ENSAIOS - Aberta a temporada de preparação dos bumba-bois de São Luís

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

ENSAIOS - Aberta a temporada de preparação dos bumba-bois de São Luís

Patricia Cunha- IMPAR - 09.05
Boi
O mês de junho se aproxima. Mês de efervescência da cultura popular quando as ruas da cidade se enchem com os batalhões dos bois de orquestra, zabumba, matraca, baixada e costa de mão. E para estarem prontos para exibir um grande espetáculo, os bois promovem os ensaios em suas sedes para estarem com coreografias e ritmos afinados para presentear o público. Neste sábado e domingo não faltarão opções para quem quiser curtir essa pré-temporada, em ensaios que são verdadeiras festas que varam a noite.
No bairro Maracanã as matracas e pandeirões vão ecoar com o primeiro ensaio do Boi de Maracanã hoje, 9, a partir das 23h. A noite começa com um grupo de pagode. Até o mês de junho haverá ensaio na sede do Boi, na Rua da Igreja, mantendo uma tradição secular da brincadeira. Este ano toda a temporada do grupo será de homenagens a Humberto Maracanã, falecido no dia 19 de janeiro deste ano.
“Tanto o couro do boi, quanto as indumentárias, as toadas que são cantadas... tudo será para homenagear Humberto. Ribinha, Teteco e Humberto Filho fizeram uma seleção só com as toadas de Humberto, e é isso, vamos levar o Boi na seriedade e com o compromisso que sempre tivemos. Humberto quando se foi deixou quase tudo pronto, então estamos preparados para fazer uma boa temporada. Depois que ele faleceu nós já fizemos duas apresentações espetaculares. Sei que muitos vão estar com os olhares para nós para saber como vamos nos sair sem Humberto, mas podem ter certeza que vamos desempenhar o mesmo trabalho que fazíamos antes, mantendo a tradição que Humberto deixou”, afirma Maria José Soares, presidente do Boi.
O Boi de Maracanã contabiliza mais de um século de história e o cantador Humberto de Maracanã integra o grupo folclórico há 43 anos. O batalhão destaca-se pela originalidade de seu projeto e por desenvolver um trabalho de permanência de sua autenticidade e tradição ao longo de todos esses anos.
Também do sotaque de matraca o Boi da Maioba fará ensaio neste sábado, 9, a partir das 22h, no Viva Maioba. Na ocasião o grupo fará o complemento da gravação do DVD Maioba e Lençóis!Amor à Primeira Vista, que começou a ser gravado em Barreirinhas em março passado. Para este ano foram programados 10 ensaios. O Boi da Maioba fará este ano 118 de fundação e reúne uma média de 3 a 5 mil pessoas, entre participantes e espectadores, a cada ensaio – número que aumenta no período junino.
Boi
O sotaque de orquestra
Da matraca para o sotaque de orquestra, o Boi de Morros fará ensaio neste sábado e domingo, às 15h, na Chácara Irmã Sol, no Parque das Palmeiras (Alto do Turu). Recentemente o grupo fez a gravação do 3º DVD na cidade de Morros em que cultuará a cultura, folclore, arquitetura religiosa, a natureza e o povo da cidade.
Neste ano o tema do boi é Ele em tudo está. Para José Lobato, amo e presidente do grupo, o tema está relacionado às conquistas do grupo. “São 39 anos que o boi vai completar. Então, observando tudo o que conquistamos, cada detalhe e o que passamos até chegar aqui, reforçamos que Deus está muito presente fazendo a gente crescer e colocando a mão em tudo”, afirma Lobato.
Uma novidade nos ensaios do grupo este ano é o projeto IMC – Índio e Índia na Medida Certa. Nos finais de semana pela manhã os brincantes participam de atividades esportivas como futebol de salão, de campo, voleibol, hidroginásticas e aulas de zumba acompanhados por profissionais de educação física. O objetivo é deixar índios e índias em forma para encarar a temporada de 2015. “O boi investe na saúde dos brincantes. Pela manhã eles entram em forma e à tarde a gente ensaia coreografia e orquestra”, afirma Lobato.
O Boi Encanto do Olho d’Água fará ensaio hoje (9), a partir das 19h, na Praça do Viva Planalto Turu I. 130 integrantes entres dançarinos e orquestra estão se preparando para a temporada 2015.
A novidade será no repertório do grupo para este ano, quando foram selecionadas várias toadas para homenagear Humberto Maracanã. “Faremos um pout pourri com algumas toadas do mestre, temos novos arranjos nas músicas que serão apresentadas neste ano, afinal são 17 anos de atividades e faremos o ensaio redondo no dia 7 de junho”, afirma Félix Pereira, presidente do boi.
O Boi Brilho da Terra fará uma feijoada neste sábado, 9, a partir do meio-dia, com ensaio geral do grupo na sede social (Estrada de Ribamar). A Feijoada do Brilho, com entrada a R$ 25 (com direito a feijoada e 10 latas de cerveja) terá ainda como atrações Gasparzinha do Som.
Outros ensaios
O Boi União da Baixada do Monte começam os ensaios na sede: 2ª Travessa Castro Alves, 25 – Monte Castelo, sob o comando de Mestre Raimundinho e Nestor. Na ocasião será exposto o material proveniente de oficinas que foi produzido no Ponto de Cultura Ciranda do Aprender. Após a exposição todo o material, como bordados com miçangas e canutilhos, confecção de chapéus de pena, caretas de cazumbás e desenhos para o couro de boi serão doados para o boi.
O Boi da Madre Deus que começou a ensaiar no sábado de aleluia, prossegue com a temporada de ensaios aos domingos na sede do Boi, no mesmo bairro, sob o comando das vozes dos cantadores Ivaldo Onça e Ronaldinho; entra em cena o personagem principal da festa, o bumba meu boi. O grupo também prepara o lançamento do CD para este ano, e o lançamento deverá ocorrer ainda este mês.
Na Liberdade a partir das 19h acontece o ensaio aberto do Boi da Liberdade/Leonardo, sotaque de zabumba na Rua Alberto de Oliveira, 150 – Liberdade, próximo ao Viva Liberdade.
Na Cohab a festa será promovida pelo Boi Pirilampo, brincadeira que congrega todos os sotaques de bumba meu boi e mais algumas danças. O Boi Itinerante é um projeto em que vários outros grupos de boi são convidados a se apresentar na sede do boi, na Cohab. O projeto começa neste sábado, a partir das 18h. Segundo a organização vários conjuntos já estão agendados. Para este ano o grupo conclui recentemente a produção do XVI CD do Boi Pirilampo. Os arranjos musicais são dos Maestros João Eudes Martins Junior e Nonato Silva, que este ano passa a integrar a orquestra do grupo, e os arranjos percussivos de Mestre Julio.
SERVIÇO
O quê? Ensaios de bois
Quando? Hoje (9) e amanhã (10)
Onde? Sedes dos grupos
Quanto? Aberto ao público

C

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!