Boi da Maioba abre temporada de ensaios para festas juninas
Para lançar disco, o grupo Bumba-Boi da Maioba, com 117 anos de fundação, realiza o primeiro ensaio da temporada 2014.
Iniciando a pré-temporada de festas juninas em São Luís, ocorrerá hoje, às 22h, no Parque Folclórico da Vila Palmeira, o primeiro ensaio do Batalhão Pesado do Boi da Maioba com o lançamento de CD e dos novos cantadores e a abertura da temporada de comemorações pelos 25 anos de cantoria de Chagas.
O batalhão tem 117 anos de existência e este ano lança a 33ª edição consecutiva de gravações. O novo álbum conta com 18 faixas inéditas, sendo 14 cantadas por Chagas e quatro toadas divididas entre os novos cantadores, Darlan (ex-Boi de São José dos Índios) e Jailson (ex-Boi de Iguaíba). Segundo o presidente do Boi da Maioba, José Inaldo Ferreira, a escolha dos novos cantadores para integrar o batalhão foi o casamento perfeito. "Escolhemos o Jailson devido à relação de afinidade que ele tem com um brincante do nosso batalhão e a disponibilidade que ele teve em fazer parte da Maioba e o Darlan foi cogitado depois de o ouvirmos cantar na morte do Boi de São José dos Índios, ano passado. Foi o casamento perfeito", disse.
Tributo - A primeira faixa do CD Maioba é Maioba é composta por Chagas. É uma homenagem dele para toda a comunidade da Maioba, agradecendo pelos 25 anos de cantoria. Chagas, que passou a ser conhecido dessa maneira após uma promessa da mãe dele ao santo Francisco das Chagas, se chama Francisco de Sousa Correia.
Ainda novo, aos 20 anos de idade, Chagas foi convidado a cantar para a diretoria do Boi da Maioba. Estavam presentes João Chiador, à época do cantador, e Zé Calça Curta, presidente do boi. Com a saída de Chiador em 1993, Chagas passou a ser o cantor oficial do Boi da Maioba e leva a Maioba para o mundo por meio de sua voz vibrante e talento nato.
O Boi da Maioba se prepara há seis meses para fazer boas apresentações nas festas juninas deste ano. A escolha da Vila Palmeira como palco para o primeiro ensaio do batalhão é motivada pela questão da mobilidade dos brincantes em participar de todos os eventos da agremiação, pois como a sede do boi é na Maioba, que se encontra fora do eixo urbano de São Luís, torna-se inviável o deslocamento para lá em todos os ensaios.
"O primeiro ensaio é carregado de uma mega expectativa. Só peço a Deus que nos ajude com um bom tempo e estimamos um público de cerca de 5 mil pessoas para conhecer e ouvir a toada de Chagas e dos novos cantadores", disse o presidente José Inaldo sobre a noite de hoje. O Boi da Maioba já se organiza para a gravação do décimo DVD que acontecerá dia 3 de maio, no Cais da Alegria
.
.
0 comentários:
Postar um comentário