Grupo de tambor de crioula Maracrioula foi selecionado por edital do Ministerio da Cultura para fazer seis apresentacoes em Fortaleza, durante a Copa do Mundo.

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Grupo de tambor de crioula Maracrioula foi selecionado por edital do Ministerio da Cultura para fazer seis apresentacoes em Fortaleza, durante a Copa do Mundo.


O tambor de crioula Maracrioula levará a cultura maranhense para o Ceará, durante a Copa do Mundo. O grupo fará seis apresentações entre os dias 4 e 6 de julho em Fortaleza, uma das cidades-sede do Mundial de futebol.
A viagem acontece graças à aprovação do Maracrioula no edital Concurso Cultura 2014, do Ministério da Cultura. “O nosso objetivo é mostrar nossa cultura, a cultura maranhense, nossas danças e manifestações para as pessoas que estarão acompanhando a Copa do Mundo em Fortaleza”, diz o presidente do grupo, José do Nascimento.
Fundado há 10 anos, o Maracrioula tem sede no bairro Liberdade. Criado em maio de 2004, no bairro que tem um dos maiores números de descendentes quilombolas do Brasil, o grupo surgiu por incentivo de amigos. “O tambor Maracrioula nasceu e cresceu em São Luís e tem orgulho de ter a rua como palco principal. Muitas vezes na chuva ou no sol do meio dia, sempre com vontade e grande prazer de levar nossa cultura e fazeres artísticos a quem nunca viu, e para quem aprecia a manifestação”, sintetiza Nascimento.
Integrantes – Atualmente o tambor reúne cerca de 30 integrantes sendo que destes viajarão 25. “São 10 percussionistas e o restante são coreiras”, explica Nascimento. Para a coordenadora de projetos do grupo, Karla Silva, os editais são uma boa ferramenta para que os grupos culturais possam se apresentar sem o auxílio dos governos estadual e municipal. “Nosso grupo tem atividades o ano inteiro, nos apresentamos no bairro e outras cidades do Maranhão, mesmo não tendo ainda um espaço para nossa sede definitiva. Hoje o tambor funciona na casa do presidente do grupo”, destaca a coordenadora.
Karla Silva frisa ainda que, além de ser uma manifestação cultural, o tambor é uma manifestação social. “Ele nasce para dar respostas e diminuir problemas responsáveis por alterar a realidade da organização, pois ele originou-se em um bairro periférico, onde está concentrada uma alta porcentagem das camadas mais pobres da sociedade, onde seus componentes, não desfrutam de lazer, quase todos nunca foram ao cinema ou teatro, ou nunca tiveram a oportunidade de viajar”.
O presidente do grupo, José do Nascimento, ressalta que o concurso tem o objetivo de alegrar os integrantes. “O valor do Concurso Cultura 2014, para o grupo de Tambor de Crioula Maracrioula, também é o de oferecer aos seus integrantes um lazer, uma distração, um sorriso, um olhar de futuro melhor”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!