Camara aprova recomendacao para tirar do ar propaganda 'bullying' com Neymar
Redacao Portal IMPRENSA | 13/03/2014
A campanha do Guaraná Antarctica com Neymar fazendo “pegadinha” com turistas estrangeiros pode estar com os dias contados. Por unanimidade, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara aprovou requerimento recomendado ao Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e à Presidência da República para tirar do ar o comercial.
Crédito:Reprodução
Deputado acha que o filme é ofensivo aos turistas
Segundo a Folha de S.Paulo, a peça publicitária foi considerada de mau gosto, ofensiva aos turistas que virão ao país e prejudicial à imagem da nação. Em contrapartida, o diretor de comunicação da AmBev, Alexandre Loures, ressaltou que o plano de mídia inicial para a marca Guaraná já encerrou seu período de exibição e tinha por objetivo destacar o bom humor do brasileiro, sem ofender os turistas.
Produzido pela agência DM9DDB, o filme trazia o jogador da seleção brasileira escrevendo bilhetes aos estrangeiros, no qual diziam textos do tipo "um guaraná para o 'água de salsicha' aqui" ou "um guaraná para o 'filhote de cruz credo', por favor". De acordo com Loures, o comercial passou por vários testes com consumidores antes de ir ao ar e em nenhum momento houve questionamento ou impressões negativas.
Com a decisão, a Câmara também aprovou a realização de uma audiência pública para discutir o tema. O autor do requerimento que pede a retirada da campanha, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO), disse que "essa propaganda estimula o trote e o bullying ao estrangeiro". Na Presidência da República, a recomendação será entregue na Secretaria de Direitos Humanos.
Comissao pede retirada de comercial de Neymar por “bullying” com estrangeiros
Na propaganda, jogador da seleção faz “pegadinha” ao ensinar estrangeiro a pedir Guaraná Antarctica. Ambev diz que “brincadeira” não teve a intenção de discriminar e que comercial já não é veiculado desde terça-feira
O comercial em questão é do Guaraná Antarctica, produzido pela agência DM9DDB. Na peça publicitária, Neymar faz “pegadinhas” com estrangeiros ao ensiná-los, por escrito, a pedir a bebida em quiosque de uma praia brasileira.
“Um jogador de futebol, respeitado no Brasil e no exterior, questionado por um turista sobre como pedir a bebida, ele ensina: um guaraná para o água de salsicha, um ‘garrana’ para o filhote de cruz credo. Ainda tem serra pelada e cão chupando manga… Fácil ver. Não se trata de apenas mais uma propaganda criativa. Trata-se da promoção do bullying, sua forma de praticá-lo, determinando inclusive seu público alvo: o turista em visita ao Brasil, no ano em que se realiza a Copa do Mundo”, diz o requerimento, do deputado Marcos Rogério (PDT-RO).
Segundo o deputado, campanhas publicitárias não podem promover a discriminação. “Estamos nos aproximando da Copa do Mundo. Evento esportivo que reunirá no Brasil turistas da maior parte do mundo, e nesse sentido, não podemos admitir a propaganda da Antarctica que promove o bullying”, reforçou o pedetista.
Em nota à imprensa, a Ambev, grupo do qual a Antarctica faz parte, disse que não teve a intenção de discriminar quem quer que seja. Lamentou que o comercial tenha sido mal interpretado e ressaltou que a propaganda saiu do ar anteontem (11), conforme estava previsto em seu plano de mídia. “A companhia lamenta que a brincadeira de Neymar com seus amigos tenha sido mal interpretada por algumas pessoas”, diz o comunicado.
Além de Marcos Rogério, também assinam o pedido de providências ao Conar as deputadas Érika Kokay (PT-DF) e Janete Rocha Pietá (PT-SP) e os deputados Domingos Dutra (SDD-MA), Nilmário Miranda (PT-MG) e Jean Wyllys (Psol-RJ).
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