Bloco Fuzileiros vai festejar 78 anos no proximo domingo, dia 16 de fevereiro

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Bloco Fuzileiros vai festejar 78 anos no proximo domingo, dia 16 de fevereiro


Divulgação
Fuzileiros da Fuzarca
Bloco carnavalesco Fuzileiros da Fuzarca (FF) completa nesta terça-feira (11 de fevereiro) 78 anos de fundação, sendo que a comemoração será realizada no domingo (16 de fevereiro), às 14h, no prédio da agremiação ludovicense (rua Afrânio Peixoto - Madre Deus). Na programação está prevista breves orações, o corte do Bolo/78 e a apresentação do projeto de reforma da sede dos “Fuzileiros”.
Fuzileiros
O ritmo cadenciado, produzido pelas retintas, taróis-de-mão e duas-por-uma, instrumento de percussão cobertos com couro de bode e carneiro, além do preto e do branco, cores usadas; e da estrela nas confecções das fantasias, são as marcas inconfundíveis dos Fuzileiros da Fuzarca. “Pela batucada, que se escuta ao longe, se reconhece: lá vem os Fuzileiros da Fuzarca!”, confirmam os moradores da Madre Deus.
Para a presidente dos FF, Maria da Graça Viana, o evento tem como principal finalidade mostrar que se pode brincar o Carnaval em qualquer idade, com a família e ainda como forma de levar a alegria e a paz aos foliões da capital. “Mas vamos aproveitar a ocasião para sensibilizar a classe empresarial e a sociedade, a fim de nos ajudar na reforma da nossa sede”, completou.
História
O bloco ‘Fuzileiros da Fuzarca’ foi fundado no ano de 1936 por poetas, compositores e músicos, tornando-se um dos símbolos do Carnaval de rua de São Luís desde a criação. Por essa razão, a data que marca o 78º aniversário contará também com muita música carnavalesca e o tradicional cortejo pelas principais ruas da Madre Deus.
Composto por cerca de 100 componentes (ritmistas e pastoras), o bloco Fuzileiros da Fuzarca é o último bloco sobrevivente dos grupos tradicionais da década de 1940. Cristóvão Colombo da Silva, o popular “Alô Brasil”, Sandoval Silva, Mané Caju, Pedro Pantaleão, Astrogildo Silva, Carlos Moreira, José João foram os iluminados menestréis que deram vida a uma das mais puras tradições da cultura popular do Maranhão..
FONTE:http://imirante.globo.com/namira/sao-luis/noticias/2014/02/10/fuzileiros-da-fuzarca-completa-78-anos-com-festa.shtml

1 comentários:

Anônimo disse...

O NOME É RITINTA. "RETINTA" NÃO EXISTE. E O TEXTO SÓ CONFIRMA A PRESNEÇA DOS BLOCOS DE RUA BEM ANTES DA DÉCADA DE 1930, POIS OS FUZILEIROS JÁ ENCONTRARAM BLOCOS NO CARNAVAL QUANDO FORAM CRIADOS. NÃO TEM O MESMO RITMO DOS TRADICIONAIS, MAS SÃO CONTEMPORÂNEOS. LONGA VIDA AOS BRAVOS FUZILEIROS DA FUZARCA. VIVA O SAMBA MARANHENSE!

WILLIAM MORAES CORRÊA

Postar um comentário

visualizações!