Eleita a Corte Momesca do Carnaval de Sao Luis

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Eleita a Corte Momesca do Carnaval de Sao Luis


No salão do Patrimônio Show, adereços e alegorias de fofões acenavam que a noite de quinta-feira (13) teria a alegria da tradição que não pode faltar a cada ano durante o período de Carnaval: a escolha da Corte de Momo. Até o dia 04 de março será ela que representará a Prefeitura em forma de alegoria carnavalesca. O Baile da Corte foi promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação de Cultura (Func).
Às 21h, a festa começou ao som do DJ Mica, tocando repertório de músicas de festa e carnaval. Aos poucos, componentes do grupo Amigos do Samba foram se reunindo no palco e deram seu recado executando com maestria chorinhos, marchinhas carnavalescas e muito samba. Espontaneamente, a Corte de Momo da Melhor Idade tomou conta do espaço demonstrando que para a folia não tem idade.
No camarim, as candidatas preparavam-se ansiosas. Entre elas, o clima era de expectativa e nervosismo. Aos poucos, plumas e paetês iam dando forma e colorido aos corpos exuberantes e enfeitados de purpurina.
Por volta das 23h, o público começou a vibrar com a entrada triunfal das candidatas ao posto de Rainha e Princesas do Carnaval 2014. Entrando na passarela, uma a uma, elas tiveram que mostrar muita simpatia, desembaraço e domínio na arte de sambar para tentar impressionar a Comissão Julgadora, formada pelos carnavalescos Wilson Bozó e Wendel Rodrigues, o figurinista Kladson Flabert, o presidente da União dos Moradores do Desterro Denis Cutrim, os jornalistas José Raimundo Rodrigues e Jairon Martins e a Rainha do Carnaval 2013, Raiana Moraes.
Após apresentação da coreografia, elas foram questionadas sobre os preparativos, as expectativas, a responsabilidade de ser Rainha de Carnaval. Nas respostas, palavras como “simplicidade”, “humildade”, “alegria”, “atitude” e “samba no pé” foram repetidas pelas candidatas.
E, sob os aplausos e muita agitação das torcidas organizadas foi anunciado o quarteto coroado para reinar no Carnaval de São Luís: o Rei Momo Cosme Bruno, a Rainha Nina Gracyellle e as princesas Tina Turner e Marlete Soares. “A mensagem que eu deixo à população é que, em nome da Corte, vamos promover um carnaval de paz, sem confusão”, declarou o Rei Momo.
A Rainha do Carnaval 2013 passou a coroa para a Rainha deste ano. “Ser Rainha é um privilégio. Eu me esforcei bastante no ano passado. A gente acaba tendo um reconhecimento da população. Fica um sentimento de alegria”, disse emocionada.
PREMIAÇÃO
O Rei Momo foi coroado pelo presidente da Func, Francisco Gonçalves. Já a Rainha foi coroada pelo coordenador de eventos da Func, Ribamar Moraes. Ambos receberam o cheque simbólico no valor de R$ 5 mil. As Princesas foram premiadas com cheque no valor de R$ 3,5 mil, cada uma. O encerramento da festa ficou por conta da Bateria da Turma do Quinto.
BAILES
A Prefeitura de São Luís programou, para todo o final de semana, os mais badalados e já tradicionais bailes carnavalescos da cidade. No sábado (15), a partir das 21 horas, um cortejo sairá da concentração do Bloco da Imprensa, na Praça dos Catraeiros, até o Patrimônio Show, onde acontecerá o Baile dos Artistas.
Por lá, o público será recepcionado pela Banda da Confraria. O ápice da festa será a eleição (simbólica) da Rainha do Baile e o Príncipe Consorte, os quais deverão ser escolhidos por votação aberta. Vale lembrar que o concurso será aberto e pode concorrer qualquer pessoa que se sentir à vontade.
DOMINGO DE FOLIA
Com o intuito de valorizar e prestigiar o público da terceira idade, no domingo (16), às 9h, será a vez do Baile da FelizIdade, também no Patrimônio Show, com a realização de concurso de fantasia e show com Smith Jr. e apresentação da Turma dos Fuzileiros da Fuzarca.
Depois, às 17h, será a vez da criançada se divertir no vesperal infantil mais conhecido e prestigiado da cidade, o Baile do Erê. A animação fica por conta da Banda Curumim Peralta. O ponto alto será a eleição do Rei Momo e Rainhas mirins, também por voto aberto durante a festa.

2 comentários:

Anônimo disse...

De longe, a mais bela corte carnavalesca do Brasil.

William Moraes Corrêa

Anônimo disse...

AGORA, SOBRE O DINHEIRO EXTRA PARA AS ESCOLAS DE SAMBA:

Estava indo tão bem... Mas, por que isso agora? Vocês abriram um precedente muito perigoso. Os blocos vão querer a mesma coisa. E com razão.
O que aconteceu?
Abriu-se um edital, os grupos correram atrás de documentos e mais documentos, inscreveram-se, respeitaram prazos. E agora as escolas ganham mais 5 apresentações entrando pela janela? É para rasgar o edital? Mais uma decepção para nossa sofrida arte popular. Tratamentos desiguais, incorretos, injustos.
Como sempre, as escolas de samba. Por quê? Carnaval de São Luís é bloco. A maioria das nossas “escolas” existe somente na passarela. Os blocos batalham o ano inteiro em sua maioria. Gastam, e como gastam, mas estão aí.
Apesar da grandiosidade midiática que Favela, Quinto e Flor possuem em desfiles de avenida, somente a Marambaia possui um projeto social – lindo, por sinal. As demais vivem de nome ou de ilusão. E não deveria ser assim. “Escolas” se samba que não passam de “jardins de se brincar de fazer carnaval somente uma hora por ano...”
Quer dizer que, além das apresentações do edital, as escolas ganharão mais cinco apresentações? Por quê? E os blocos somente duas... E Olha que uma bateria de escola, por menor que seja, recebe 5 mil, enquanto um bloco, completo e fantasiado, recebe 3 mil. Haja desigualdade. Que injustiça com o futuro patrimônio cultural brasileiro.
Se as escolas não conseguiram se inscrever ou não fizeram nada o ano todo, pois gostam da política do pires na mão, minhas sinceras condolências. Aí, vem o poder público e garante o círculo/ciclo vicioso. – e viciado bancando as escolas. Como é que pode? Espetáculos tristes e um dinheiro que vai não se sabe pra onde. Nos desfiles não são aplicados.
Não estamos no Rio de Janeiro ou São Paulo. Carnaval no Maranhão é bloco, seja tradicional, batucada, organizado, afro, alternativo, de sujo, de salão, de trio... qualquer que seja.
Uma pena, uma pena mesmo. E estava indo tudo tão bem...

William Moraes Corrêa

Postar um comentário

visualizações!