Folia no Casarao do Laborarte
Festas Baile do Baralho e Carnaval de Segunda, que acontecem amanha e sabado, respectivamente.
27/02/2014 00h00 - Caderno ALTERNATIVO

“Minha gente dá licença/ que eu agora tô chegando/ tô chegando sem trabalho/ para mostrar o meu baralho". Os versos, da música de Joãozinho Ribeiro gravada por Rosa Reis no CD Pajelança, resume bem o clima da festa que acontece amanhã, às 22h, no Laborarte (Centro). Trata-se do Baile do Baralho, que terá como atrações principais a própria Rosa Reis, com o show Folia de Baralho e o cantor e compositor Tião Carvalho, que apresenta o seu Baralho do Carvalho. O DJ Hugo Bodanski e o bloco Só Safados também se apresentam na abertura da festa.
Na Segunda-feira Gorda, o espaço volta a ser ocupado pelos foliões, que participarão do tradicional Carnaval de Segunda, que este ano tem como atrações Rosa Reis e o Projeto Trupiada de Momo com o Bando do Boi Elétrico composto por Beto Pereira, Erasmo Dibel, Gerude, Josias Sobrinho e Ronald Pinheiro. Além disso, haverá apresentações de manifestações tradicionais. A festa começará às 17h.
O evento dá destaque a um dos ritmos próprios do Carnaval local, o baralho, mas também abre espaço para outros gêneros do Carnaval brasileiro como samba, carimbó, baião, tambor de crioula, frevos, cocos, marchinhas, afoxés, entre outros.
A cantora Rosa Reis adianta que seu repertório vem bem diversificado. "Embaralhado mesmo, como é o nosso Carnaval de rua", diz ela, referindo à riqueza de ritmos que pode ser vista nessa época do ano.
De acordo com Rosa Reis, as festas na Sexta-feira Gorda no Laboarte foram resgatadas há dois anos. "Há muito tempo fazíamos esses bailes na sexta-feira de Carnaval e aí paramos. Quando o Laborarte fez 40 anos, em 2012, retomamos esta tradição com o Baile dos 40. Ano passado fizemos o Baile das Arrependidas e este ano viemos como o Baralho", explica Rosa Reis.
A festa marca o encerramento das prévias carnavalescas que aconteceram todos os sábados do mês no Laborarte. "O público que veio para as prévias cobrava de nós que fizéssemos algo no sábado de Carnaval, mas como já fazemos o Carnaval de Segunda (na segunda-feira Gorda), resolvemos colocar a festa para a sexta", assinala Rosa Reis.
Quem também se apresenta na festa é o cantor e compositor maranhense Tião Carvalho, que há anos está radicado em São Paulo. Cantor, compositor, músico e dançarino, ele é mestre do grupo Cupuaçu, que promove a festa do bumba meu boi no bairro Morro do Querosene.
No show de hoje, Carvalho apresentará, assim como Rosa Reis, um repertório variado, passeando por diversos ritmos da folia momesca não só do Maranhão, mas também do Brasil.
Segunda - Na segunda-feira de Carnaval, a folia volta a ter espaço no Laborarte. O baile Carnaval de Segunda, que começou em 1989, tem esse nome por ser realizado na segunda-feira de Carnaval, além de ser uma homenagem aos bailes de clubes carnavalescos como o baile do Saravá, do Bigurrilho, Gruta do Satã, etc.
Criado para retomar as tradições do Carnaval maranhense, o Carnaval de Segunda reúne muitas famílias nas dependências do casarão, sede da entidade. Por isso, não faltam requisitos como segurança, alegria e liberdade para brincar a folia de Momo com a criançada.
1 comentários:
ESSA FOLIA VAI SER DO BARALHO...
CARNAVAL DO LABORARTE: ATRAÇÃO OBRIGATÓRIA DO CARNAVAL MARANHENSE.
WILLIAM MORAES CORRÊA.
Postar um comentário