Coral UFMA comemora quarenta anos de atividade

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Coral UFMA comemora quarenta anos de atividade

Jornal O IMPARCIAL 
Publicação: 17/08/2013 


som de 24 vozes afinadas entoando músicas como Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), Pombo Correio (Dodô, Osmar, Moraes Moreira), Sabiá (Luiz Gonzaga, Zé Dantas), Passaredo (Chico Buarque, Francis Hime), entre outras, será a grande atração do espetáculo cênico e musical A Saga de Zé Curió: O Musical dos Pássaros Brasileiros, como parte das comemorações dos 40 anos de atividades do Coral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos dias 28 e 29 de agosto, às 20h, no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande).

O espetáculo que tem texto de Sandro Santos, direção musical e regência de Angélica Vieira, e direção cênica de Josué da Luz, tem no repertório dez músicas/clássicos do cancioneiro brasileiro que abordam o tema pássaros brasileiros. Em cena o coral fará as intervenções em um espetáculo cuidadosamente preparado para as quatro décadas de atuação.

De acordo com a regente Angélica Vieira, os ensaios estão acontecendo desde o início do mês de julho. O espetáculo, que terá duração de 40 minutos, será narrado pelo ator Josué Redentor. "Nós teremos uma encenação do João Vitor Vieira, que fará o Zé Curió, e o Coral ficará fazendo as intervenções, acompanhando a história, atuando e interagindo com os personagens. Ao todo 24 integrantes do Coral estarão no palco contando musicalmente a história do pássaro que perde o amor da vida dele e passa a vida procurando", conta regente. Angélica Vieira está desde 1996 na UFMA e atuou como regente até 2000. Na nova gestão do Coral retornou em 2010 e está até hoje.

O Coral UFMA é um dos mais antigos grupos de canto coral em atividade no Maranhão. Há 40 anos iniciou suas atividades sob a coordenação do professor Mario Cella, e regência de Giovanni Pelella que ficou na função até o ano de 1987.

Desde então, vários regentes passaram pelo grupo, como Alberto Dantas, Volga Lena Guimarães e Hilton Assunção, Lindaura de Carvalho, Fernando Mouchrek. A primeira apresentação foi em 28 de julho de 1973 na inauguração da sede da nova reitoria, o Palácio Cristo Rei, na gestão do então reitor Josué Montello.

A História
Nessas quatro décadas o Coral UFMA participou de 36 edições do Festival Maranhense de Coros (Femaco), e de diversos festivais de canto coral como: Festival de Coros da Guanabara, Rio de Janeiro (1974); Festival de Coros Internacional do Rio Grande do Sul , em Porto Alegre (1975); Festival Nacional de Coros de Pernambuco, em Recife (1982); Festival de Corais do Oeste Paulista, em Presidente Prudente-SP (1986); Festival Canta Brasil, em Belo Horizonte-MG, XIV ENACOSE, em Aracaju-SE(1998); V ENCONAT, em Natal-RN (1999); XIII ENCOA, em Anapólis-GO (2000); e ENCOTHE, em Teresina-PI (2000).

Anualmente apresenta concertos próprios, sendo os mais recentes: Coral UFMA: 33 anos (2006), Adoramus (2007), 35 anos na trilha (2008), Laudata Dominum (2010), The Lord Bless You and Keep You (2011); além de participações nas 12 edições da Cantata Natalina realizada pela Secretaria de Estado da Cultura.

A base de tudo
O Coral agrega em sua trilha universitários e pessoas da comunidade, além de muitos cantores maranhenses que já passaram pelo grupo, a exemplo de Gabriel Melônio, Roberto Brandão, Inácio Pinheiro, Josy Abrantes, Shirley Lima, Simão Pedro Amaral, Fátima Passarinho, Wellington Reis, Maécio Gomes, entre outros.

O cantor Roberto Brandão, que participou do Coral UFMA no início dos anos 1980, diz que passar por um coral é sempre um aprendizado, pois o mesmo serve de base não só para a formação, como para a carreira. "Eu já tinha vindo do Coral São João aí fui para o Coral UFMA, na época regido pelo Giovanni Pelella, e agreguei conhecimento, pois a base do Coral São João era popular e o da UFMA era erudito. Então tive contato com essas duas experiências, o que contribuiu para a minha formação", diz Brandão.
Após sair do Coral ele montou outro grupo com os cantores Rosa Reis, Inácio Pinheiro, Cláudio Pinheiro entre outros: o grupo Vira Canto, regido pelo maestro Chico Pinheiro. "Muitos cantores passaram pelos corais, o que considero de suma importância para quem quer começar a carreira musical, porque a gente vive a experiência de cantar junto, de ouvir o outro. É uma base muito boa", conta.

Naquela apresentação de 1973, a primeira, o coral regido pelo professor Giovanni Pelella tinha ainda nomes com Fernando Mouchrek, que posteriormente, de 2004 a 2008 regeu o coral; a cantora Roza Maria dos Santos, Moisés Costa Silva e Telma Maria Ferreira Silva, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!