Horário político na TV é decisivo para voto, diz pesquisa

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Horário político na TV é decisivo para voto, diz pesquisa



Por Rogério Jordão
 
O horário eleitoral é chato e o telespectador desliga a TV, certo? Em termos. Na última pesquisa nacional do Ibope, realizada em 18 de julho, 26% dos eleitores afirmaram que a propaganda política, que começa daqui 07 dias, está entre suas principais fontes de informação para decidir o voto. Perde apenas para notícias na TV (55%) e conversa com amigos e familiares (48%).

Como todos os rádios e canais da TV aberta retransmitem o horário eleitoral, a audiência é enorme. Os números da pesquisa apontam que pelo menos 35 milhões de eleitores prestam atenção – e muito – ao que os candidatos apresentam.


Os presidenciáveis terão dois blocos diários de 25 minutos às terças, quintas e sábados. Neste ponto Dilma leva vantagem: ela terá 11 minutos e 24 segundos, contra 4 minutos e 37 segundos de Aécio e 1 minuto e 69 segundos de Eduardo Campos.

Mas talvez mais eficaz, do ponto de vista do marketing, para os candidatos sejam as propagandas rápidas – de 30 segundos a 1 minuto – que estarão espalhadas pela programação durante os 45 dias de campanha. Spots publicitários “pegam” o telespectador de surpresa, pois vem misturados a outros comerciais e atingem diferentes públicos (mesmo aqueles que não gostam do horário eleitoral...).

Dilma também terá bem mais tempo de comerciais do que os adversários: 123 minutos no total. Aécio terá 50 minutos, Eduardo Campos 22 minutos e Pastor Everaldo 13 minutos.

O certo é que as campanhas gastam muita energia (e dinheiro) nos seus programas de TV. As mensagens são trabalhadas a partir de pesquisas qualitativas e “testadas” antes ou depois dos programas irem ao ar. Estas medições são importantes para o candidato acertar o “tom”, ver o que está funcionando e o que está dando errado.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!