Deu no Jornal O Estado do Maranhao
Praias da Ponta d´Areia, São Marcos e Calhau estão impróprias para banho
No laudo divulgado pela Secretaria de Estado do meio Ambiente consta elevação nos índices de coliformes fecais encontrados nas amostras coletadas.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) informou, com base no último laudo divulgado pela entidade no dia 25 de março, que as praias da Ponta d´Areia, São Marcos e Calhau têm trechos ou estão integralmente impróprias para banho. Ainda segundo a Sema, o laudo mais recente aponta uma elevação nos índices de coliformes fecais encontrados nas amostras coletadas em fevereiro deste ano - quando apenas duas praias (São Marcos e Calhau), eram apontadas como inapropriadas para banho.
Até o momento, 14 laudos foram elaborados pela Sema em 2014. Ainda de acordo com o documento, as praias Foz do Rio Calhau, Foz do Rio Pimenta, Foz do Rio Claro, Foz do Rio Jaguarema e Foz do Rio Olho de Porco continuam interditadas. Para a elaboração do laudo mais recente, foram coletadas e analisadas amostras de água de 17 pontos, distribuídos nas praias da Ponta d´Areia, São Marcos, Calhau, Olho d´Água, Praia do Meio e Araçagi.
Ainda segundo a Sema, para a avaliação da qualidade da água, foi utilizado um indicador microbiológico (Escherichia coli), com a finalidade de quantificar bactérias por 100 mililitros de água do mar, sendo as amostras de água colhidas em situação de maré baixa.
Análises - De acordo com a superintendente de Monitoramento da Sema, Liene Pereira, as análises das amostras continuarão a ser feitas, de forma periódica. "Trata-se de um trabalho sistemático e feito semanalmente para checar as condições das praias. Cabe à Secretaria Estadual de Saúde a análise dessas amostras. A Sema cuida apenas da parte de verificar, apoiada nos resultados feitos pela pasta da Saúde, se aquele trecho é considerado próprio ou não para banho", afirmou.
O monitoramento da Sema obedece aos padrões fixados em resolução fixada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). De acordo com o conselho, as águas das praias serão consideradas próprias quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli a cada 100 ml (mililitros) coletados. Ainda segundo o Conama, as águas das praias serão consideradas impróprias, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia coli a cada 100 ml coletados.
Mais
O Escherichia coli (E. coli) é um grupo de bactérias que pode causar diarreia, enquanto outros provocam infecção urinária, doença respiratória e até, em alguns casos, pneumonia.
Laudo do dia 25 de março/2014
Ponto 1 - Praia da Ponta d´Areia - Imprópria
Ponto 2 - Praia da Ponta d´ Areia - Própria
Ponto 3 - Praia da Ponta d´Areia - Própria
Ponto 4 - Praia de São Marcos - Imprópria
Ponto 5 - Praia de São Marcos - Imprópria
Ponto 6 - Foz do Rio Calhau - Interditada
Ponto 7 - Praia do Calhau - Imprópria
Ponto 8 - Praia do Calhau - Imprópria
Ponto 9 - Foz do Rio Pimenta - Interditada
Ponto 10 - Foz do Rio Claro - Interditada
Ponto 11 - Praia do Olho d´ Água - Própria
Ponto 12 - Praia do Olho d´ Água - Própria
Ponto 13 - Foz do Rio Jaguarema - Interditada
Ponto 14 - Praia do Meio - Própria
Ponto 15 - Praia do Araçagy - Própria
Ponto 16 - Praia do Araçagy - Própria
Ponto 17 - Foz do Rio Olho de Porco - Interditada
0 comentários:
Postar um comentário