Sexta edicao SESC Amazonia de Artes em Sao Luis

Projeto Amazônia das Artes começa hoje e vai até o dia 27 com apresentações de dança, música e artes cênicas nos teatros Arthur Azevedo
Estimular e difundir a produção artístico-cultural dos estados da Amazônia Legal e promover o intercâmbio cultural nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins e no Maranhão é a proposta do sexta edição do Sesc Amazônia das Artes, que acontece em São Luís até o dia 27, em espaços como a Galeria de Arte do Sesc (Deodoro), Teatro Arthur Azevedo, Teatro Alcione Nazaré, Teatro João do Vale e Praça Nauro Machado. O projeto traz para o Maranhão atividades de música, dança e teatro com enfoque na cultura regional de cada estado.
Na programação de hoje, acontece a apresentação do espetáculo teatral Palita Presepada em: O Piquenique, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo, com entrada franca. A peça marca o início da temporada de apresentações teatrais do projeto.
Oficialmente o projeto foi aberto no Maranhão, no dia 2, com o vernissage da exposição Meu Álbum de Retratos, da paraense Keyla Sobral, em cartaz até o dia 27 na Galeria de Arte do Sesc Administração, com visitação das 9h às 17h.
Teatro - O espetáculo Palita Presepada em: O Piquenique é uma produção da companhia maranhense MiraMundo, que é formada por um coletivo de artistas profissionais, entre atores, diretores, arte educadores, acrobatas, palhaços e pesquisadores de teatro. Em seus trabalhos a companhia relaciona diferentes formas de linguagem, nas quais se destacam o circo, o drama contemporâneo e o teatro de rua.
A principal personagem da peça é a palhaça Palita Presepada, que resolve fazer um piquenique, para relaxar do estresse do dia a dia, mas o que parecia ser um dia comum se transforma numa grande confusão. As presepadas da palhaça, tombos, danças e mágica fazem a plateia, cair na gargalhada, além de atrair todos com as suas curiosas histórias de infância. A personagem estrela o segundo espetáculo da companhia. A primeira peça, foi Palita no Trapézio, que percorreu todo o Nordeste por meio do projeto Conexão Nordeste, da MiraMundo. O projeto foi contemplado com o prêmio Mirian Muniz de Teatro da Funarte e do Ministério da Cultura.
Além do espetáculo Palita Presepada em: O Piquenique, o público vai poder conferir nos palcos do Teatro Arthur Azevedo, João do Vale e Alcione Nazaré as mais variadas expressões artísticas dos diversos estados que compõem o projeto. As apresentações do Amazônia das Artes são gratuitas e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência nas bilheterias. E quem desejar colaborar com o programa Mesa Brasil Sesc, pode doar 1kg de alimento não-perecível na entrada.
Amanhã, a programação terá a peça Mãe In Loco, da Cia. Cacos, que será apresentada no Teatro Arthur Azevedo, às 19h. No Teatro Alcione Nazaré, às 18h, estará em cartaz o espetáculo Avoar, do grupo Raízes do Porto, de Rondônia. O roteiro do dia incluirá ainda o show do grupo Charme do Choro, que acontecerá às 20h, no Teatro João do Vale.
Entre os apresentações de dança estão os espetáculos Divertissement, com o Grupo Graham, do Amapá, no sábado (17), 18h, no Teatro Alcione Nazaré, e Do Repente, com a Lamira Cia. de Dança, do Tocantins, no domingo, (18), às 17h, na Praça Nauro Machado. Nos shows destacam-se ainda Vagner Ribeiro e grupo Valor de Pi, do Piauí; banda Jamrock, de Roraima, com o show A Primeira Viagem; e grupo Monofoliar, do Mato Grosso.
Na programação musical, destacam-se ainda os convidados grupo Charme do Choro, do Pará. O Maranhão integrará a programação do Amazônia das Artes com o Grupo Afrôs e o show musical Inoromô; Banda Pé de Ginja, com o show Contos do Cotidiano; a apresentação musical Louva-a-deus, Centopeia e Sabiá, com Milla Camões e banda.
0 comentários:
Postar um comentário