Historia do Brasil no cinema de verdade

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Historia do Brasil no cinema de verdade

Realizada pelo Instituto Cultura em Movimento, a Mostra Cinema pela Verdade está em sua terceira edição e começa hoje com a exibição do filme.
22/04/2014 00h00

A história dos 50 anos da Ditadura Militar será lembrada e discutida na terceira edição da Mostra Cinema pela Verdade, uma iniciativa do Instituto Cultura em Movimento (Icem), a partir da exibição de três filmes documentários, sendo a primeira sessão hoje, às 18h, e as próximas nos dias 30 e 7, 14 e 20 de maio, sempre no auditório Mário Meireles, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O filme de hoje será Repare Bem, de Maria de Medeiros. Os outros serão Camponeses do Araguaia - A guerrilha vista por dentro e Ainda existem perseguidos políticos. Além do Maranhão, os outros estados da federação terão pelo menos seis sessões gratuitas entre este mês e o próximo, totalizando 162 exibições seguidas de debates.
O documentário Repare Bem foi lançado no ano passado e aborda a história do jovem guerrilheiro Eduardo Leite “Bacuri”, que morreu em 1970 nas mãos da Ditadura Militar brasileira, depois de 109 dias de tortura. Sua companheira, Denise Crispim, foi perseguida e presa durante a gravidez, mas conseguiu fugir para o Chile depois do nascimento de Eduarda. Lá, ela encontrou seus pais exilados, os quais dedicaram toda a sua vida à luta pela liberdade. A violência da repressão voltou a atingir a família com o golpe de Augusto Pinochet, obrigando pais e filhos a se dispersar pelo mundo.
Edital - Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto foi contemplado pelo edital Marcas da Memória, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco na Ditadura Militar no Brasil e na América Latina. "O Festival de Cinema pela Verdade chega à sua terceira edição em um momento de afirmação de nossa democracia com o aniversário dos 50 anos do Golpe. Este ano serve para reafirmar o 'nunca mais' e para dizermos em alto e bom tom que a sociedade brasileira não aceita ruptura com as instituições e com a Constituição", diz o secretário nacional de Justiça e presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.
A mostra Cinema pela Verdade teve início na última semana de março, quando universitários das 27 unidades federativas do Brasil reuniram-se em um hotel no interior do Rio de Janeiro para participar de uma intensa capacitação que os tornaram agentes mobilizadores. Oriundos dos cursos de Jornalismo, Ciências Políticas, História, Sociologia, entre outros, eles serão responsáveis por produzir e promover a mostra em universidades, escolas e centros culturais de todas as capitais e em algumas cidades do interior do país.
Em São Luís, a agente mobilizadora é o estudante de Rádio e TV na Universidade Federal do Maranhão, Nádia Cristina Costa.
O Icem é uma organização da Sociedade Civil de interesse Público (OSCIP), fundada em 2002. Nasceu da bem sucedida experiência do projeto Cinema em Movimento, rede nacional de agentes culturais, organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros. O instituto atua em todas as 27 unidades da federação."O Icem acredita no audiovisual, no cinema, como um instrumento potencializador do debate e o Cinema Pela Verdade é uma ótima oportunidade de interlocução com o público jovem, atuante e crítico. Este ano, em que se completam os 50 anos do Golpe, o projeto vem para somar a discussão do que foi a Ditadura Militar no Brasil. Falar sobre, discutir, esclarecer, facilita o entendimento do presente e futuro e é isso que o Cinema Pela Verdade se propõe a fazer", conclui a vice-presidente do Icem, Luciana Boal Marinho.

Serviço

• O quê
Exibição do documentário Repare Bem, de Maria de Medeiros
• Quando
Hoje, às 18h
• Onde
Auditório Mario Meireles, na UFMA
• Entrada franca

Próximas sessões

Dia 30, às 18h - Camponeses do Araguaia - A Guerrilha Vista por Dentro
Dia 7 de maio, às 18h - Ainda existem perseguidos políticos
Dia 14, às 18h - Repare Bem
Dia 20, às 18h - Camponeses do Araguaia - A guerrilha vista por dentr
o

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!