em 2013)
Curiosidades: O Papão é o único time da região Norte do Brasil a participor da Copa Libertadores da América, em 2003, chegando a enfrentar o campeão Boca Juniors nas oitavas de final.
Situação: Longe da Série B desde 2013, o Paysandu chega à competição após ser eliminado do estadual pelo maior rival, o Remo. Na estreia, o time paraense enfrenta o Botafogo, no Mangueirão.
Retrospecto: O último confronto entre Sampaio e Paysandu aconteceu pela Série C de 2009. Na ocasião, os times empataram por 0 a 0 no Nhozinho Santos, em São Luís.
Dado Cavalcanti está confiante com os novos contratados do Papão (Foto: Paula Sampaio/O Liberal)Dado Cavalcanti está confiante com os novos contratados do Papão (Foto: Paula Sampaio/O Liberal)

santacruzSanta Cruz Futebol Clube

Cidade: Recife, Pernambuco
Fundação: 3 de fevereiro de 1914 (101 anos)
Principais títulos: Campeonato Brasileiro – Série C (2013) e Campeonato Pernambucano (27, último em 2013)
Curiosidades: Em 2012 o Santa Cruz ficou entre os 100 times com maior média de público do mundo. Somente três clubes brasileiros entraram nesse ranking, liderado pelo Santa Cruz, na 39ª posição, Corinthians em 65º e o Bahia em 100º.
Situação: Atual campeão pernambucano, o Santa chega com tudo para a Série B. Apesar disso, o time sofre com o julgamento do meia Raniel, que foi flagrado por dopping em 2014, além da lesão do zagueiro Alemão.
Retrospecto: Em 2013, o Santa Cruz venceu o Sampaio na final da Série C, sagrando-se campeão. Entretanto, em 2014, o time maranhense levou a melhor, vencendo por 2 a 0 fora de casa.
Pedro Castro ganha mais uma chance no time titular do Santa Cruz (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Pedro Castro ganha mais uma chance no time titular do Santa Cruz (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

2259_imgbank_medEsporte Clube Vitória

Cidade: Salvador, Bahia
Fundação: 13 de maio de 1899 (115 anos)
Principais títulos: Vice-campeão Brasileiro – Série A (1993), Copa do Nordeste (5, vezes, último em 2010), Campeonato Baiano (27, último em 2013).
Curiosidades: O Vitória é conhecido por ser o primeiro time brasileiro a contratar o sérvio Petkovic, que posteriormente seria ídolo em outro Rubro-negro, o Flamengo.
Situação: Rebaixado da Série A do ano passado, o Vitória será o primeiro adversário do Sampaio na competição. Atualmente o clube luta para contratar o jogador Ricardinho, destaque pelo Ceará na Copa do Nordeste.
Retrospecto: Sampaio e Vitória se enfrentaram 3 vezes em toda a história. São duas vitórias para o time baiano e uma para o maranhense.
Jogadores do Vitória demonstram muita confiança no treinador Claudinei Oliveira (Foto: Thiago Pereira)Jogadores do Vitória demonstram muita confiança no treinador Claudinei Oliveira (Foto: Thiago Pereira)

Tabela da primeira rodada

08/05 às 19h30 – ABC x Oeste (Frasqueirão)
08/05 às 19h30 – Atlético-GO x Boa Esporte (Serra Dourada)
08/05 às 21h00 – Paraná x Ceará (Durival Britto)
08/05 às 21h00 – Mogi Mirim x Criciúma (Romildo Ferreira)
09/05 às 16h30 – Vitória x Sampaio (Barradão)
09/05 às 16h30 – Macaé x Santa Cruz (Moacyrzão)
09/05 às 16h30 – América-MG x Bahia (Independência)
09/05 às 16h30 – Náutico x Luverdense (Arena Pernambuco)
09/05 às 21h00 – Paysandu x Botafogo (Mangueirão)
09/05 às 21h00 – CRB x Bragantino (Rei Pelé)