Chegou a hora da Copa no Brasil
O Brasil encara a Croácia hoje, na abertura da Copa que divide opiniões
Depois de quase sete anos de preparativos, a Copa do Mundo no Brasil começa nesta quinta (12) no Itaquerão, em São Paulo, às 17h. Após 64 anos, o país volta a sediar um Mundial de futebol.Apesar de gastos de R$ 26 bilhões (a maior parte dinheiro público), atrasos e desconfiança em relação à capacidade do Brasil de organizar o evento, a maior competição da história do esporte no país, enfim, tem início com o jogo entre Brasil e Croácia. É a primeira das 64 partidas do torneio.
Nos últimos dias, finalmente o clima de Copa começou a tomar o Brasil, com o verde-amarelo nas ruas, embora um terço dos brasileiros ainda se declarem contra o evento, segundo o Datafolha.
O Mundial que pode levar o Brasil ao hexacampeonato ou a repetir o trauma de 1950 conta com 3 milhões de ingressos vendidos.
Experiência
Jogador de linha que mais atuou pela seleção antes de estrear em Copas, Neymar, 22, diz que estar maduro evita a ansiedade
Este Mundial será o seu primeiro. Nem Pelé passou por isso --quando estreou, em 1958, aos 17, ainda não era o principal jogador do país.
Mas não chame Neymar de inexperiente. Pelo contrário.
"Já estou maduro para estar ansioso. Antes da final da Libertadores, em 2010 [pelo Santos], fui dormir cinco, seis da manhã. Agora não. Já estou bem acostumado a jogar pelo Brasil", disse ontem.
O atacante se transformou no principal atleta do Brasil nos últimos quatro anos e alcançará nesta quinta (12) o jogo de número 50 com a camisa da seleção principal.
Nenhum outro jogador de linha fez tantas partidas pelo Brasil até estrear em uma Copa. Nem Pelé (completou seis em 1958), nem Ronaldo (39 em 1998) ou Romário (26 em 1990), heróis de conquistas mundiais da seleção.
"Ele foi campeão de quase tudo que disputou no Santos, joga no Barcelona e tem destaque desde quando tinha menos de 18 anos. Experiência não falta ao Neymar", disse o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira.
Parreira era o treinador que, em 1994, apostou em um Ronaldo com 17 anos, mas não o colocou em campo. "Ronaldo era um menino. Hoje, Neymar é maduro."
O técnico Luiz Felipe Scolari tem em seu camisa 10, que também será o mais jovem a vestir esse número em Mundiais desde Pelé, o quarto jogador do elenco que mais vezes vestiu a camisa.
Ele perde apenas para Júlio César (80), Daniel Alves (76) e Maicon (68), todos jogadores com mais de 30 anos.
Somente o goleiro Dida fez mais partidas na seleção antes de entrar em campo num Mundial --foram 86.
Mas ele já havia participado de outras duas Copas, em 1998 e 2002, como reserva, e estreou em uma partida de Copa com 32 anos, dez a mais do que Neymar.
RECORDES
Os números do atacante prometem transformá-lo em um dos grandes da seleção se tiver uma carreira estável.
Neymar estreou em agosto de 2010, em uma vitória sobre os EUA. Estava ao lado de seu companheiro de Santos Paulo Henrique Ganso, que ficou pelo caminho, enquanto Neymar se firmou como a estrela que prometia ser.
Não é impossível pensar em Neymar ultrapassando Cafu e se tornando o jogador com mais partidas pela seleção. Poderia fazer isso: chega a 150 jogos, em mais oito anos, completando 30.
Sempre que foi campeão, o Brasil tinha uma referência: Pelé (1958 e 1970), Garrincha (1958 e 1962), Romário (1994) e Ronaldo (2002). Esta Copa é de
0 comentários:
Postar um comentário