Fuzileiros da Fuzarca e Turma do Saco tem domingo de comemoracoes

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Fuzileiros da Fuzarca e Turma do Saco tem domingo de comemoracoes

Bloco Fuzileiros da Fuzarca celebra aniversario e se prepara para brilhar no Carnaval de Sao Luis; grupo desfila pelas ruas mostrando singularidade.
Carla Melo
Do Alternativo
16/02/2014 

Foto: Flora Dolores
O bloco Fuzileiros da Fuzarca faz cortejo
Um dos grupos mais tradicionais de São Luís, o Fuzileiros da Fuzarca completa 78 anos de muita história para contar. Formado, na sua maioria, por sambistas e foliões considerados da velha guarda, tem sua marca na batucada bem cadenciada, própria da forma de tocar das primeiras escolas de samba de São Luís, antes da implantação do ritmo mais acelerado que marca os desfiles atuais. Além do Fuzileiros da Fuzarca, a Turma do Saco celebra 40 anos de existência neste ano.
Ao completar 78 anos, o bloco madredivino é um dos mais antigos em atividade no Carnaval ludovicense. Para comemorar o aniversário, o bloco, que está incluído na categoria dos Alternativos, faz hoje, às 14h, em sua sede, a festa de aniversário, com direito a bolo e muito samba.
Na ocasião também será apresentado o projeto arquitetônico de reforma da sede, que ainda depende de patrocínio para ser concretizado. "Esperamos contar com a contribuição não apenas dos órgãos públicos, mas também de empresas para que possamos promover esta reforma, que é urgente", diz a presidente da agremiação, Maria da Graça Viana.
O Fuzileiros da Fuzarca nasceu a partir da reunião de uma turma de 20 jovens que, em uma esquina da Rua São João, no Centro de São Luís, decidiu criar um bloco carnavalesco. O ano era 1935. No ano seguinte, os jovens fizeram sua estreia no Carnaval de 1936, mas faltava batizar a agremiação momesca.
Foi a partir de um filme, em cartaz no extinto Cine Real (Rua do Passeio), que partiu a inspiração para batizar o bloco. Nascia, de fato, o Fuzileiros da Fuzarca, cuja primeira turma trazia nomes como Cristóvão Colombo "Alô Brasil", Manoel Guajú, Zé Pixé, Sandoval, Pedro Pantaleão, Rozendo, Betinho, Euzébio Cruz Amaral e Carlos Moreira, entre outros.
Um dos fatores que difere o Fuzileiros da Fuzarca das outras brincadeiras carnavalescas de São Luís é a batucada, uma das mais originais do Carnaval maranhense. Os ritmistas mantêm o mesmo ritmo, a mesma batida, inaugurada pelo pandeirista Mário Piché na década de 1930.
Preto e branco - Além da tradicional batucada, o Fuzileiros da Fuzarca tem outra marca característica. Trata-se da fantasia nas cores preta e branca que nasceu de uma história nada alegre. Uma moça que fora escolhida para ser a primeira rainha do Bloco faleceu às vésperas do Carnaval. O grupo não deixou de sair, mas vestiu-se de preto e branco em sinal de luto.
O bloco madredivino banca as fantasias de todos os componentes e conta com apoio financeiro do Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Fundação Municipal da Cultura (Func), que pagam cachês pelas apresentações.
Para o Carnaval 2014, a fantasia será de fofão. Maria da Graça Viana diz que deverão compor o bloco nos dias oficiais de folia cerca de 120 foliões. "A procura este ano tem nos surpreendido, muita gente tem vindo a nossa sede dizendo querer participar do bloco", festeja ela, que diz já ter encerrado a participação de novos integrantes. "A nossa fantasia sai de graça para o folião, mas não para o bloco, que tem muitas despesas nesta época", justifica.
Composto por mais de 60 pastoras (mulheres) e cerca de 60 batuqueiros (homens da percussão e da bateria que executam instrumentos como ritinta, dois-por-uma, taróis de mão, cabaça, chocalho), até pouco tempo, só era permitida a entrada de novos integrantes acima dos 40 anos, mas, de um tempo para cá, isso mudou. "Hoje temos as 10 crianças que saem no bloco. Achamos interessante abrir espaço para elas porque elas é que serão os Fuzileiros de amanhã", acredita Maria da Graça.
O amor pelo bloco realmente ultrapassa a barreira da idade e também as geográficas. A foliã Terezinha Amorim é um exemplo. Ela está no bloco há três anos e vem anualmente do Rio de Janeiro, onde mora há mais de 40 anos, somente para desfilar no bloco. "Tenho um grande amor por os Fuzileiros e desfilo por paixão mesmo, venho somente para isto", confessa a aposentada, que nasceu no bairro Madre Deus e que aos 19 anos mudou-se para o Rio. "No Rio moro bem próximo à Portela [escola de samba], mas não troco Os Fuzileiros por nada", declara-se.
O Fuzileiros da Fuzarca não participa do concurso do Carnaval. A agremiação desfila oficialmente na Passarela do Samba, mas não concorre a nenhum tipo de premiação.
Na época de sua fundação, o Fuzileiros tiveram como companheiros de folia blocos como os Vira Latas, Lunáticos, Pif-Paf, Boêmios do Ritmo, Boêmios da Folia, Grupo X, Cadete da Lua e Cadete do Samba. Eles foram os únicos que resistiram à passagem do tempo sendo fiéis à sua tradição, por isto, se você encontrar pelas ruas do centro da cidade um bloco alvinegro e com uma batida única, não se acanhe, cai na folia com o Fuzileiros da Fuzarca.
Turma do Saco - Quem também celebra aniversário este mês é o bloco Mocidade Independente Turma do Saco, que completa 40 anos de fundação. Como parte das comemorações, a turma traz para o Carnaval de 2014 o tema Do saco à casaca, 40 anos de folia. Será uma espécie de auto-homengem que lembrará o desenvolvimento do bloco, que está na categoria dos organizados. Hoje, às 17h, o bloco, que tem sede no bairro Codozinho, promove um arrastão pelas ruas da Madre Deus tocando sambas antológicos da Turma do Saco.
Fundado em 12 de fevereiro de 1974, nasceu como uma charanga que saiu às ruas de São Luís pela primeira vez com seus integrantes vestidos de sacos brancos provenientes da embalagem de trigo, dando nome à agremiação. Com o passar do tempo, a Turma do Saco mudou as fantasias e hoje é conhecida por ostentar belas fantasias.
Com espírito descontraído e despretensioso, os jovens que criaram o bloco estavam sob a liderança de José Henrique Franco de Sá, o Zeca Pilu, o primeiro presidente. A irreverência dava o tom da folia e seus integrantes queriam se divertir e sair cantando e tocando pelas ruas de São Luís marchas e sambas de Carnaval.
Nos primeiros 10 anos do bloco, os seus principais compositores foram José Henrique Quim (Zeco Quim) e Luiz Fernando do Rosário Linhares (Luiz Prego). Foi com um samba dos dois que a agremaição conquistou o seu primeiro título, no Carnaval de 1981. Depois, em 1984, veio o segundo título também com um samba dos dois compositores. O bloco foi 11 vezes campeão do Carnaval ludovicense na categoria bloco organizado.

Serviço

• O quê
78 anos do bloco Fuzileiros da Fuzarca
• Quando
Hoje, às 14h
• Onde
Rua Afrânio Peixoto, 4, Madre Deus
• O quê
Arrastão da Turma do Saco
• Quando
Hoje, 17h
• Onde
Codozinho e Madre Deus

1 comentários:

Anônimo disse...

Dez pro texto, 10 pros Fuzileiros. Lindos, lindos, lindos. essa batucada é patrimônio do mundo.

William Moraes Corrêa.

Postar um comentário

visualizações!