Grupos de bumba boi reforçam os ensaios para a temporada junina

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Grupos de bumba boi reforçam os ensaios para a temporada junina

 LEANDRO SANTOS / O ESTADO
 18/05/2015
Boi de Maracanã fará homenagens ao Mestre Humberto, falecido no início deste ano; Bois Lírio do São João e de Morros também estão se preparando
Ribinha comanda ensaio do Boi de Maracanã na sede da agremiação
Cantador Ribinha do Maracanão
O som das matracas, maracás e dos pandeirões já começam a fazer barulho e cada vez mais se intensificará com os ensaios dos grupos de bumba meu boi para a temporada junina deste ano. Durante os fins de semana, integrantes das brincadeiras se reúnem para ensaiar e acertar os últimos detalhes para que, durante as apresentações nos diversos arraiais espalhados pela cidade, eles possam animar o público que os prestigiará.
Na sede do Boi de Maracanã, localizado no bairro de mesmo nome, os fins de semana estão sendo dedicados ensaios que acontecem em ritmo acelerado. Ao longo da temporada junina deste ano, a agremiação homenageará em todas as suas apresentações Humberto Barbosa Mendes, o Humberto de Maracanã, fundador do boi, que morreu aos 75 anos de idade no dia 19 de janeiro, vítima de uma infecção generalizada.

Preparativos - Os preparativos da agremiação para a temporada junina deste ano começaram ainda no ano passado, com a confecção de novas indumentárias que serão apresentadas ao público. Este ano, o grupo levará para os diversos arraiais da cidade um batalhão composto por mais de 1.000 pessoas.
De acordo com Maria José Soares, a presidente do Boi de Maracanã e viúva do mestre Humberto, a expectativa é grade para o São João deste ano. “Os ensaios estão acontecendo todos os fins de semana. Dificuldades nós temos, mas vamos cuidar do Boi de Maracanã da mesma forma que o Mestre Humberto gostaria que ele fosse cuidado”, disse.
Outro grupo que já acendeu as fogueiras para a temporada junina é o Boi Lírio de São João, fundado há 16 anos no município de Rosário. Na tarde de sábado, dia 16, os integrantes do grupo ensaiavam na sede da Fetiema, localizada na Praça da Bíblia, na capital, para fazer grandes apresentações nos arraias da cidade.
No local, as índias e vaqueiros afinavam os passos da coreografia ao som da banda de música. De acordo com José Ribamar dos Reis Silva, presidente e fundador da agremiação, a expectativa é também de fazer boas apresentações nos terreiros. “A expectativa é boa para fazermos as apresentações da forma que podemos e com a ajuda de Deus”, disse José dos Reis. O batizado do boi será no dia 5 de junho, na sede da agremiação localizada no Caminho da Boiada, dando início oficialmente aos trabalhos do grupo para o São João deste ano.
Morros - Outro tradicional grupo que também está se preparando para o São João é o Boi de Morros. Por mais um ano consecutivo, a agremiação privilegiará a temática religiosa para contar a história do auto do bumba meu boi. O tema deste ano será Ele em tudo está.
Os ensaios estão acontecendo sempre aos sábados e domingos. O boi irá para os arraiais com 150 brincantes e todos eles entraram em um ritmo intenso de preparação visando ao condicionamento físico. Os ensaios são sempre precedidos de aulas de zumba fitness, torneios de futebol, vôlei e de sessões de hidroginástica na piscina do clube de propriedade do Boi de Morros.
“Vamos cuidar do Boi de Maracanã da mesma forma que o Mestre Humberto gostaria que ele fosse cuidado”
Maria José Soares, presidente do Boi de Maracanã
Saiba mais
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) dará início hoje aos trabalhos de organização e orientação a todos os responsáveis por arraiais públicos e particulares e estabelecimentos que promovem eventos neste período. Às 10h, haverá uma reunião no auditório da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), localizada na Rua do Caminho da Boiada, nº 130, Centro, onde deverão participar todos os grupos, proprietários e promotores de arraiais da Região Metropolitana de São Luís.
O encontro tem como objetivo padronizar, disciplinar e orientar todos os que promovem arraiais, barraqueiros e organizadores de festas para o período de São João na capital maranhense, quanto às diretrizes e normas que tratam da segurança preventiva e do funcionamento nestes locais.
Dentre os assuntos a serem tratados, estão os prazos para o licenciamento, vistoria e fiscalização, medidas de prevenção, disposição das barracas, palcos, saídas de emergência, instalações elétricas, estrutura dos arraiais, capacidade de público, extintores, uso de equipamentos como fogões e churrasqueiras, acondicionamento dos produtos a serem comercializados, queima de fogos e GLP, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!