DSC00651
Mais um temporada da festa com a Bicicleta do Samba
Antes mesmo das luzes do Natal se apagarem na celebração do Dia de Santos Reis (06) – cantado por Tim Maia -, e que na data católica marca a visita dos três Reis Magos à manjedoura do Menino Jesus de Nazaré, no ritual de Queimação das Palhinhas dos presépios que fecham o ciclo das festas natalinas. E no brilhar dos fotos de artifícios anunciando a chegada de um novo ano, o Ano de 2014. O carnaval bateu as portas mostrando logo a todos maranhenses e turistas que aqui estavam e ainda estão conhecendo a Ilha do Amor – Cidade dos Azulejos e Sobradões – que a folia na Ilha já começou como acontece todos os anos. Mostrando que este período será bastante extensivo para aqueles que abraçam a festa mais popular do Brasil com entusiasmo e espírito abençoado!!!
Foi o que aconteceu no primeiro sábado pós festividades de final de ano, a Bicicleta do Samba mostrou logo na sua primeira aparição, que 2014 será o ano do Brasil, o ano da Copa do Mundo, um ano do Verde, Amarelo e Azul, do país que irá sediar a Copa esperada por todos os apaixonados pelo esporte, por este universo brasileiro rico em todos os sentidos e que tem atravessado desgraças devido a ganância daqueles que ditam as leis e não as cumpre de maneira ética e coletiva.
DSC00677
Muita animação na concentração da Bicicleta
O pré-carnaval chegou com uma Bicicleta do Samba lotada de gente, com uma nação “Bicicletiana” – como intitulou Edinho Sales um dos integrantes da brincadeira – renovada para um ano de surpresas, um ano de pedaladas e badalações futebolísticas, um ano em que o povo possa extravasar suas emoções, depois 365 dias de muito suor e sufoco enfrentados no dia-dia para enfim brincar e se divertir no carnaval.
A folia começou nas ruas do Passeio e São Pantaleão, no Largo do Caroçudo e na Praça da Saudade, com um bloco tradicional como os “Feras” fazendo um cortejo digno dos grandes espetáculos teatrais a céu aberto, digno de quem buscar fazer a emoção chegar ao coração das pessoas que sofrem um ano inteiro com desgraças e mais desgraças!!!
A festa começou e São Luís receberá de presente mais de 100 agremiações desfilando nas ruas e bairros a partir de agora, mostrando o quanto esta cidade tem de diferentes ritmos, gostos e formas, e para que isto aconteça ainda mais, com mais força e beleza, a população precisa de apoio total na segurança para suas famílias, que irão as ruas usufruir destas manifestações populares, como-se fossem bailes a céu aberto, presenciados por todos que fazem parte desta sociedade.
DSC00686
Foliões no encerramento da Bicicleta no Bar do Porto
Na Praça Dom Pedro II, em frente a Catedral da Sé, uma multidão se formou para curtir a Bicicletinha do Samba, capitaneada por integrantes vestidos em tom amarelo de referência a este país, Brasil, com uma estrutura de barracas, segurança privada, guarda –corpos e outras precauções que possam dar uma maior comodidade aos brincantes.
Uma roda de samba com sucessos que embalaram as mais diferentes gerações, um grupo preocupado em cantar o que os participantes querem ouvir, apesar das dificuldades causadas pela grandiosidade que a festa hoje atingiu, tentando a todos os custos manter os músicos em total contato com o público, numa interação atraente e gostosa.
O carnaval começou, a cidade esta ouriçada com a possibilidade de reinventarmos a folia do povo maranhense, com a possibilidade de resgatarmos a alta-estima e conquistarmos um lugar ao sol no cenário nacional turístico, com um nicho de mercado que nos possibilite ganhar novos turistas, um nicho para conseguirmos trazer para o solo maranhense, amantes da cultura de rua, da cultura popular, amantes de um carnaval rico e diversificado.
IMG_9191061035156
Bloco ‘Os Feras’ durante cortejo nas ruas do circuíto São Pantaleao / Madre Deus
E tudo começa hoje novamente, sexta-feira, com Os Feras novamente na Rua, na sede do Bloco Magnatas, Np Bairro de Fátima, a partir das 20h, numa visita cordial para troca de gentilezas e “Vai Querer”. Amanhã na Bicicleta do Samba com muita alegria e cordialidade e domingo na Favela do Samba, no I Baile da Estação Primeira de Mangueira com participação oficial do puxador da escola de samba carioca Luizito, relembrando sambas-enredos de uma das maiores agremiações carnavalescas do país. E participação de Blocos Tradicionais como: Feras, Vampiros e Brasinhas.
No domingo tem a primeira concentração do Bloco Tradicional Foliões, na Rua das Crioulas, evento conhecido como “Dia do Caçador”.
O atual campeão do carnaval maranhense Foliões vai fazer a festa pelas ruas do circuito São Pantaleão / Madre Deus.
A saída de rua no segundo domingo de janeiro já é realizada há mais de 12 anos, onde acontecem visitas a residências de integrantes do grupo e amigos, na área abrangendo Centro, Vila Bessa, Belira, Lira e Madre Deus.