Montagem de carros alegóricos é iniciada pelas escolas de samba

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Montagem de carros alegóricos é iniciada pelas escolas de samba

Agremiações já começaram a montagem das estruturas para o desfile e barracões já entraram no clima da festa de Momo.

08/02/2015 - Jornal O Estado do MA.
.
Homem solda parte de carro alegórico de desfile

Na Favela do Samba, o ritmo do barracão é de tranquilidade. Finalizando a confecção das fantasias que estão sendo feitas em ateliês especializados, as cerca de 20 pessoas que trabalham no barracão da agremiação, no Sacavém, se dedicam à montagem dos carros. Dois deles já estão prontos.
A presidente da Favela do Samba, Jeisa Moraes conta que a escola está cumprindo o calendário planejado desde o ano passado.
Este ano, a escola do Sacavém defenderá o tema Os quatro elementos formadores do Universo: Terra, Água, Fogo e Ar: Favela do Samba é pura energia!.De acordo com Jeisa Moraes, a escola está com mais da metade da produção pronta. “Na verdade, o trabalho só está totalmente pronto depois que a escola passa na avenida e tudo dá certo, antes disto, ainda temos muito o que fazer”, acredita.

Apesar desta crença, a presidente tem dado o ritmo do barracão, que reúne cerca de 20 pessoas trabalhando de 8h às 18h, diariamente. Uma delas é o decorador de carros Helilton Charles. Favelense convicto, tem se dedicado exclusivamente à escola nos dois últimos meses. “Nossa intenção é ganhar o Carnaval, claro. Pra isto, trabalhamos. Para mim, a Favela é tudo, aqui tenho aprendido muita coisa”, diz ele.
Com samba-enredo criado por Josias Silva e Luzian Silva, a escolha se deu ainda em dezembro. “O trabalho da escola não começa apenas no barracão, tem início bem antes, desde a pesquisa do tema, a seleção do samba e, claro, a ‘mão na massa’ propriamente dita, que é feita no barracão com a confecção de adereços, fantasias e carros”, pondera Jeisa Moraes.
Ano passado, a Favela do Samba ficou em terceiro lugar no desfile de passarela. A escola, no entanto, já conquistou 15 títulos, sendo sete consecutivos. O primeiro foi em 1977, com um enredo de autoria de Chico Coimbra. Este ano, vai desfilar com 18 alas e cinco carros alegóricos. A bateria agregará 150 ritmistas e cerca de 1.600 componentes deverão desfilar este ano. “Tivemos um grande prejuízo em 2013 quando não houve o desfile. Acho que demoraremos um tempo para recuperar isto, inclusive no trabalho de incentivar as pessoas a participarem mais dos desfiles”, acredita Jeisa Moraes.
Marambaia – A escola do Bairro de Fátima, que este ano aposta no tema PH: Uma História de Alegria e Fantasia no Maranhão, em homenagem ao jornalista Pergentino Holanda, de O Estado, está correndo contra o tempo para preparar as 17 alas e os cinco carros alegóricos que pretende levar para a passarela do samba do Anel Viário.
Com os trabalhos tendo começado há cerca de 20 dias, a presidente da escola, Maria Célia, diz que metade do desfile já está pronto. “Estamos metendo a cabeça para preparar nosso Carnaval”.
Para a presidente, a competição não é importante. “Já estamos acostumados e este julgamento, que sempre questionamos. Então, vamos entrar na avenida para brincar nosso Carnaval e pronto”, diz Célia Maria.
Ao mesmo tempo em que prepara os carros no barracão do Bairro de Fátima, a agremiação conta com a ajuda das costureiras para dar forma às fantasias. Tudo para narrar a trajetória de um dos mais importantes colunistas do Maranhão, Pergentino Holanda.
Quinta colocada no desfile do ano passado, quando fez uma homenagem ao seu bairro de origem e a Nossa Senhora de Fátima, a escola neste ano se baseou em pesquisa realizada pelo professor Jomar Moraes.
Assim, a agremiação apresentará, no primeiro quadro, a história do jornalista que nasceu em Presidente Dutra. O segundo, abordará o lado profissional de PH, destacando os quase 50 anos dedicados ao jornalismo. No terceiro e quarto quadros, serão os bailes temáticos do Havaí, Carnaval em Pequim e o bloco de Carnaval Cordão do Ponto Com. A escola irá para a avenida com 1.600 componentes, vestidos nas cores ouro, azul, verde e branco. (C.M.)
Programação de desfiles
Domingo (15)
21h - Mocidade Independente da Ilha
22h10 - Turma de Mangueira
23h20 -Unidos de Ribamar
0h30 - Túnel do Sacavém
01h40 - Flor do Samba
Segunda-feira (16)
21h - Terrestre do Samba
22h10 - Império Serrano
22h20 - Marambaia
0h30 - Favela do Samba
01h40 - Turma do Quinto


De olho no relógio
Agremiações aceleram o passo para deixar tudo pronto para o desfile de 2015.
Carla Melo

Barracão da Turma do Quinto está em ritmo intenso
Há oito dias para a primeira noite de desfiles das escolas de samba de São Luís, as agremiações correm contra o tempo para deixar tudo pronto e fazer bonito na avenida. Em meio a tecidos, armações e brilho, o objetivo é driblar as dificuldades e partir para a disputa pelo título de campeã do Carnaval 2015.
Semana passada, em visita há alguns barracões, O Estado viu de perto a quantas anda o compasso das escolas de samba. Enquanto umas estavam nos ajustes finais, outras começavam os trabalhos de montagem de carros, alegorias e fantasias. Organizado pela Prefeitura de São Luís, o desfile ocorrerá em dois dias: domingo, dia 15, e segunda, dia 16, na passarela do samba, montada no Anel Viário.
Uma das mais adiantadas em seus preparativos, a Turma do Quinto, campeã do ano passado, traz o tema Madre Deus de Festejos e Festanças. De acordo com o presidente Nelson Costa, 70% do trabalho está concluído. “A expectativa é de um grande desfile, mas sem menosprezar as concorrentes”, diz Nelson Costa.
Os trabalhos no barracão da escola madredivina começaram em novembro do ano passado, pararam em dezembro e retornaram com todo o gás em janeiro. “Nossa escola não esperou pelos recursos oficiais para dar a largada rumo ao Carnaval. Pensamos em algumas alternativas e uma delas é a reciclagem de materiais”, diz Airton Rolim que, ao lado de Washington Coelho e Andrea Maio, integra a comissão de Carnaval da Escola.
Atualmente, o barracão da Turma do Quinto está voltado para a confecção dos carros alegóricos. A escola desfilará com cinco carros, 17 alas e 120 ritmistas na bateria. A expectativa é levar cerca de 2.500 integrantes para a passarela.
Com cerca de 30 pessoas trabalhando no barracão, já estão sendo finalizadas as fantasias e adereços. “Este ano, queremos evitar correria de última hora”, diz Airton Rolim.
Se depender de dona Eline Cardoso, que há anos é costureira da escola, tudo sairá perfeito no dia do desfile. “Chego aqui às 7h e saio por volta das 20h. Tudo para ver a escola bem bonita”, diz a costureira que no dia do desfile integra a harmonia da escola.
Para o presidente da agremiação, falar sobre a comunidade é uma honra. “Vamos levar para a passarela a Madre Deus antiga, o bairro que é celeiro de bambas”, diz Nelson Costa.
Flor do samba - Segunda colocada no desfile do ano passado, a Flor do Samba iniciou os trabalhos apenas na semana passada. No barracão, a produção está na fase de soldagem das estruturas dos carros alegóricos, enquanto as fantasias estão distribuídas em ateliês da comunidade do Desterro, bairro sede da escola.
Com o tema Tambores, o astro iluminado, a Flor do Samba vai contar a história do instrumento desde os primórdios da humanidade até seus diversos usos tanto na esfera cultural quanto religiosa.
De acordo com Luís Carlos Vovô, que é puxador de samba e também o diretor de barracão, embora muito corrido, tudo será feito a tempo. “Nosso trabalho está atrasado, sim, e atribuo isto à falta de interesse dos nossos gestores e também à falta de organização de quem faz a cultura, porque falta um projeto de Carnaval”, opina Vovô.
Para vencer a falta de tempo, ele aposta na criatividade como elemento surpresa. A intenção da escola é desfilar com 16 alas, cinco alegorias e dois casais de mestre-sala e porta-bandeira. Na bateria, 120 ritmistas que darão o tom do samba-enredo composto por Chico da Ladeira, Vovô e Yeda Maranhão.
O último título de Carnaval da Flor do Samba foi há 18 anos, com o tema No rabo de uma estrela, conquistado em 1997, quando ficou empatada com a Favela do Samba. A escola celebra 75 anos de fundação em 2015.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!