8ª Feira do Livro começa hoje em São Luís

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

8ª Feira do Livro começa hoje em São Luís



 Caderno Alternativo - Jornal O Estado do Maranhão

São Luís se transforma, a partir de hoje, na cidade da literatura, com a abertura da oitava edição da Feira do Livro de São Luís. A programação se estenderá até o dia 9 de novembro no Desterro, Centro Histórico, em espaços como o Convento das Mercês, sede da Fundação da Memória Republicana Brasileira, uma das apoiadoras da feira. 

A abertura será às 18h30, no pátio interno do Convento das Mercês, com a presença do escritor maranhense Wilson Marques, patrono do evento e da jornalista Mundinha Araújo, uma das homenageadas. Maria Raimunda Araújo é uma das fundadoras do Centro de Cultura Negra do Maranhão, em 1979, e desenvolve pesquisas sobre a resistência do negro escravo no Maranhão. O dramaturgo e jornalista Ubiratan Teixeira , falecido em junho deste ano, e o jornalista e escritor Odylo Costa, filho, pelo ano do centenário também serão homenageados. 

Este ano, o tema será Literatura Infantil: aqui começa a magia da leitura. Assim, todo o universo mágico dos pequenos ganhará destaque por meio da pena de convidados ilustres, a exemplo do quadrinista Maurício de Sousa, que faz palestra amanhã, às 16h, no auditório do Convento das Mercês.


Com curadoria de Celso Borges e coordenação de Rita Oliveira, as atividades do evento serão realizadas também no Auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Largo da Igreja do Desterro, praça lateral do Museu do Audiovisual do Maranhão (Mavam), Escola de Música do Bom Menino, Centro Educacional Lagoa Amarela (Agadá), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e Aliança Francesa, sempre das 9h às 22h. A expectativa é atrair mais de 200 mil pessoas, ao longo de 10 dias de programação.

Programação – Segundo Celso Borges, 70% da programação acontecerá no Convento das Mercês, incluindo oito palestras principais e 16 cafés literários, sendo dois por dia. No total, conforme ele adiantou, haverá 40 estandes de livreiros e a participação de duas editoras nacionais, sendo uma delas a conhecida Companhia das Letras.

Recentemente, além de toda a programação já anunciada, foi confirmada a participação do cantor Zeca Baleiro, que lançará o CD autoral Zoró, dia 3 de novembro, às 10h, no Convento das Mercês. O álbum é voltado para o público infantil. Borges destacou a grandiosidade do evento em termos de adesões e participações.

Um exemplo é a lista de personalidades nacionais e internacionais, entre elas Maurício de Sousa, o biógrafo Paulo César de Araújo (que escreveu a polêmica biografia não autorizada de Roberto Carlos), o ator e poeta Gerô Camilo, os escritores Jotabê Medeiros, Otávio Rodrigues, Cadão Volpato, Paula Pimenta, Luiz Gutemberg, Cecília Costa, Marina Colasanti e até Jean-Paul Delfino, prosador contemporâneo francês, cuja vinda foi viabilizado graças à parceria com a Aliança Francesa. Ele proferirá palestra no dia 7, às 19h, no auditório da mesma instituição de ensino.

Maurício de Sousa falará sobre o mundo mágico dos quadrinhos e Marina Colasanti sobre o tema da Feira, no mesmo dia, mas às 19h30. A literatura infantil também será abordada por outros escritores convidados, como Pedro Bandeira, Sidney Gusman, Ninfa Parreiras, Luciano Pontes e Alexandre Azevedo.

O curador destacou que este ano o evento ganhou novo espaço, mas continua com seu caráter de envolver a população e também os moradores do bairro-sede, o Desterro. Para tal, a coordenação reuniu-se com representantes comunitários para que eles pudessem se integrar ao projeto. “Queremos a participação de todos e tivemos esse cuidado de possibilitarmos a interação dos moradores daquela área do Centro Histórico, que também abraçaram a iniciativa”, confirmou Celso Borges.

No Convento das Mercês, serão ministradas palestras sobre diversos temas, a programação naquele espaço inclui também Café Literário. No dia 10 de novembro, o tema De Cazuza a Touché: a literatura infantil no Maranhão será abordado pelos escritores Lenita Estrela de Sá e João Carlos Pimentel Cantanhede. Gonçalves Dias – Outros Olhares é outro tema proposto e será discutido por LuisAntonioGiron e Jomar Moraes. Arlete Nogueira da Cruz e Sebastião Moreira Duarte, por sua vez, debaterão o tema Outras Leituras, com a apresentação de João Pedro Borges e Vítor Vieira.

Amanhã, terá início o Festival Papoético, no Mirante do Convento das Mercês, começando com Kátia Dias, e no dia 2, com Moisés Nobre, Paulinho Nó Cego e Lêda Nascimento. No dia 3, será a vez de Dayana Roberto, Marcelino Freire (Recife) e Ricardo Aleixo (Belo Horizonte). Dia 4, Raimunda Frazão, Lúcia Santos, Walberth Guimarães e Salgado Maranhão. No dia seguinte, Reuben da Cunha Rocha, Marcelo Sandmann (Curitiba) e Cristina Biscaia também participarão. 

O evento é realizado pela Fundação Municipal de Cultura de São Luís com co-realização do Sesc, a Associação de Livreiros do Estado do Maranhão e a Secretaria Municipal de Educação e patrocínio da Vale.

Números

10 dias de evento
40 estandes de livreiros
200 mil é a expectativa de público nos 10 dias

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!