Humberto de Maracanã, do Boi de Maracanã, será personagem da série de documentários Visceral Brasil – As Veias Abertas da Música

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Humberto de Maracanã, do Boi de Maracanã, será personagem da série de documentários Visceral Brasil – As Veias Abertas da Música



Evandro Júnior
Da Equipe de O Estado do Maranhão- Alternativo 


A história do cantador maranhense Humberto Barbosa Mendes, mais conhecido como Humberto de Maracanã, vai virar documentário na série Visceral Brasil – As Veias Abertas da Música, uma parceria da produtora gaúcha Joner Produções com a Plural Filmes, do Rio de Janeiro. O documentário será exibido na TV Brasil no primeiro semestre de 2014.


O representante maranhense dentro do projeto será um dos 13 escolhidos para os documentários que enfocarão as raízes da música brasileira, sua diversidade e os grandes mestres que, sem romper com suas origens, extrapolaram a visibilidade regional e tornaram-se referência para a Música Popular Brasileira. As gravações, segundo informou a presidente do Boi de Maracanã e esposa de Humberto, Maria José Soares, começarão no dia 19 de junho, poucos dias antes das festas juninas, época de efervescência cultural e de muita agitação para o amo de Maracanã em sua terra natal.
Aos 75 anos e pai de 22 filhos, Humberto de Maracanã integrará o projeto ao lado de personalidades como o músico, escritor, compositor, poeta, cordelista, ator e cantador baiano Antônio Ribeiro da Conceição (o Bule Bule) e também da paraibana Zabé da Loca. Foram convidados ainda o sanfoneiro Arlindo dos 8 Baixos, os paraenses Dona Onete, Mestre Laurentino e Mestre Vieira da Guitarrada, além dos baianos do grupo Zambiapunga.
O Rio Grande do Sul também terá dois representantes, pois será mostrada a história do cantor e compositor Pedro Ortaça e a do percussionista Giba Giba. “Nós ficamos muito felizes com esse convite e queremos mostrar ao Brasil o que Humberto tem de melhor, que é a sua alma”, destacou Maria José Soares.
O maranhense foi escolhido não por acaso para integrar a série carioca. Ele tem se firmado como artista conhecido regional e nacionalmente e realizado diversas parcerias com músicos e artistas, como A Barca, Siba, Alcione, Tião Carvalho, Betto Vilares, Maria Bethânia, Margareth Menezes, Moreno Veloso, Ubiratan Souza, entre outros.
Para Humberto de Maracanã, abrir sua casa e o livro de sua vida para a TV Brasil é um privilégio e mais ainda porque ele será apresentado junto ao rol de importantes artistas brasileiros que abraçaram a cultura de raiz. “Eu me sinto mais do que feliz e tenho orgulho de ter nascido nesta terra e de ser cantador de boi. A música é sempre uma manifestação da alma e a minha alma é feliz”, disse o cantador.
De posse de seu maracá de prata nas noites de São João, o amo do Boi de Maracanã mostra a sua arte. Compositor e cantador, ele comanda um batalhão que chega a reunir mais de mil pessoas nos diversos terreiros. Incansável quando o assunto é bumba meu boi, não esconde sua paixão pela história de Pai Francisco e Mãe Catirina, cantada em verso e prosa pelos grupos de bumba meu boi que se manifestam no São João do Maranhão.
Cirurgia - Apesar de ter enfrentado ano passado uma cirurgia cardíaca, Humberto de Maracanã não deixou de cantar. Este ano, esteve em Curitiba, no Paraná, para participar do projeto Ponto BR, ao lado de outros artistas. Depois, voou para Rondônia, especialmente para participar do projeto Amazônia das Artes, ao lado de representantes de grupos de bumba meu boi de diversas cidades brasileiras. Na oportunidade, o artista foi homenageado pelo Boi Caprichoso, do estado do Amazonas, e cantou ao lado do grupo. “Lá, eles me homenagearam como sendo o Pai do Bumba meu boi. Foi um momento muito bonito e emocionante”, contou.
Com o grupo folclórico, já foi personagem em diversos outros documentários e projetos de registro, como Tambores do Maranhão, Música do Brasil e Coleção Turista Aprendiz. Compositor de mais de mil toadas, o cantador já foi tema de teses de pesquisadores de diferentes estados do Brasil e é autor de letras que se tornaram hinos da cultura maranhense, como as toadas Maranhão meu tesouro meu torrão e Praia do Araçagi.
Atualmente, o cantador está em estúdio gravando mais um CD (ao lado de Roberto Ricci, Humberto Filho, Ribinha, Toninho Rocha, Gaguinho e Cabeça Branca) e durante a temporada junina deste ano, ao lado de seu batalhão, gravará o segundo DVD da manifestação folclórica. Nesta sexta-feira, o grupo estará na Festança Junina no Ceprama, ao lado de outros grupos e artistas.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!