Bloco das Carrocas anima folioes na quarta-feira na cidade de Rosario
Quem pensa que o Carnaval acaba na Quarta-feira de Cinzas não conhece a tradição do Bloco das Carroças que toma conta das ruas da cidade de Rosário no dia oficial da ressaca pós-folia de Momo. O evento, que reúne pessoas da capital e de cidades vizinhas, é realizado há 34 anos.
O bloco consiste em um desfile de cerca de 50 carroças puxadas por jumentos enfeitados, que levam os foliões ao som do melhor do Carnaval, em um desfile eletrizante e muito animado no qual são eleitas as três melhores carroças.
Para ser eleita entre as melhores, as carroças que competem devem obedecer a critérios como ser a carroça mais bonita, a mais original e se destacar em criatividade e animação. Os prêmios são os troféus Carroça de Ouro, Carroça de Prata e Carroça de Bronze.
Além dos troféus, as vencedoras levarão prêmios concedidos por empresários locais tais como geladeiras, fogões, TVs LCD, ferro de passar, liquidificadores, fogões, entre outros prêmios.
O público também é parte da festa, pois quem comparece ao desfile leva consigo a sensação de que a folia está terminando e que a festa é um dos últimos momentos de celebração momesca.
Festa - A festa, que congrega centenas de pessoas, nasceu com a iniciativa de um grupo de amigos que não se conformava com o fim do Carnaval. Eles resolveram continuar a festa na Quarta-Feira de Cinza, então, chamaram um carroceiro, alugaram a carroça e saíram pelas ruas da cidade bebendo, cantando e atraindo a atenção de curiosos, que ficaram espantados e encantados com a iniciativa dessa turma que ainda tinha muita energia para brincar, mesmo após quatro dias de folia.
A cada ano a manifestação cresce mais e há alguns anos integra o calendário oficial do Carnaval de Rosário atraindo os foliões que vêm de outras cidades e acabam parando em Rosário a fim de aproveitar um pouco mais a festa popular.
De acordo com os organizadores do bloco, a expectativa é que cerca de 20 mil pessoas compareçam este ano à festa. "O Bloco das Carroças hoje é feito para homenagear os carroceiros, que trabalham o ano inteiro e também durante o Carnaval sem ter tempo de se divertir", diz um dos coordenadores do bloco, o radialista Glauber Carvalho.
As carroças que participam do bloco puderam fazer as inscrições durante os quatro dias de Carnaval, na Churrascaria O Bar do Meio, local onde acontece também a concentração das carroças hoje.
A concentração acontece a partir do meio-dia. Logo após o desfile competitivo, as carroças saem pelas ruas da cidade arrastando os foliões, fazendo a festa, até chegar à Praça da Matriz, onde acontecerão os shows das bandas Bicho Terra e a Maquina de Descascar'alho.
0 comentários:
Postar um comentário